Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://istoedinheiro.com.br/autor/mauro-balhessa

25/09/2025 - 17:49

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Com os estragos provocados pela tempestade em sua fábrica no interior de São Paulo, a Toyota teve que paralisar toda a sua produção no Brasil e só deverá voltar a produzir novos veículos no país em 2026.

A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz precisará ser reconstruída. A planta foi parcialmente destruída na segunda-feira, 22, após um temporal com ventos de 90 quilômetros por hora.

“Parte estrutural fora por demais abalada e que provavelmente o recinto terá de ser reconstruído totalmente, o que deverá ser planejado de maneira seriada, inicialmente com previsão de retomada produtiva total para o ano de 2026”, afirmou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, em nota divulgada.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

As perícias já ocorreram e ainda estão nas dependências para avaliações técnicas de profissionais ligados à engenharia.

A fábrica de motores em Porto Feliz é responsável pelo abastecimento dos veículos da marca produzidos na outra fábrica da Toyota, em Sorocaba (SP). Com isso, toda a produção no país teve que ser paralisada. Além disso, a produção de carros como o Corolla, Corolla Cross e o Yaris Cross – previsto para ser lançado no dia 16 de outubro – não será entregue no final deste ano.

Questionada, a Toyota confirmou que esse ano não haverá produção no Brasil e alegou que “os estragos foram de mais de 90% da planta de Porto Feliz”.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Empregos mantidos

Durante a reconstrução da fábrica de Porto Feliz, os trabalhadores, tanto do local quanto de Sorocaba e Indaiatuba, terão os empregos mantidos. Essa é a promessa da montadora, que se reuniu com os sindicatos de Sorocaba e Itu, na quarta-feira, 24.

“Já estamos discutindo com a empresa alternativas, inclusive o uso de ferramentas como o lay-off, férias e outras medidas, para assegurar emprego e renda neste período de paralisação”, explicou Celso Simomura, responsável pela gestão de recursos humanos da Toyota.

A fábrica de Sorocaba tem aproximadamente 3.800 trabalhadores, enquanto a de Porto Feliz cerca de 800.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Lançamento do Yaris Cross adiado

O lançamento do Yaris Cross, previsto para outubro, foi adiado oficialmente pela Toyota. A montadora confirmou a informação na quarta-feira, 24.

A fabricante afirma que “o lançamento do veículo será reprogramado”. Ainda não há uma nova previsão.

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Fábrica da Toyota em Porto Feliz é parcialmente destruída após tempestade – Foto: Reprodução/Defesa Civil (Crédito:Reprodução/Defesa Civil)

Yaris Cross

Com o fim da venda do Yaris hatch e sedã no mercado brasileiro, o SUV será o modelo mais barato da Toyota no país. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.

De acordo com lojistas, o produto será comercializado entre R$ 130 mil e 190 mil e vai enfrentar Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, para citar.

Mesmo adiado, a pré-venda dele ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.

Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel – Foto: Divulgação

Como é o Yaris Cross?

Na fita métrica, ele tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – um Creta é maior que ele e tem 4,33 X 1,79 m X 1,63 m X 2,61 m, para efeito de comparação. O porta-malas terá 471 litros de capacidade.

A tecnologia híbrida do SUV deverá ficar restrita para as suas versões mais caras – haverá duas versões XRE, por exemplo, uma convencional e outra eletrificada. As mais baratas vão trazer uma nova versão do 1.5 naturalmente aspirado que movia a linha dos antigos Yaris (neles, rendia até 110 cv de potência com cerca de 15 kgfm de torque), que talvez ganhe aumentos nesses números. A transmissão será automática do tipo CVT.

A configuração híbrida, por sua vez, mescla o 1.5 naturalmente aspirado de 91 cv e 12,3 kgfm, que opera junto de um motor elétrico dianteiro de outros 80 cv e 14,37 kgfm. Segundo a ficha técnica onde o carro é comercializado no mercado asiático, ele deve desenvolver 111 cv combinados.  

Yaris Cross – Foto: Divulgação Para compartilhar: Copie a URL: CopiarVisite IstoÉ Dinheiro para ler a matéria completa.
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