Clínica Santa Maria não atende mais pelo SUS - Tribuna do Norte
A Secretaria Municipal de Saúde oficializou na última terça-feira o descredenciamento da Clínica Santa Maria como prestadora de serviços ao SUS na área de psiquiatria, mas informa que a atitude não irá agravar a situação do atendimento psiquiátrico no Rio Grande do Norte. Uma comissão foi designada, segundo diretriz do Ministério Público, para acompanhar as internações no Hospital João Machado e na rede conveniada. A Clínica Santa Maria alegou que o descredenciamento não foi recomendado pelo MP, mas a promotora Kalina Filgueiras confirmou a decisão.
Segundo a promotora, o processo de descredenciamento começou ainda em novembro, com várias denúncias de maus tratos e falhas no atendimento. Tanto o Ministério Público quanto a Secretaria Municipal de Saúde enviaram comissões para fiscalizar a Clínica e ambas atestaram as irregularidades. Para Kalina Filgueiras, a fragilidade do sistema não pode ser usada como argumento para manter um atendimento inadequado. “Não é porque há uma fragilidade que eu vou compactuar com irregularidades tão claras e marcantes”, explica Kalina, acrescentando que é preciso fortificar o sistema.
Sem os leitos psiquiátricos contratados junto à Clínica Santa Maria, há 100 vagas a menos para internações. Funcionários da saúde e familiares de doentes protestaram na última terça-feira, segundo reportagem publicada na TN, contra a superlotação do Hospital João Machado. Contudo, para a SMS e o MP, o João Machado sempre foi superlotado. “Não percebemos ainda reflexos desse descredenciamento, até porque a clínica esteve interditada no fim do ano passado”, diz Cristiane Leite, coordenadora da Saúde Mental na SMS.
De acordo com Cristiane Leite, há mais de 300 leitos psiquiátricos disponíveis em Natal, embora nem todos sejam de uso exclusivo da capital. A Prefeitura tem 160 leitos contratados junto à Casa de Saúde Natal, enquanto João Machado tem pouco mais de 110 vagas. Há ainda oito leitos disponíveis no Caps-III, aberto 24 horas por dia. “É bom lembrar que no ano passado contratamos mais 60 leitos na Casa de Saúde Natal e esses leitos irão continuar ativos”, diz Cristiana Leite.
No dia 14 de dezembro, o CRM interditou eticamente o estabelecimento, mas liberou o atendimento no dia 31 do mesmo mês, porque as falhas estruturais foram sanadas. Mesmo assim, a promotoria não cogita voltar atrás, até então, no que foi recomendado. “A clínica não tinha um acompanhamento adequado. As pessoas precisam entender que a internação não é a cura. Na maioria dos casos, o paciente deve ficar em casa, recebendo um acompanhamento adequado para evitar a crise”, explica Kalina Filgueiras.
Como grande parte das internações está ligada ao abuso de álcool e outras drogas, principalmente Crack, a expectativa da Secretaria de Saúde é inaugurar até o fim do ano um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas de nível III. Isso dará atendimento 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados, para casos de abuso de drogas. “Hoje temos também o Samu Psiquiátrico, que pouca gente conhece. Essas são as estratégias para superar a fragilidade do sistema”, encerra Cristiane Leite.
A reportagem da TN foi até à Clínica Santa Maria, mas não havia diretor disponível para dar informações. A Clínica ficou de retornar o contato, mas até o fim dessa edição não houve retorno. Em nota publicada ontem, a Clínica reafirmou o compromisso com um atendimento humanizado e que cumpriu todas as determinações do CRM.
Maternidade Januário Cicco trabalha com UTIs no limite
Com dez leitos de UTIs neonatal cadastradas no Serviço Único de Saúde (SUS), a Maternidade Escola Januário Cicco anda com esse tipo de atendimentos a recém-nascidos no limite, informou o seu diretor geral, médico Kleber Morais. “O problema é que a maternidade é vitima da falta de UTIs neonatal no Rio Grande do Norte”.
Kleber Morais explicou que “historicamente” a maternidade sempre disponibiliza um número de leitos superior ao que é cadastrado no SUS. Hoje, segundo ele, existem 13 UTIs neonatal na maternidade, mas todos estão ocupados.
Por conta disso e em virtude da grande demanda, porque a Maternidade Januário Cicco atende parturientes oriundas do interior, é que quatro bebês tiveram de ser atendidos fora da UTI neonatal. Dessas, segundo ele, uma criança foi transferida para UTIs do Hospital Antônio Prudente, em Lagoa Seca, enquanto a outra foi para o Hospital Pediátrico (Hosped) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Petrópolis.
As outras duas crianças que nasceram prematuramente estão sendo bem assistidas no centro cirúrgico, onde existem equipamentos, “embora lá não seja o ideal”. Morais afirmou que são poucos os leitos de UTI neonatal que existem na rede hospitalar do Estado. Ele disse não ter o número oficialmente, mas exemplificou o caso de Mossoró, uma cidade com 2454.032 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não chega a ter dez UTIs neonatal.
“Essa sobrecarga é uma questão importante de saúde pública, que tem de ser tradada como prioridade zero”, diz o diretor geral da Maternidade Januário Cicco, que presta atendimento de saúde em níveis de atenção básica, média e alta complexidade à clientela do SUS, com uma demanda espontânea e diferenciada.
De acordo com o Departamento de Informática do SUS ( Datasus), no Rio Grande do Norte existem 82 UTIs neonatal, das quais 24 são do tipo I e as outras 58 são do tipo II. Dessas, em Natal estão localizadas 65, enquanto sete estão em Mossoró e dez em Parnamirim.
Hoje, aquela unidade de saúde vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte é hospital de referência terciária do SUS e funciona como um campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo um trabalho de ensino, pesquisa e atenção à população pobre.
FacebookTwitterWhatsAppTelegram Últimas Notícias PolíciaSuspeito de ter participado de ataque a banco no interior do RN é preso pela Polícia Civil
3 de julho de 2025 RNArquidiocese de Natal alerta para vídeo falso com IA de Dom João Cardoso
3 de julho de 2025 SaúdeMutirão de cirurgias e exames acontece neste sábado em hospitais universitários do RN
3 de julho de 2025 SaúdeImplante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
3 de julho de 2025 EconomiaSelic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
3 de julho de 2025 EconomiaEmpresa alvo de ataque hacker volta a operar com autorização do BC
3 de julho de 2025 PolíciaAdolescente que matou pais e irmão se inspirou em jogo de terror da internet, diz polícia
3 de julho de 2025 VídeosSecretaria define regras para projeto de urbanização e paisagismo da orla de Ponta Negra
3 de julho de 2025 Leia mais Notícias Relacionadas NatalOperação combate ocupações irregulares em área de mangue em Natal; multas chegam a R$ 10,7 mil
3 de julho de 2025 NatalSecretaria define regras para projeto de urbanização e paisagismo da orla de Ponta Negra; entenda
3 de julho de 2025 NatalJustiça multa Hotel BRA e pode passar demolição para prefeitura
3 de julho de 2025 NatalPermissionários sofrem com Mercado da Redinha fechado
3 de julho de 2025 NatalProcon Natal divulga balanço de fiscalizações e apreende mais de 850 kg de produtos vencidos
2 de julho de 2025 NatalPraça dos Gringos passa a se chamar Praça de Eventos Cláudio Porpino
2 de julho de 2025 NatalChuva causa alagamentos em Natal; veja vias transitáveis e intransitáveis
2 de julho de 2025 NatalMidiacom-RN é lançado para fortalecer empresas de comunicação
2 de julho de 2025Visite Tribuna do Norte para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
- » audiencia fazenda volks
- » audiencia dia 30/05
- » simonetti
- » homem e condenado a mais de 20 anos por estupro de...
- » nilson marostica administrou terra roxa em?
- » quem foram os prefeito de terra roxa?
- » cledson nascimento
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
Como fazer
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
(Mateus 11:28)
Bíblia Online