Eduardo Vargasi Eduardo Vargas https://istoedinheiro.com.br/autor/eduardo-vargas
06/11/2025 - 7:00
Para compartilhar: Copie a URL: CopiarNo Sul de Minas Gerais, a cidade de Passos, de pouco mais de 100 mil habitantes, passou a ser o berço do projeto industrial que mais trouxe impacto na história do município – e, em anos, deverá ser uma das plantas que mais produz para a Heineken em nível global.
+ Alckmin faz brinde com cerveja sem álcool em inauguração de fábrica da Heineken
Fruto de um investimento de R$ 2,5 bilhões, a fábrica da Heineken produzirá um volume de 5 milhões de hectolitros ao ano – volume equivalente a 500 milhões de litros. Contudo, o projeto já nasce com expectativa de expansão e, em anos, deve integrar o rol das cinco maiores fábricas da cervejaria em todo mundo.
Isso porque atualmente somente há em operação 1 das 3 naves que cabem na planta fabril. Ou seja, em capacidade máxima a fábrica será capaz de produzir 15 milhões de hectolitros anuais, ou 1,5 bilhão de litros.
Leonardo Pereira, diretor da região Sudeste da companhia, comenta que atualmente se contam nos dedos de uma mão as fábricas que conseguem chegar neste patamar.
“Hoje ela ainda não é a maior do Brasil. Nessa primeira fase, a fábrica de Passos nasce com 5 milhões de hectolitros, mas na sua fase final ela passa a ser a maior cervejaria do grupo no Brasil, ultrapassando Ponta Grossa (PR)”, conta, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.
O executivo destaca que, a despeito de um cenário macroeconômico tempestuoso, a operação global da companhia segue confiante no Brasil – atualmente o maior mercado da empresa, representando praticamente o dobro dos EUA em colume.
“Todo investimento do grupo no Brasil, e no mundo também, visa sempre o longo prazo. Tudo que nós construímos não é para o curto prazo. A nossa visão do longo prazo, ela não muda. A gente continua acreditando no mercado cervejeiro brasileiro, a gente continua acreditando nos nossos consumidores e a nossa estratégia de mercado, e Passos é uma estratégia muito sólida, assim como os nossos planos de expansão.”
Fábio RezendeBoa parte do volume produzido ficará em solo mineiro, ainda que uma fatia percentual menor seja destinada para o restante do Sudeste e uma pequena parte do Estado de Goiás.
Inicialmente, a produção será somente de cervejas Heineken e Amstel, visando a estratégia de cervejas premium e puro malte. O plano de expansão deverá fazer com que outros rótulos da companhia, como a Eisenbahn, também passem a ser fabricados em Passos.
A fábrica é a primeira greenfield da Heineken no Brasil – termo técnico para designar quando um projeto é feito do zero. Desde a terraplanagem até a inauguração, nesta quinta-feira, 6, foram pouco mais de três anos.
Além disso, o projeto representa um marco para o grupo de origem holandesa: faziam cinco anos que a companhia não inaugurava nenhuma fábrica em nenhum lugar do mundo.
O investimento bilionário no Brasil não é à toa. Além de ser a geografia mais importante em todo o mundo para o Grupo Heineken, a dominância das marcas do portfólio aumentou ano a ano desde que a empresa decidiu entrar no país, em meados de 2010.
A empresa ostenta liderança no segmento segmento de puro malte, com 66,5% de market share em 2025 até então, ainda mostrando um crescimento ante os 62% do ano anterior.
Esse crescimento acompanha o salto no segmento de cervejas premium, que saiu de 4% em meados de 2012 para atuais 24% – sendo que ocorreu um aumento de 4 pontos percentuais (p.p.) de 2024 para 2025.
Desde 2019 a empresa investiu R$ 6 bilhões no Brasil, incluindo os R$ 2,5 bilhões desta fábrica localizada em Minas Gerais – e outras cifras como R$ 1,5 bilhão para fábrica de Ponta Grossa (PR).
A fábrica ‘mais verde’ da Heineken
Mantendo o ESG como uma das prioridades, a fábrica almeja ser referência global no que tange ao consumo de água. O parque fabril opera com energia proveniente de fontes renováveis, utiliza caldeiras de biomassa para geração de energia térmica e conta com sistemas avançados de reaproveitamento de água – que conseguem cortar em 30% o consumo hídrico por hectolitro produzido. Além disso, todo o efluente é tratado integralmente.
O aspecto ESG, além disso, se conecta com o foco na população regional.
Breno Aguiar, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social relata que 60% do consumo de água da cidade de Passos está atrelado ao Ribeirão Bocaina, que abrange uma área de 457,9 km²
“Você tem comunidades rurais morando às margens dessa bacia hidrográfica. Nos promovemos melhorias. Víamos onde existia um proprietário rural que não tinha esgoto, e então a Heineken foi até lá para implementar biodigestores”, disse, em coletiva de imprensa na quarta-feira, 5.
Fábio RezendeA iniciativa foi batizada de Projeto Bocaina, e apoia propriedades rurais na proteção de nascentes e recarga hídrica, além de parcerias com a SOS Mata Atlântica.
No mesmo sentido, por a cidade ser um polo moveleiro e ter problemas relativos aos rejeitos, a fábrica passou a coletar cavaco de madeira de fornecedores para reaproveitá-los em suas duas caldeiras de biomassa – equipamentos que geram calor e vapor a partir da queima de combustíveis orgânicos renováveis.
O projeto também injetou cifras expressivas na economia local.
“Tivemos um total de 15 grandes contratos, além de dezenas de companhias subcontratadas. Chegamos a ter um pico 2,3 mil pessoas trabalhando aqui. Isso mobilizou 200 alojamentos na cidade”, comenta o diretor de projetos da cervejaria no Brasil, Sanção Lamas.
No total, a empresa estima um total de 7 milhões de homem-hora para o projeto.
O repórter viajou a convite da Heineken
Para compartilhar: Copie a URL: CopiarVisite ISTOÉ DINHEIRO para ler a matéria completa.Últimas Buscas
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