Sindicatos e Fenaj condenam contratação de Datena pela EBC
Pleno.News - 03/12/2025 19h07 | atualizado em 04/12/2025 10h25
José Luiz Datena Foto: Reprodução/SBT NewsA contratação de José Luiz Datena pela EBC não foi bem recebida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos sindicatos dos jornalistas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que se manifestaram nesta quarta-feira (3) com uma nota de repúdio contra a decisão.
As entidades afirmam que a escolha mostra falta de um projeto claro para a comunicação pública federal. Para os grupos, a gestão Lula (PT) não avançou na valorização profissional nem na reestruturação da empresa após quase três anos.
No comunicado, as organizações dizem denunciar problemas na EBC desde 2016. Lembram que, no governo Jair Bolsonaro, enfrentaram tentativas de privatização e censura. Agora, criticam o que chamam de manutenção do “desmonte”.
Os sindicatos também apontam o histórico do apresentador.
– Ao longo de sua trajetória em veículos privados, Datena consolidou um tipo de “jornalismo” marcado pelo desrespeito sistemático aos direitos humanos e pelo proselitismo político – práticas vedadas pela legislação que rege a comunicação pública e que criou a EBC – diz a nota publicada no site da Fenaj.
Em outra parte do texto, as entidades defendem os profissionais da EBC e criticam os gastos com projetos terceirizados, como o programa de Cissa Guimarães.
– A gestão investe valores milionários em terceirizações, como no programa Sem Censura, e agora na contratação de Datena, mesmo diante de uma alegada situação de asfixia orçamentária para investimentos e custeio.
Datena foi recebido pelo presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto na última segunda (1º). Ele comandará um talk show semanal na TV Brasil e um programa diário na Rádio Nacional, das 8h às 10h, com entrevistas sobre temas variados, incluindo segurança pública.
Leia
também1
Zucco
pede
a
Moraes
autorização
para
visitar
Jair
Bolsonaro
2
Alcolumbre
critica
Gilmar
e
diz
que
decisão
usurpa
prerrogativas
3
Escolas
do
Norte
e
Nordeste
terão
R$
53
mi
para
ampliar
internet
4
Padre
Kelmon
e
Marcos
do
Val
farão
ato
na
Paulista
por
anistia
5
"Me
prenderam
em
2018
para
que
eu
não
voltasse
a
ser
presidente"
em seu celular! Whatsapp Telegram Comunicar erro Comunicar erro
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.
Nome Completo E-mail Telefone Descrição do erro WhatsAppEntre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.Visite Pleno.News para ler a matéria completa.
Últimas Buscas
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
Como fazer
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
(Colossenses 1:15)
Bíblia Online