DIÁRIO na estrada: 7 lugares para conhecer em Minas Gerais
O DIÁRIO DO RIO trabalha para trazer dicas dos mais diversos tipos para quem quer conhecer o Rio de Janeiro. No entanto, muitos cariocas gostam de realizar viagens rápidas, para destinos não tão distantes do estado – sejam bate-volta rápidos de carro ou não.
Por isso, selecionamos uma lista de cidades em Minas Gerais, estado vizinho ao Rio, cuja experiência de uma viagem rápida pode ser muito proveitosa. Confira:
Fama
Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintzFama está localizada no Sul de Minas Gerais às margens do Lago de Furnas. Uma região que com muitas belezas naturais. Um dos destaques é a Passarela do Lago, que liga o centro ao crescente Bairro Jardim São Pedro. Além de facilitar a vida dos moradores, a obra se tornou um ponto turístico por sua beleza e já é considerada o novo cartão postal da cidade.
Um dos destaques da press trip foi o Cruzeiro Mar de Minas, saindo da cidade de Fama e atravessando o lago até Capitólio. A proposta é criar três tipos de pacotes para serem comercializados em dois, três ou cinco dias. Os pacotes para a alta temporada de dezembro, janeiro e fevereiro devem começar a ser divulgados em breve.
Capitólio
Foto: Prefeitura de Capitólio/DivulgaçãoMuito famoso entre os turistas – e destino do Cruzeiro Mar de Minas -, Capitólio é um município localizado no sul de Minas Gerais e fica a cerca de 635 quilômetros do Rio. A região é banhada pelo Lago de Furnas, que é um dos principais destinos turísticos da cidade. Entre as principais atrações estão as cachoeiras, como a Canela de Ema e a Cachoeira da Capivara, e passeios de lancha pelo Lago de Furnas.
Cássia
Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintz Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintzA cidade de Cássia, localizada na região sudoeste de Minas Gerais, se destaca pelo turismo religioso. Ela tem o maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia. O templo foi inaugurado em 2022. Trata-se de uma igreja principal com capacidade para 7 mil fiéis, além de estacionamento para mil carros e 200 ônibus e uma estrutura complementar para apoio aos turistas que inclui centro comercial, restaurante e a réplica da casa de Santa Rita, onde morou a religiosa italiana.
Com quase 18 mil habitantes, Cássia atrai todos os anos multidões de romeiros na tradicional festa da padroeira realizada no dia 22 de maio.
Claraval
Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintz Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintzClaraval é uma pequena cidade localizada no estado de Minas Gerais, ideal para quem deseja relaxar e aproveitar momentos de paz. Um dos destaques da região é o Mosteiro de Claraval, uma edificação em estilo neogótico, construído nas décadas de 1950 e 1960.
Considerado o principal ponto turístico do município, o local é aberto à visitação de segunda a sexta-feira e possui loja própria na qual é possível adquirir produtos fabricados pelos monges, como licores, geleias e quitandas.
Pimenta
Foto: Larissa Ventura/DIÁRIO DO RIOPimenta fica às margens do Lago de Furnas. Além do Lago, que é chama atenção pela beleza, existem dezenas de cachoeiras na região. A cidade oferece o cenário perfeito para quem quer fugir da agitação das grandes capitais. No Complexo Turístico e de Lazer de Pimenta, fica o monumento do Cristo Acolhedor, que pode ser visto de praticamente todos os pontos da cidade, além de ser visível também da Rodovia 050, que liga Pimenta à capital, Belo Horizonte.
Santo Hilário
Foto: Acervo Secult/ codemge/LinaMintzSanto Hilário é um distrito turístico no Lago de Furnas. A cidade oferece cachoeiras e caminhadas na natureza com diferentes graus de dificuldade e paisagens encantadoras. Um dos atrativos que se destacam no município é o passeio de chalana, uma ótima opção para quem quer conhecer o “mar de Minas” e os arredores da cidade, com paradas para banho e vista das belezas naturais.
Carrancas
Foto: Larissa Ventura/DIÁRIO DO RIOOutro destino que vale o destaque em Minas Gerais é Carrancas. Mais distante da região do Mar de Minas e das outras cidades citadas na lista, ela fica a cerca de 411 quilômetros do Rio e foi destino do DIÁRIO DO RIO em press-trip em dezembro de 2024. A cidade se destaca pelas belezas naturais. São dezenas de cachoeiras, poços e escorregadores naturais. Quem visitar, pode reconhecer alguns cenários, pois alguns montes e grutas, chapadas e canyons, foram usados em gravações de novelas e filmes, como Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009) e Império (2014).
Inverno em Minas: conheça roteiros para viagens rápidas partindo do RJ
Conhecendo Minas
Na última semana, o DIÁRIO esteve, a convite do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em uma press-trip com cerca de 30 jornais e portais pensada para promover os destinos do Mar de Minas e da Serra da Canastra. Os convidados, divididos em grupos, passaram por Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fama, Cruzeiro Mar de Minas, Pimenta, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Santo Hilário, todos inseridos em uma região que tem o Lago de Furnas e a Serra da Canastra como protagonistas.
O Lago de Furnas, com seus 1.440 km², com suas ilhas, cânions e praias de água doce, é símbolo do potencial turístico náutico da região, como passeios de lancha, caiaque, stand-up paddle e jet ski, além de ser um ponto de pesca esportiva. Entre as atividades propostas envolvendo turismo náutico e ecoturismo na região estão o Cruzeiro Mar de Minas, um passeio de chalana em Santo Hilário, uma experiência náutica em Capitólio, birdwatching (observação de pássaros) na Serra da Canastra, visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, com visita à nascente do rio São Francisco e à cachoeira Casca d’Anta, banhos em cachoeiras como a do Quilombo, em São João Batista do Glória, passeio de quadriciclo e tour na represa de Furnas.
Nessa região, o turismo de experiência inclui ainda a experiência do café especial da planta à xícara no Tulha de Minas, em Capitólio, e no Meliponário e Apiário Pé da Serra, em São José da Barra, visitas aos ateliês o Q’Faço, em São João Batista do Glória, Cerâmica Santa Rita, em Santa Rita de Cássia, e Casa do Artesão, em Pimenta, às queijarias Roça da Cidade, em São Roque de Minas, Porto Canastra e Vale da Gurita, em Delfinópolis, e ao Mosteiro Cisterciense, em Claraval.
Visite Diário do Rio para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
Como fazer
Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
(João 7:38)
Bíblia Online