O 36º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul teve início nesta quinta (24) e segue até sábado (26). O evento, que reúne jovens de 10 a 27 anos, tem como objetivo escolher representantes da cultura campeira e da tradição gaúcha. A estimativa é que o Entrevero atraia mais de 2 mil pessoas, entre participantes e representantes de entidades de 24 regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
As atividades dos primeiros dois dias aconteceram no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação do DTG Noel Guarany. A abertura oficial, as provas escritas e a Despedida da Gestão de Peões 2024/2025 ocorreram na quinta (24). Já a sexta foi dedicada às provas artísticas de todas as categorias. As apresentações foram realizadas de forma simultânea em três locais: Centro de Convenções, Salão Imembuí do Prédio da Retoria e no Prédio 74 C (Centro de Ciências Sociais e Humanas).
O estudante de 18 anos, Felipe Gianichini Zamuner, apresentou-se na categoria Peão, e representou o CTG Província de São Pedro, de Tapes. “Para mim, é sempre uma honra tudo isso. Ontem nós tivemos a integração entre os peões, que é um momento de fazer amizades e conhecer pessoas de todos os cantos do Rio Grande”, disse Felipe.
As provas de Piá aconteceram no prédio 74C, com os participantes mais novos. Gabriel De Abreu Dambrós, 12 anos, natural de Ijuí, apresentou-se nesta categoria com gaita e dança. Gabriel está acostumado a participar de eventos da cultura gaúcha e já recebeu o título de Piá Farroupilha da 9ª Região. Agora, ele busca o título de Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Os pais de Gabriel, Rodrigo Dambrós e Paola Braz de Abreu, acompanharam-no no 36º Entrevero e acreditam que a participação é de extrema importância e que envolvem dedicação e liderança. “A gente fica com muito orgulho, porque nós trabalhamos e não temos tempo para nos dedicarmos. Ele conseguiu sozinho se organizar e está aqui por mérito próprio”, contou a mãe.
O Peão do Estado e representante do DTG Noel Guarany, Matheus Goggia, destacou que pela primeira vez o Entrevero aconteceu na UFSM. Matheus lembrou que outras atividades estavam programadas para ocorrer, em 2020, na Universidade, porém, em virtude da pandemia, não puderam se concretizar. “Que bom que agora, cinco anos depois, a gente tem a oportunidade de receber na nossa casa um evento desse tamanho, que recebe o Rio Grande tradicionalista”, comemorou.
A presidente da Comissão Executiva do Evento e Patroa do DTG Noel Guarany, Verônica Loterensete Padoin, afirmou que a realização do Entrevero é a materialização do trabalho que o projeto de extensão realiza ao longo de anos, e destacou a parceria com a UFSM: “A Universidade não mede esforços para nos atender e conseguir fornecer a estrutura que a gente necessita. Ela é a nossa casa maior e nós nos orgulhamos de sempre levar o nome da UFSM por onde a gente vai”.
O Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul segue até sábado (26) no CTG Sentinela da Querência e no Ginásio do Clube Dores.
Texto: Ellen Schwade, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Vinícius Maeda, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias
Salão Imbembuí, na Reitoria, foi o local das provas da categoria guri Competidores mais novos encararam as provas da categoria piá no prédio 74 Divulgue este conteúdo: https://ufsm.br/r-1-68905 Copiar para área de transferênciaPublicações Relacionadas
Publicações Recentes
UFSM Sem: campanha promove o respeito dentro da universidade Inscrições abertas para intercâmbio de graduação pela AUGM no segundo semestre de 2025 Coordenadores de projetos de pesquisa podem solicitar cotas de bolsas no edital ITI Unificado PRPGP divulga edital IC Unificado Projeto de extensão Mediações Artístico/Educativas oferece oficinas gratuitas Estudantes do curso Técnico em Paisagismo participam de momento de escuta e conversa sobre retorno das atividades acadêmicasVisite Universidade Federal de Santa Maria para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
Como fazer
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online