Serra Pelada vira destino turístico

Formigueiro humano - Garimpeiros em Serra Pelada, no Pará, em 1988 (Flavio Canalonga/VEJA)

Maior garimpo à céu aberto do mundo, localizado no Pará, na década de 1980, Serra Pelada ficou eternizada pelos conflitos sociais e pela devastação ambiental provocada pelos milhares de garimpeiro, que transformaram o local em um formigueiro humano em busca de ouro. Quatro décadas depois, o cenário eternizado pelas fotos de Sebastião Salgado virou atração turística. Os visitantes podem, por exemplo, conhecer a antiga cava garimpeira, de 24 mil metros quadrados, aberta pelos exploradores, que hoje é um imenso lago. O local faz parte de um dos pontos da Rota Turística Novo Ouro de Serra Pelada, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/Pará).

A ideia é divulgar e atrair turistas estrangeiros, que vão acompanhar a conferência do clima das Nações Unidas, que acontece na capital paraense, em novembro. Mais do que aproveitar a demanda criada pelo evento internacional do meio ambiente, que deve atrair mais de 50 mil pessoas para a região, a ação pretende criar novos empregos, fortalecer as 200 pequenas e médias empresas da região, como hotéis e comércio local, além de divulgar o potencial do artesanato e da agricultura familiar, que fazem parte, segundo Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae do Pará, “da cadeia de valor do turismo”.

O turismo internacional já está aquecido no estado. No ano passado, o Pará recebeu mais de 32 mil visitantes do exterior, contra 21.724 em 2023 – o aumento foi de 47,4%, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Somente em dezembro, 2.350 estrangeiros visitaram o estado.

Leia:

+https://veja.abril.com.br/brasil/area-de-garimpo-na-amazonia-cresceu-quase-uma-cidade-de-curitiba-em-2022

Conheça os passeios do novo roteiro

Leia:

+https://veja.abril.com.br/coluna/temporadas/globo-estreia-a-minisserie-8216-serra-pelada-a-saga-do-ouro-8217/


Tenha acesso Digital Completo em todos os sites e apps Abril, incluido acervos.

ASSINE POR APENAS R$ 5,99Visite VEJA para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional do Ex-combatente

O Dia Nacional do Ex-combatente foi criado por meio da Lei nº 5.315, de 12 de setembro de 1967, reg...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online