São Francisco alcança 37 estudos científicos

São Francisco alcança 37 estudos científicos Educação 02/07/2025 - 20:00 Por: Reinaldo Alnei Ew FacebookTwitterWhatsApp Alunos e professores focaram em soluções ambientais, inspirados pela COP30

A Mostra Científica 2025 da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco reuniu 37 estudos nesta quarta-feira, dia 02. O tema na Rede Estadual é “Criando Caminhos para a Sustentabilidade – Rumo à COP 30” (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontece em novembro, no Pará. As pesquisas foram realizadas pelos alunos de 1º a 3º Ano com orientação dos professores.


Eles já participaram de eventos científicos como Hackatchê; Redações dos Correios; Jovem Senador; Olimpíadas de história, física e química; além de eventos internos. “A Direção acredita que esse envolvimento é essencial para despertar o interesse e a autonomia dos alunos, garantindo uma aprendizagem significativa”, assinalou a supervisora Simone Kochenborger.

View this post on Instagram

A post shared by Jornal Ibiá (@jornalibia)


Sairão três melhores para representar a São Francisco na Mostra Regional; o primeiro colocado de cada turma na Feinc (feira municipal de Pareci Novo em agosto). O grande vencedor tem vaga garantida na Mostratec 2025 (no Liberato, em Novo Hamburgo).

Rafaella, Isadora e Stefany criaram APP completo para enfrentar enchentes

Enchente instigou solução digital

O Ibiá destaca três projetos, um de cada Ano Escolar do turno da tarde, representando todos pesquisadores da Francisco. Do 1ª Ano Isadora da Silva Borges, 16 anos, Rafaella Riffer Silveira e Stefany Heloisa Branot de Oliveira, ambas com 15 anos, apresentaram o APP Abrigo Seguro. A sugestão é reunir todas informações necessárias durante uma catástrofe climática, como previsão de chuva, nível do rio, avanço das inundações e números de emergência.


Fazendo jus ao nome, a ferramenta indicará ainda os locais de acolhimento disponíveis na cidade afetada. Isadora salienta a importância destas informações, especialmente concentradas. Sua família mesmo sentiu essa necessidade na enchente do ano passado, quando precisaram evacuar às pressas a residência e a criação na localidade Porto dos Pereira. “Nossa casa não foi inundada, mas ficamos ilhados, sem poder entrar ou sair”, recorda. A estudante salienta a dificuldade das equipes de resgate em chegar em pontos como aquele quando o evento climático já está avançado.

Érica e Luana sugerem agricultura sustentável agora em Pareci Novo

Agricultura que é sustentável

Também com olhar local, Érica Schneideres e Luana Lamb Müller, ambas 17 anos, do 2ª Ano, apontaram soluções através da Agroecologia. Elas salientam que a Produção Primária é a base econômica de Pareci Novo, município que ainda não apresenta problemas graves, enquanto o Meio Ambiente mundial “pede socorro”. Então seria o momento certo de implantar técnicas produtivas de sustentabilidade, com menos veneno e em harmonia com a natureza do entorno. Entre os manejos conhecidos, destacam o sistema de agrofloresta e a compostagem para produção de adubo orgânico.

Solução energia do subsolo

A sustentabilidade é vista novamente em um dos projetos do 2ª Ano, “A Viabilidade da Utilização da Energia Geotérmica no Brasil”, dos pesquisadores Grégori Fernandes Werle, 16, Ingrid Hylen Azevalos Zotar, 16, Luis Otávio Barbosa Crepes, 17, e Pedro Gabriel da Cruz, 16. Eles explicam que a técnica consiste em extrair de bolsões no subsolo água quente ou vapor para mover turbinas de geração de eletricidade. O sistema se retroalimenta através da reinjeção do elemento resfriado no armazenamento natural.


Cruz afirma que o sistema não é restrito a regiões vulcânicas e não sofre com variáveis climáticas, podendo ser aplicado inclusive no Rio Grande do Sul. Todavia, uma usina de grande porte ainda não se encaixaria na realidade brasileira, pois sua instalação é avaliada em 10 milhões de Dólares e a manutenção em R$ 1 milhão anual, com projeção de “se pagar” em 20 anos. Crepes defende, contudo, que é viável em menor porte, como em hotéis ou hospitais.

Werle, Crepes e Cruz abordaram uma geração de energia ainda desconhecida no Brasil

Últimas Notícias

Capa da Edição

Capa da edição 10/07/2025

Polícia

Indivíduos são presos por violência doméstica

Polícia

Motociclista morre ao colidir em caminhão de Montenegro

Esporte

Tricolor e +QD+ farão final dos veteranos no Riograndense

Montenegro

Prefeitura abre processo seletivo para veterinário

Montenegro

Simples Nacional tem novo prazo para recadastramento

Destaques

Montenegro

Cidades precisam ser resilientes às enchentes

Montenegro

Demora em atendimentos no HM é discutida em reunião

Montenegro

Amvarc aguarda negociação do HM com terceiro

Educação

Sábado de arraial em Emei’s de Montenegro

Montenegro

Frutos da Ligação floresce em espaço público

Montenegro

Fundo Social do Sicredi beneficia 26 projetos

Visite Jornal Ibiá para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Mundial da População

O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologi...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online