Vazamento de óleo em rio leva riscos a cidades de São Paulo e Paraná

Compartilhar notícia

Google News - MetrópolesWikipédia/Reprodução 1 de 1 Imagens coloridas mostram leito de rio visto do alto - Foto: Wikipédia/Reprodução

Um vazamento de óleo que atingiu o Rio Ribeira de Iguape, no Vale do Ribeira, divisa entre São Paulo e Paraná, provocou comunicados de alerta para riscos de contaminação em municípios da região em razão do acidente ambiental.

Nesta quinta-feira (27/6), a Prefeitura de Eldorado publicou nas redes socais oficiais da administração pública um informe à população local sobre o acionamento e o monitoramento da situação das autoridades ambientais da cidade para o vazamento, ocorrido em Adrianópolis (PR).

“Pedimos à população que evite qualquer contato com a água do rio até novo aviso. Em caso de manchas ou alterações, comunique imediatamente a Defesa Civil ou a Secretaria de Meio Ambiente”, diz o comunicado.

Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Eldorado (@prefeituradeeldoradosp)

Em informe com o mesmo teor, a Prefeitura de Iporanga revelou que o acidente ambiental se deu nas proximidades da antiga represa Pumblum. O município também faz um alerta à população ribeirinha para que vive sob influência direta do Rio Ribeira de Iguape.

“Recomendamos que a população evite qualquer contato com as águas do Rio Ribeira de Iguape até novo aviso”, orientou.

Além disso, após denúncia formal da Prefeitura de Adrianópolis (PR) e da Prefeitura de Itaoca (SP), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) solicitou providências às autoridades competentes nos âmbitos federal e estadual, como Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público. Foram pedidas atitudes de apuração, contenção e monitoramento dos impactos causados.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Um vazamento de óleo atingiu o Rio Ribeira de Iguape

Prefeitura de Eldorado/Divulgação2 de 3

O rio passa pelos estados de São Paulo e Paraná

Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul/Reprodução3 de 3

O problema ambiental representa risco de contaminação nas cidades sob influência direta das águas: Itaoca (SP), Iporanga (SP), Eldorado (SP) e Adrianópolis (PR)

Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul/Reprodução

Rio Ribeira de Iguape

Receba notícias de São Paulo no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias do Metrópoles no WhatsApp.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.

Visite Metrópoles para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Hospital

Hospital ou nosocômio 1 é um local destinado ao atendimento de doentes, para proporcionar o diagn�...

Saiba Mais

Dia do Bombeiro

No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
(Filipenses 4:4)
Bíblia Online