Mais chuva e temporais a caminho do Paraná e Santa Catarina
A instabilidade irá retornar e atingir o Paraná e Santa Catarina com potencial para novos temporais. Em meados dessa semana, entre a noite de quarta e primeiras horas de quinta fortes tempestades com granizo provocaram danos devido ao granizo e a chuva volumosa que também atingiu partes do Rio Grande do Sul.
Este novo episódio de chuva ficará mais restrito aos estados vizinhos. Temporais isolados poderão voltar a ocorrer, mas tendem a ser mais pontuais que os ocorridos no meio desta semana. Novamente chuva mais volumosa deverá ocorrer sobre o estado paranaense.
A chuva poderá provocar mais transtornos por conta do acumulado que em alguns pontos poderá somar entre 100 e 200 mm. Períodos curtos de chuva forte poderão ocorrer com risco de alagamentos.
Os diversos modelos analisados pela equipe da MetSul indicam que a área de maior potencial de chuva volumosa se concentra na Metade Sul do Paraná e em pontos do Norte e Nordeste de Santa Catarina.
Neste sábado as nuvens aumentam da tarde para a noite com previsão de pancadas isoladas de chuva e risco de temporais. Modelos projetam potencial para ocorrência de granizo pontual com muitos raios. Não se descarta rajadas de vento moderadas a fortes.
Haverá grande contraste térmico entre o Rio Grande do Sul e o Paraná o que poderá potencializar as tempestades ao longo da tarde e da noite.
No domingo a instabilidade tende a se espalhar e ocorrer de forma mais ampla entre Santa Catarina e Paraná, com algumas nuvens de chuva no extremo Norte do território gaúcho. A chuva mais volumosa deverá ocorrer sobre o Paraná e os acumulados poderão oscilar entre 50 e 100 mm.
Já em Santa Catarina a chuva perde força em grande parte do Estado, embora o tempo ainda não firme. Na faixa Leste ainda poderá ocorrer chuva intensa com volumes que em média deverão oscilar ao redor de 30 a 50 mm.
Na segunda-feira o ar seco e frio ajuda a afastar a instabilidade e a tendencia é de a temperatura despencar com sensação e frio em todo o Sul. A chegada do ar gelado irá irá firmar o tempo no interior dos estados, com chance de nuvens e garoa na faixa litorânea.
Sobre o autor
Estael Sias
Estael Sias, MSc., é autora de MetSul.com e meteorologista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Sócia-diretora da MetSul Meteorologia com passagem pelo Grupo RBS, Canal Rural e Defesa Civil de São Paulo.PREVISÃO DO TEMPO PARA A SUA CIDADE
BUSCARVisite metsul para ler a matéria completa.
Últimas Buscas
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
- » audiencia fazenda volks
- » audiencia dia 30/05
- » simonetti
- » homem e condenado a mais de 20 anos por estupro de...
- » nilson marostica administrou terra roxa em?
- » quem foram os prefeito de terra roxa?
- » cledson nascimento
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
Como fazer
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online