A-A+Alceu Valença completará 80 anos de idade em 1º de julho de 2026 - Foto: Rodrigo Mazuco/Divulgação

O tempo em si não tem fim/Não tem começo/Mesmo pensado ao avesso/ Não se pode mensurar”, embola, em versos, Alceu Valença, em sua canção “Embolada do Tempo”.

Parecendo um eterno menino – travesso, diga-se de passagem –, Alceu parece não ter visto (ou sentido) o tempo passar: em 1º de julho de 2026 (conhecido como “ano que vem”), o artista completa 80 anos de idade, com vigor físico e entusiasmo que não ficaram no passado.

Leia também

• Tiny Desk Brasil: João Gomes leva piseiro para a estreia do projeto musical

• João Gomes, Alceu Valença, Amaro Freitas, Pupillo: pernambucanos faturam Prêmio da Música Brasileira

Turnê dos 80
“Não sei se vou fazer 8 ou 80”, brinca o cantor e compositor pernambucano, mostrando que, realmente, a contagem do tempo, para ele, não é algo que lhe aflige. Muito pelo contrário, se celebra.

E o artista irá comemorar suas oito décadas de vida com a turnê “Alceu 80 Girassóis”, que pegará a estrada entre março e junho de 2026, passando por dez capitais brasileiras.

O anúncio foi feito nesta terça (7), em coletiva de imprensa para jornalistas e convidados, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (SP), que contou com apresentação da atriz paraibana Isadora Cruz e um pocket show de Alceu.

“Alceu 80 Girassóis” está com passagens previstas pelas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). No Recife, a apresentação está marcada para o dia 15 de maio de 2026.

A pré-venda dos ingressos começou ontem no site de Alceu Valença (alceuvalenca.com.br), e é exclusiva para clientes Banco do Brasil. Para o público em geral, os ingressos começam a ser vendidos a partir da próxima sexta (10).

Trajetória
Alceu lançou-se ao Brasil como artista em 1972, no VII Festival Internacional da Canção - FIC, quando defendeu, no Maracanãzinho, junto a Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro, a sua música “Papagaio do Futuro”. Não por acaso, no primeiro verso, o artista canta: “Estou montado no futuro indicativo”. Sempre ele, o tempo.

Filho ilustre de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, Alceu Paiva Valença cresceu e foi assimilando, do seu entorno, toda a matéria-prima que veio a desaguar, poética e musicalmente, como sua obra artística, que está em canções, poemas, crônicas e também no cinema, como é o caso do filme “Luneta do Tempo” (2014), cujo roteiro e direção são assinados por ele.

Na música de Alceu, encontra-se a síntese dos aboios e toadas dos cantadores agrestinos, do coco e do baião, do frevo que incendeia as ruas do Recife e as ladeiras de Olinda no Carnaval, também, o acento ibérico e mouro que atravessa o Nordeste, e até mesmo o rock e psicodelia que praticamente toda a sua turma vivenciava, nos anos 1970, e que permeia seus primeiros álbuns.

Repertório
Dos anos 1970 para cá, Alceu foi consolidando uma identidade musical muito própria, criando – sozinho ou em parceria – canções que não envelheceram com o tempo.

Canções que, na verdade, foram ganhando mais adeptos e fãs ao longo dos anos. Dos oito (ou menos) aos 80 (ou mais), Alceu é um desses artífices da MPB cuja obra se mantém viva, acesa, e é reverenciada por gerações.

No setlist clássico de Alceu, que se estenderá para a turnê “Alceu 80 Girassóis”, estarão as suas principais canções: “Anunciação”, “Tropicana”, “Belle de Jour”, “Como Dois Animais”, “Coração Bobo”, entre outras, que serão alinhavadas no show, segundo o próprio, como que em um roteiro cinematográfico.

Reportar Erro

Veja também

Mais lidas

1Notícias

Manutenção emergencial da Compesa deixará bairros do Recife sem abastecimento de água; veja lista

2Cultura+

"A Fazenda 17": enquete aponta disputa apertada na terceira roça do programa

3Sabores

Neste Dia do Nordestino (8), conheça alguns dos pratos mais representativos de cada estado

4Notícias

IFPE abre 4.567 vagas em cursos técnicos e de nível superior para processo de ingresso 2026.1

5Economia

Abono Pis/Pasep terá lote extra em outubro; entenda

Blogs & Colunistas

Marcella Balthar

O alerta que vem da Europa e o desafio do Brasil diante da crise climática

Folha Pet

Shopping promove evento de adoção de pets neste domingo (12)

Tecnologia e Games

REC’n’Play 2025 aporta no Bairro do Recife entre os dias 15 e 18 de outubro

Vida Plena

Hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, podem causar doenças como câncer de mama?

Visite Folha PE para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Aniversário do Jogo Pac-Man

Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico cri...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online