Órgãos ambientais da Argentina transferiram Pará e seus dois filhotes (na foto) para outra área de preservação. Foto: Gentileza/Ministério da Ecologia Siga-nos no Google News

Autoridades ambientais da Argentina estão investigando o paradeiro da onça-pintada Pará e de seus dois filhotes. No último mês de outubro, pesquisadores capturaram a família para transferi-la a uma área ambientalmente mais segura.

Leia também:
Argentina faz operação inédita para capturar onça-pintada e filhotes

Na ocasião, o H2FOZ noticiou a operação, que envolveu várias instituições. A mudança de ambiente ocorreu após seguidas aparições de Pará e seus filhotes na periferia de Puerto Iguazú, colocando em risco a segurança dos felinos.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Assim, as autoridades ambientais da Argentina decidiram capturá-los e soltá-los em uma área de proteção mais distante das comunidades humanas.

A fêmea Pará usa um colar de monitoramento, mas os filhotes, por seu tamanho ainda pequeno, não contam com dispositivos de acompanhamento.

Nas últimas semanas, internautas de toda a Argentina passaram a criticar, nas redes sociais, a ausência de informações sobre os filhotes. Conforme tais relatos, após a transferência, a mãe teria decidido abandonar suas crias.

Os órgãos ambientais da província de Misiones, contudo, contestam essa versão. Guardas-florestais estiveram no local de soltura, na semana passada, para vistoria.

“A verificação não apontou indícios da presença dos filhotes, mas também não detectou sinais da intervenção de predadores”, informou o Ministério da Ecologia da província argentina. “Nos dias seguintes, os equipamentos confirmaram que a fêmea está mantendo um padrão normal de deslocamento, com adequada adaptação ao entorno.”

A pasta destacou que a mudança de área foi uma “medida excepcional adotada diante de uma situação crítica que colocava em risco a vida da mãe e de seus dois filhotes”.

Ademais do Ministério da Ecologia, participaram instituições como o Instituto de Conservação da Biodiversidade de Misiones (IMiBio) e a Administração de Parques Nacionais da Argentina, bem como organizações não governamentais.

Para saber mais sobre o monitoramento (em espanhol), clique aqui.

Newsletter


Assinar Comunicar erro Argentina investiga “sumiço” de filhotes de onça-pintada na fronteira

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Visite H2FOZ para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia da Propaganda

Dia 4 de dezembro, é o dia mundial da propaganda. Tudo começou quando Arqueólogos  que faziam s...

Saiba Mais

Dia do Pedicuro

O pedicuro, ao contrário do podólogo, que faz análise profunda e clínica dos pés, cuida mais da...

Saiba Mais

Dia do Orientador Educacional

Sinônimo de qualidade de ensino. A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao al...

Saiba Mais

Dia do Perito criminal

Perito, genericamente, exprime a ideia de um "experto", uma pessoa que pelos seus conhecimentos adqu...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.
(Mateus 6:21)
Bíblia Online