Por que o Flamengo não disputará a Copinha em 2026

Flamengo utilizará elenco sub-20 nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca (Foto: Caíque Coufal/Flamengo)

Desde 2 de janeiro, 128 equipes se dividem em 32 sedes para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, competição mais tradicional das categorias de base do futebol brasileiro. Em 2026, no entanto, uma das principais equipes do cenário nacional não estará presente. É o caso do Flamengo, tetracampeão do torneio.

Na edição de 2026, apenas o Flamengo de Guarulhos disputará a Copinha — que não tem relação com a equipe carioca. Isto porque, pela reta final da última temporada, o elenco do Rubro-Negro carioca terá algumas semanas a mais de férias, antes do início do Campeonato Carioca e Brasileiro.

Siga a Trivela no Whatsapp

Essa decisão da diretoria de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vem com um custo: a utilização das categorias de base do Flamengo nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Com isso, o clube abriu mão da disputa da Copinha neste ano.

O elenco sub-20 rubro-negro se reapresentou na quinta-feira (18) logo após o vice-campeonato diante do Paris Saint-Germain. Os treinamentos no CT George Helal visam a preparação do elenco para a disputa das primeiras rodadas do Carioca.

Flamengo repete estratégia adotada nas duas últimas temporadas do Campeonato Carioca (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo estreia no dia 11 de janeiro, contra a Portuguesa-RJ, com o elenco sub-20 — o mesmo que disputou a última rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Mirassol, em dezembro. No dia seguinte, a equipe profissional se reapresenta no Ninho do Urubu, mas com o foco na disputa da Supercopa do Brasil contra o Corinthians, em 1º de fevereiro.

Segundo o regulamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para o Campeonato Carioca, as equipes poderão utilizar jogadores da base ou reservas apenas nas três primeiras rodadas. Com isso, os duelos seguintes do Flamengo, contra Volta Redonda e Vasco, também devem contar com equipe sub-20.

Essa prática tem sido adotada pela diretoria rubro-negra nos últimos dois anos, quando o Flamengo realizou sua pré-temporada nos Estados Unidos, e mandou a campo os jovens no Campeonato Carioca.

A decisão desse ano ainda se soma à disputa do Campeonato Brasileiro a partir de 28 de janeiro, no novo calendário que foi adotado pela CBF a partir deste ano. Filipe Luís, com contrato renovado, iniciará a preparação do elenco após a reapresentação.

— Essa experiência é extremamente importante para o desenvolvimento dos nossos jogadores. Disputar as primeiras rodadas de uma competição profissional como o Carioca permite que eles enfrentem novos desafios, ganhem maturidade e entendam melhor as exigências do alto nível — afirmou Alfredo Almeida, diretor de base do Flamengo

Sem o Flamengo, a Copinha se iniciou na última sexta (2) com as demais 128 equipes na disputa. A final ocorre no dia 25, no aniversário da cidade de São Paulo, e será realizada no Mercado Livre Arena Pacaembu, que passou por reformas nos últimos anos, entre elas a instalação de um gramado sintético.

EtiquetasCopinha Flamengo Murillo César Alves03/01/2026 - 12:30 2 minutos de leitura WhatsApp Bluesky Threads Facebook Twitter Compartilhar via e-mailVisite Trivela para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Fotógrafo

Em muitos calendários brasileiros o dia 08 de janeiro aparece como dia da fotografia ou do fotógra...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online