Adeus, baliza: DetranRS retira a etapa do exame de direção

Adeus, baliza: DetranRS retira a etapa do exame de direção

Detran-RS confirma mudanças no exame prático de direção e retira a baliza entre as etapas obrigatórias; veja o que passa a valer.

Publicado por Matheus Azevedo em 4 de fevereiro de 2026

Quem está tirando a primeira Carteira Nacional de Habilitação no Rio Grande do Sul vai encontrar mudanças importantes na prova prática.

O DetranRS confirmou que o exame não contará mais com a etapa de baliza, seguindo novas diretrizes definidas em âmbito nacional.

A alteração ocorre após a divulgação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado no domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito.

A autarquia estadual adotou oficialmente o novo modelo nesta terça-feira (3), com aplicação imediata a partir de quarta-feira (4).

Foco do exame passa a ser a condução no trânsito

Com a atualização, a avaliação prática passa a observar exclusivamente o desempenho do candidato em circulação real.

Durante a prova, o examinador acompanha a condução do veículo em vias públicas, analisando critérios como atenção às regras de trânsito, controle do carro, fluidez, segurança e tomada de decisões.

O trajeto permanece semelhante ao que já era utilizado anteriormente, sem mudanças no grau de dificuldade ou na duração do percurso.

A diferença é que a manobra de baliza deixa de ser considerada um requisito obrigatório para aprovação.

Ao fim do exame, o candidato ainda realiza uma manobra simples de estacionamento, utilizada apenas como complemento da avaliação, sem o peso eliminatório que a baliza possuía anteriormente.

Foto: Imagem gerada por IA

Mudança na baliza segue resolução nacional

A decisão do Detran gaúcho está alinhada ao Manual Brasileiro de Exames de Direção e à Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito, que instituiu a CNH do Brasil e promoveu ajustes nas regras de formação de condutores em todo o país.

Com isso, o Rio Grande do Sul passa a integrar o grupo de estados que adotam um modelo de prova prática mais voltado à realidade do trânsito diário, priorizando o comportamento do motorista em situações reais de circulação.

O que dizem os instrutores sobre o fim da baliza

Estados que não exigem mais a baliza na prova prática

E você, como avalia o fim da baliza no estado? Comente

Notificar de novos comentários de acompanhamento novas respostas aos meus comentários Label Nome* Email Salvar meus dados para a próxima vez que eu comentar Salvar meus dados para a próxima vez que eu comentar Label Nome* Email Salvar meus dados para a próxima vez que eu comentar Salvar meus dados para a próxima vez que eu comentar Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp Escrito por

Matheus Azevedo

Visite GARAGEM 360 para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Agente de Defesa Ambiental

Em 06 de fevereiro comemoramos o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalh...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
(Jeremias 29:11)
Bíblia Online