Crédito, EDUARDO ALVES/EPA/Shutterstock
Legenda da foto, Aulas foram suspensas na Escola Luiz Felipe, em Sobral, logo após ataqueArticle InformationDois adolescentes de 16 e 17 anos foram mortos na quinta-feira (25/9) em uma escola pública de Sobral, no interior do Ceará, segundo informações confirmadas pelo governo cearense. Outros três alunos ficaram feridos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, os tiros foram disparados de fora da escola em direção ao estacionamento da Escola Estadual Luis Felipe. Os alunos estariam reunidos durante o intervalo das aulas, pouco antes das 10h.
Uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas, segundo a secretaria.
Entre os feridos, dois já tiveram alta e um segue internado, segundo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, disse que uma das vítimas feridas tem uma lista de antecedentes criminais com crimes como roubo e homicídio.
Segundo Sá, o crime foi uma execução, possivelmente ligado ao tráfico de drogas.
Pule Mais lidas e continue lendoMais lidasFim do Mais lidas
"Lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto da arma de fogo, impunidade, gerar toda essa espiral de violência", disse Sá em coletiva de imprensa.
A ONG Visão Mundial, focada em ações sociais de apoio a jovens, revelou que já havia mapeado e notificado as autoridades sobre o risco que um estudante da instituição estava correndo em razão de conflitos envolvendo facções criminosas.
A ameaça acontecia porque o aluno vivia em uma comunidade controlada por uma facção rival à que controlava o bairro onde está escola, segundo disse a ONG à imprensa.
A Secretaria de Educação do Ceará disse que o documento enviado pela entidade era sobre um estudante que não foi vítima do atentado de quinta. "São situações diferentes", disse em nota.
As mortes ocorreram a poucos metros da prefeitura de Sobral, cidade que se tornou conhecida nacionalmente pelo modelo educacional implantado ali que a levou aos melhores resultados em índices educacionais no país.
Pule Whatsapp! e continue lendoNo WhatsAppAgora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular.
Clique para se inscrever
Fim do Whatsapp!
A 230 km de Fortaleza, a cidade implementou metas de desempenho e estabeleceu rotinas de práticas pedagógicas, com uma política estruturada em três eixos: gestão escolar, ação pedagógica e valorização do magistério.
A fórmula de Sobral se apoiou em pilares como a autonomia das escolas e a concentração de alunos em unidades maiores com mais recursos.
Implantado pelo então prefeito Cid Gomes (PSB), o modelo de Sobral foi estendido a todo o Ceará quando o próprio Cid se tornou governador.
O atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), é também ex-governador do Ceará e explorou essa vitrine para se projetar nacionalmente.
Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do ministério da Educação, o Ceará é o Estado com a maior proporção de crianças alfabetizadas na idade certa: 85,3% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental sabem ler e escrever com autonomia.
A taxa supera a média nacional, que foi de 59,2%. A meta geral era de 60%, de acordo com os dados divulgados em julho deste ano.
Crédito, MATHEUS MESQUITA/EPA/Shutterstock
Legenda da foto, Escola fica a poucos metros da prefeitura da cidadeViolência em Sobral
Segundo o governo cearense, equipes continuam buscando os responsáveis pelo ataque. Um dos suspeitos já foi identificado e as armas possivelmente usadas no ataque foram apreendidas em um bairro de Sobral, disse o secretário Roberto Sá.
As aulas na escola foram suspensas até a sexta-feira (26/9), informou a Secretaria de Educação do Ceará.
No Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado em julho, Sobral apareceu como a 12ª cidade mais violenta do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
O Estado do Ceará como um todo tem vivido uma onda de violência, afetando tanto Fortaleza quanto praias e cidades do interior, devido à disputa de facções criminosas.
Fonte do governo municipal disse à BBC News Brasil que o policiamento na cidade tem sido insuficiente diante do avanço das facções. Com 203 mil habitantes, Sobral recebe milhares de alunos universitários diariamente por ser o polo educacional da região. Além disso, fica às margens de uma movimentada BR, a 222, que liga o Ceará ao Piauí, Maranhão e Pará.
Em nota nas redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que recebeu "com indignação" a notícia das mortes em Sobral.
"Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias", disse Elmano.
O ministro da Educação, o cearense Camilo Santana, disse em nota que é "hora de unir forças para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e acolhimento". Ele colocou o MEC à disposição das autoridades cearenses.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União), divulgou que há reforço da Guarda Municipal no local e em todo o entorno da escola e que está em contato com autoridades estaduais e nacionais.
Crédito, Getty Images
Legenda da foto, Sobral é uma das principais cidades do interior do Ceará e do NordesteVisite BBC para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
Como fazer
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo.
(Salmos 23:4)
Bíblia Online