Estagiária encontra carta de Juscelino Kubitschek dentro de livro em museu mineiro
Uma carta original do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi encontrada no acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O documento, datado de 1961, estava escondido entre as páginas de um livro e foi localizado pela estagiária de Museologia Jussara Soares.
ENTRARA correspondência, autenticada por selo em alto relevo e pela assinatura de JK, registra parte de seu discurso de despedida da Presidência da República. No texto, Juscelino agradece ao povo brasileiro e afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo dos cinco anos de governo. O envelope não foi localizado, e o destinatário da carta permanece desconhecido.
“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, afirmou a estagiária em declaração à prefeitura da cidade.
Confira o conteúdo da carta na íntegra:
As esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo ao subdesenvolvimento. E todo esse esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso país apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação política, que me permite encerrar o mandato, num clima de paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais.
Sejam quais foram foram os rumos da minha vida pública, levarei comigo, ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos.
Juscelino Kubitschek
Brasília – 1961
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
O Museu Histórico e Geográfico foi inaugurado em 1972, em comemoração ao centenário de Poços de Caldas, inicialmente instalado no Country Club. Apenas em 1996 foi transferido para a Vila Junqueira, onde permanece até hoje. Seu acervo reúne pinturas, coleções, hemeroteca, fotografias e objetos de época, além de uma exposição permanente de rochas e minérios do Planalto de Poços de Caldas.
O prédio que abriga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi construído no final do século XIX, com conclusão em 1898, para servir como residência de Martinico Prado Júnior.
O espaço é aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h; aos sábados, das 12h30 às 16h30; e em domingos e feriados, das 9h às 13h. Às segundas-feiras, não há funcionamento devido à manutenção.
Visite BHAZ para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
Como fazer
Porque o Senhor ama a justiça e não desampara os seus fiéis.
(Salmos 37:28)
Bíblia Online