Pontos de escaladas em São Paulo são malconservados
Rodrigorosa85 / WikiMediaPedra do Baú, com 1.950 metros de altitude, em São Bento do Sapucaí, o município paulista com mais lugares naturais para escaladasRodrigorosa85 / WikiMedia
Geólogos da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 148 pontos de escaladas no estado – desde os imponentes, como a Pedra da Mina, com 2.798,4 metros (m), na divisa com Minas Gerais, até os mais modestos, como a praia da Fortaleza, em Ubatuba – e examinaram seu estado de conservação e de proteção aos visitantes.
Nesse levantamento, publicado em abril na revista científica Sustainability, 80% dos lugares estão em propriedades privadas, fora de unidades de conservação ambiental, sujeitos à erosão e queda de rochas, e sem sinalização, planos de gestão ambiental ou restrições aos visitantes visando à preservação dos animais e da vegetação nativa.
“Em alguns lugares, como a pedreira Garcia, em Campinas, é permitido entrar com cachorros, mas em outros, que merecem ser mais preservados, não deveria”, comenta o geólogo João Paulo Monticelli, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, escalador desde 2013 e principal autor do mapeamento.
A região de São José dos Campos reúne a maioria (20) dos pontos de escaladas e os municípios com mais montanhas no estado. Um deles, São Bento do Sapucaí, tem 12 lugares naturais para escaladas, entre eles a Pedra do Baú, o maior número entre os 645 municípios do estado. A região de Campinas vem em segundo lugar, 18, e São Carlos em terceiro, com 10.
Em outro estudo, de novembro de 2024 na Engineering Geology, Monticelli avaliou os bolts – ancoragem – usados para amarrar a corda nas escaladas no morro do Cuscuzeiro, no município de Analândia.
“A resistência entre o bolt e a rocha nem sempre atinge os valores normativos internacionais”, observa. “Quando a rocha está degradada (intemperizada), a capacidade de carga da ancoragem fica prejudicada.” Ele ressalta a importância da manutenção a cada cinco anos, principalmente nas vias mais visitadas, para avaliar a segurança dos pinos e evitar acidentes.
Uma versão deste texto foi publicada na edição impressa representada no pdf.
Artigos científicos
MONTICELLI, J. P. et al. Inventory of climbing sites in São Paulo State, Brazil: Integrating geodiversity data for sustainable adventure tourism. Sustainability. v. 17, n. 9, 3900. 25 abr. 2025.
MONTICELLI, J. P. e RIBEIRO, R. P. Rock anchor testing on sandstone from the Botucatu Formation, Paraná River Basin, Brazil: Insights for climbing safety procedures at the Corumbataí geopark project. Engineering Geology. v. 341, 107698. nov. 2024.
É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o conteúdo não pode ser protegido por paywall, isto é, não pode ter acesso limitado a assinantes ou mediante pagamento, não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). O uso do botão HTML permite o atendimento a essas normas. Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital.
Texto HTML<br><p>Este texto foi originalmente publicado por <a href='https://revistapesquisa.fapesp.br/'>Pesquisa FAPESP</a> de acordo com a <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/'> licença Creative Commons CC-BY-NC-ND</a>. Leia o <a href='https://revistapesquisa.fapesp.br/pontos-de-escaladas-em-sao-paulo-sao-malconservados/' target='_blank'>original aqui</a>.</p><script>var img = new Image(); img.src='https://revistapesquisa.fapesp.br/republicacao_frame?id=556684&referer=' + window.location.href;</script>Este texto foi originalmente publicado por Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.Copiar códigoVisite Revista Pesquisa Fapesp para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
- » audiencia fazenda volks
- » audiencia dia 30/05
- » simonetti
- » homem e condenado a mais de 20 anos por estupro de...
- » nilson marostica administrou terra roxa em?
- » quem foram os prefeito de terra roxa?
- » cledson nascimento
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
Como fazer
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
(Filipenses 4:4)
Bíblia Online