O governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (24), a campanha ‘Espinhaço, a Cordilheira do Brasil’. O projeto tem um investimento inicial de R$ 1 milhão em campanhas e busca promover o turismo nas cidades mineiras que estão localizadas na cadeia montanhosa.
ENTRARA primeira etapa busca unir prefeitos de 172 cidades que fazem parte do circuito em torno de uma marca única. “Temos aqui um produto turístico completo. Temos cidades com centros históricos únicos e outras voltadas para o ecoturismo”, exemplifica Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais. “Aqui podemos oferecer de cachoeira a pesca, com atividades de inverno ou verão. Isso, sem falar que 50% do patrimônio tombado do estado está nesta região”, completa.
Mapa dos atrativos
Para conseguir dar destaque a tamanha diversidade cultural e turística das 172 cidades espalhadas nos 1.200 quilômetros da cordilheira, o governo vai criar um site. A plataforma será uma espécie de dossiê interativo que vai mapear os atrativos de cada município, destacando suas especificidades.
“Eu entendo que temos muitos fatores de coesão que nos possibilitam fazer a venda do território como um todo. No turismo, os territórios não são concorrentes, mas sim complementares”, afirma Botega.
O site do projeto ficará sob responsabilidade da Mavis 360 e deve ser lançado em novembro. “A proposta do projeto é mapear o maior número de atrativos possíveis em uma única plataforma interativa, que te permite navegar por fotos, vídeos, mapas 3D, sistemas de rotas e com inteligência artificial que te ajuda a montar os roteiros”, explica Rodrigo Zazá, diretor de marketing e inovação da empresa.
Outro braço para fortalecer o projeto é a criação de um consórcio entre as prefeituras das cidades do circuito. A medida foi oficializada durante o lançamento do projeto. “O consórcio de turismo é pioneiro em Minas Gerais e tem como objetivo agregar os municípios e otimizar os recursos para que o destino Cordilheira do Espinhaço seja melhor estruturado”, destaca o secretário de cultura do governo de MG, Leônidas Oliveira.
E para garantir estrutura para os turistas, o governo vai mobilizar diferentes secretarias para soluções de gargalos, como por exemplo o transporte para as cidades do interior. De acordo com Botega, o governo lançou, na semana passada, um projeto de infraestrutura para destinos turísticos. “Tudo é pensado de forma estratégica e é claro que a secretaria de infraestrutura está atenta a esse tipo de solicitação e participando de tudo”.
Cordilheira do Espinhaço
Com 1.200 km de extensão, a Cordilheira do Espinhaço percorre Minas Gerais de sul a norte, atravessando 172 municípios e integrando territórios diversos — das serras centrais aos sertões do norte, dos antigos caminhos do ouro aos caminhos de ocupação do sertão mineiro, como Grão Mogol.
Por lá, foi onde nasceu o barroco mineiro e as vilas do ouro e dos diamantes, um dos maiores legados históricos e artísticos das Américas. É também na Cordilheira do Espinhaço que se encontra uma das maiores reservas naturais e culturais do Brasil: centenas de sítios arqueológicos e arte rupestre, três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), rios formadores de grandes bacias e milhares de cachoeiras.
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