Presidente da Embratur diz que Minas tem mais potencial para atrair turistas estrangeiros

Turismo Presidente da Embratur diz que Minas tem mais potencial para atrair turistas estrangeiros Apresentado em Belo Horizonte, o Plano Brasis 2025-2027 valoriza a diversidade cultural e o potencial mineiro no turismo internacional 23 de outubro de 2025 • 12:59 Juliana Sodré

Repórter

Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, acredita que Minas Gerais é o estado com maior potencial de crescimento no número de turistas estrangeiros no Brasil. A declaração foi dada nesta quinta-feira (23), em Belo Horizonte.

Na ocasião, foi apresentado o plano estratégico de marketing turístico do Brasil, com foco em Minas Gerais, como forma de impulsionar o turismo internacional no Estado. A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo de Minas Gerais.

A proposta faz parte de um plano nacional que passará pelas 27 unidades da federação, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais. Minas Gerais é a 13ª unidade da federação onde o plano foi apresentado.

Chamado de Plano Brasis 2025-2027, o projeto representa uma quebra de paradigma na promoção do Brasil no exterior. Em vez de apresentar o País como um único destino, o conceito “Brasis” busca valorizar a pluralidade de culturas, paisagens e experiências oferecidas pelos diferentes destinos brasileiros.

“Não dá para apresentar um plano estratégico único. O Brasil é diverso, com muitas peculiaridades. Não temos uma comida brasileira ou um destino único, mas vários”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Diário do Comércio (@diariodocomercio)

Segundo Freixo, o Brasil vive uma fase singular: “É o melhor momento da história do turismo no País. Chegamos a 7 milhões de turistas estrangeiros em nove meses. O Brasil nunca havia recebido esse número em um ano, e já o alcançamos em nove meses.”

Potencial de crescimento

Nesse cenário, Marcelo Freixo afirmou que Minas Gerais é o estado com maior potencial de crescimento no número de turistas estrangeiros.

“O projeto entendeu que Minas precisa se potencializar. O Estado talvez seja o lugar onde possamos ter o maior crescimento do Brasil, com base nos números que ainda estão muito abaixo do potencial mineiro. Minas tem gastronomia, natureza e cultura espetaculares. Tem turismo histórico e arquitetura impressionante. O potencial é enorme”, disse.

De acordo com o presidente da Embratur, enquanto a presença de estrangeiros no Brasil cresceu 46% neste ano, em Minas Gerais o aumento foi de apenas 7,8%. A baixa atratividade, segundo ele, não se deve à falta de estrutura, mas à ausência de um trabalho coletivo de divulgação e atração desses turistas.

“É isso que estamos fazendo aqui: buscando um trabalho de cooperação e criando um ambiente coletivo para intensificar o turismo estrangeiro. Minas tem voos internacionais, rede hoteleira fortalecida e ferramentas para abraçar esse crescimento”, afirmou.

Turismo além das praias

Nesse sentido, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Barbara Botega, destacou que mais de 60% dos turistas no mundo buscam destinos que vão além do litoral.

“Temos um potencial enorme para crescer. A tendência do turismo internacional é a busca por experiências, e há alguns anos trabalhamos o conceito da mineiridade. Existe um arcabouço sólido para promover o Estado a partir de vivências reais. Temos as vinícolas, os queijos, as plantações de café e 60% do patrimônio histórico do Brasil. O potencial é imenso: quem busca experiências pode vivenciá-las em Minas Gerais”, afirmou.

O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, ressaltou a importância dos empreendedores locais para o setor do turismo. “Precisamos considerar que 90% das empresas do trade turístico são de micro ou pequeno porte. Nossa atuação se justifica: já trabalhamos com empresas do café, do queijo, das vinícolas e dos azeites, e este projeto potencializa ainda mais nosso trabalho”, afirmou.

Afonso Rocha acrescentou que o turismo movimenta mais de 50 setores da economia. “Quando se investe em turismo, movimenta-se toda a economia local. Do produtor rural que planta hortifruti ao restaurante, todos se beneficiam com a presença do turista na cidade. O turismo tem a capacidade de impulsionar a economia”, destacou.


Ouça a rádio de Minas

Reportar erro #embratur#Minas Gerais#turistas estrangeirosVisite Diário do Comércio para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia das Nações Unidas – ONU

O Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, é comemorado em 24 de outubro desde 1948, como aniversár...

Saiba Mais

Dia mundial do desenvolvimento

O desenvolvimento é um conceito que pode ser aplicado a várias esferas da vida. Desenvolver-se na ...

Saiba Mais

Aniversário da Cidade de Manaus

Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, c...

Saiba Mais

Aniversário de Goiânia

Goiânia é um município brasileiro, capital do estado de Goiás. Pertence à Mesorregião do Centr...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online