Estação Mauá deve ser reformada. Confira como ficará
Estação Mauá é a terceira mais movimentada da Linha 10-Turquesa
Entre as estações da Linha 10-Turquesa da CPTM, a Estação Mauá ocupa o terceiro lugar em número de embarques. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 1.170.433 embarques, ficando atrás apenas das estações Tamanduateí e Santo André.
A estação está incluída no plano de investimentos do Governo de São Paulo, que prevê a concessão conjunta das Linhas 10 e 14, com a requalificação de diversas estações, entre elas, a de Mauá. Entre as intervenções mais expressivas está a construção de uma nova passarela sobre a via, e assim como Santo André, a reforma não inclui a instalação de escadas rolantes.
Um pouco da história da estação
Situada na Avenida Rio Branco, no centro de Mauá, a estação foi inaugurada inicialmente em 1883, sob o nome de Estação Pilar, construída em madeira. Em 1926, ganhou uma nova estrutura em alvenaria e passou a se chamar Estação Mauá. Já a estação atual foi construída em 1978, nas proximidades da antiga, mantendo apenas a plataforma central da versão anterior.
O acesso à estação pode ser feito pela Rua Itambé e Avenida Capitão João, a oeste, ou pelo Calçadão da Rua Rio Branco, a leste, próximo ao Terminal Rodoviário. O saguão principal conecta os acessos às plataformas por meio de escadas e uma passagem inferior.
Foto: Renato LoboModernização prevista para a Estação Mauá
Reformas estruturais
O projeto de modernização da estação prevê diversas melhorias:
Fonte: SPISem escadas rolantes
Está prevista a construção de uma nova passarela para atravessar as vias férreas, com elevadores em todas as plataformas para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A passarela atual do Boulevard Jornalista Roberto Marinho, sob responsabilidade da prefeitura, será mantida como rota alternativa externa.
Estações da Linha 10 que terão intervenções, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
Adequações no entorno
As calçadas nos arredores da estação, apesar de não apresentarem grandes declividades, estão com infraestrutura deficiente de acessibilidade. O projeto inclui:
Intervenções nas plataformas
Entre as melhorias previstas para a área das plataformas estão:
Com a reforma, a estação deve perder a via adicional, usada para os looping interno da Linha 10.
Renato Lobo 22 de abril de 2025Visite viatrolebus.com.br para ler a matéria completa.Últimas Buscas
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Como fazer
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
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