Gabi Portilho reencontra Corinthians após passagem vitoriosa; relembre

Futebol Feminino

O futebol adora ironias. Quando Gabi Portilho deixou o Corinthians no fim de 2024 rumo ao Gotham FC, ninguém imaginava que o reencontro aconteceria tão cedo.

continua após a publicidade

Relacionadas

Nesta quarta-feira (28), às 9h30 (de Brasília), no Estádio Brentford, em Londres, Gotham e Corinthians disputam uma vaga na final da Copa dos Campeões Feminina, em um duelo carregado de memória, gratidão e, claro, rivalidade.

➡️ Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino

Gabi Portilho no Corinthians

Portilho construiu uma história marcante com a camisa alvinegra. Foram 162 jogos, 133 vitórias, 15 títulos, 29 gols, 49 assistências, segundo dados do Meu Timão. Mais do que números, foi protagonista de uma era dominante do futebol feminino brasileiro.

continua após a publicidade

Do primeiro jogo, saindo do banco contra o Palmeiras em 2020, à última partida em novembro de 2024, também diante do rival, Gabi viveu praticamente tudo o que uma atleta pode viver no clube.

Lei do ex?

A "lei do ex" — velha conhecida do futebol — até pode rondar o gramado londrino, mas desta vez ela não vem acompanhada de aplausos da Fiel. O torcedor corinthiano, acostumado a torcer por Portilho, hoje estará do outro lado. A semifinal mundial não permite meio-termo e a própria Gabi reconhece o tamanho do encontro.

continua após a publicidade

— Quando foi definido o adversário, eu pensei: 'Nossa, esse mundo é muito pequeno'. Precisava ser logo um Gotham x Corinthians! É muito louco como o futebol funciona — disse, ao site da FIFA. Para ela, o confronto promete ser à altura do momento: "Acho que será um jogo bem jogado e digno de uma semifinal".

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Se no Corinthians ela conquistou tudo o que era possível no continente, faltava um palco global. E é justamente isso que torna o duelo ainda mais simbólico.

— Sempre sonhamos em disputar um torneio mundial. Ganhávamos muita coisa, mas sentíamos falta de algo a mais. Participar da primeira edição é especial — afirmou ela. Sem espaço para sentimentalismo dentro de campo, deixou claro: "Agora eu visto outra camisa, agora eu sou Gotham. Vamos fazer de tudo para ganhar".

O respeito permanece — e é recíproco. Portilho fez questão de exaltar o Corinthians, o trabalho de Arthur Elias e a estrutura do clube. "Nunca foi sorte, sempre foi trabalho", destacou, reconhecendo que o crescimento do futebol feminino passa justamente por confrontos como esse, de intercâmbio real entre escolas e culturas diferentes.

Mas se alguém acha que o conhecimento mútuo garante vantagem para um lado, a atacante faz o alerta. "Elas podem surpreender, assim como a gente". O Corinthians mudou, o Gotham também.

Gabi Portilho em campo pelo Gotham na NWSL (Foto: Reprodução/Gotham)

Tudo sobre

Siga o Lance! no GoogleVisite LANCE! para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Comércio Exterior e dos Portuários

Comemorado no brasil e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo pelo Decreto Nº 14.125 de 24...

Saiba Mais

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

 Dia 28 de janeiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data é uma h...

Saiba Mais

Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho

Dia 28 de janeiro é comemorado o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho. A data, instituída pela Lei 1...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
(Êxodo 14:14)
Bíblia Online