Um grupo suspeito de controlar a venda de drogas e impor regras de funcionamento em diversas cidades do Paraná foi alvo de uma operação policial nesta quinta-feira (16). As ações aconteceram em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em outras oito cidades paranaenses, além de um município no Rio Grande do Sul.
Segundo as investigações, o grupo atuava como um “cartel do tráfico”, determinando quem podia vender drogas, os preços praticados e as áreas de atuação. Quem desrespeitava as ordens era punido com violência. A organização teria ainda envolvimento em assassinatos, extorsões e roubos de cargas.
Polícia cumpriu 115 mandados em oito cidades do Paraná e uma do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação/Polícia Civil do ParanáAo todo, 115 mandados judiciais foram expedidos pela Justiça — 43 de prisão e 72 de busca e apreensão. A operação, que mobilizou centenas de agentes, teve apoio aéreo e participação da Polícia Penal do Paraná.
A ação aconteceu de forma simultânea em Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, no Centro-Oeste; em Cascavel, na região Oeste; em Guarapuava, na região Central; em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; e em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
As investigações começaram em fevereiro deste ano, após um assassinato em Laranjeiras do Sul, apontado como resultado de disputas por territórios do tráfico. A partir desse caso, as autoridades identificaram que o grupo havia estabelecido um monopólio do comércio de drogas no centro-oeste do Estado, controlando o mercado e eliminando concorrentes.
Slide anteriorPróximo slide“Tal domínio territorial e operacional imposto se desdobrou em uma série de outros delitos, como ameaças, extorsões, homicídios e coações, visando à manutenção do controle sobre o comércio ilícito de drogas”, explica o delegado Denival Barboza Liandro.
As forças de segurança identificaram que a organização apresentava estrutura hierarquizada, comunicação interna controlada e regras rígidas de conduta, características típicas de grupos voltados à prática criminosa.
“Dessa forma, sua atuação na região se assemelha à de um cartel criminoso, uma vez que impõe exclusividade e restringe a concorrência na venda de drogas, controlando preços, áreas de atuação e punindo severamente qualquer tentativa de violação de suas ordens”, destaca o delegado.
Além do tráfico, o grupo também está envolvido em roubos cometidos na rodovia BR-277, em uma modalidade conhecida como “piratas do asfalto”. Suspeitos ligados à organização mantinham base operacional em Cascavel e roubaram cargas lícitas e ilícitas, como drogas, cigarros e produtos de contrabando e descaminho.
O comandante do 7º Comando Regional da PMPR, coronel Cícero de Oliveira Tenório, destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança. “Essa integração é fundamental para enfraquecer organizações criminosas complexas, que agem de maneira estruturada e com alto poder de intimidação. O trabalho coordenado garante resultados mais eficazes e maior segurança para a população paranaense”, afirmou.
Visite Portal Banda B para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
Como fazer
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
(Jeremias 29:11)
Bíblia Online