Gripen da FAB passa por testes de lançamento de bombas em Natal
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Saab concluíram os testes de lançamento de bombas com o caça F-39 Gripen durante a Operação Thor, realizada na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. A campanha teve como foco a validação da separação segura de armamentos ar-solo, etapa necessária para ampliar a capacidade operacional da aeronave.
Os ensaios analisaram o comportamento das bombas no momento da liberação, garantindo que o desprendimento ocorra de forma previsível e sem interferir na integridade do caça. Esse instante é considerado crítico, pois fenômenos aerodinâmicos podem afetar tanto o armamento quanto a aeronave.
Segundo o coordenador-geral da Operação Thor, Coronel Aviador Alisson Henrique Vieira, o processo exige avaliação detalhada antes da liberação operacional. “Por vezes, podem ocorrer fenômenos aerodinâmicos que interferem neste processo e geram situações de insegurança ou até mesmo danos à aeronave. Por isso, tudo é minuciosamente analisado para a validação, permitindo prosseguir com segurança até a liberação para uso operacional”, afirmou.
Todos os voos da campanha foram realizados com a aeronave de matrícula 4100, pertencente ao Gripen Flight Test Center, em Gavião Peixoto (SP). Parte dos lançamentos foi conduzida pelo Major Aviador Thiago Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que se tornou o primeiro piloto brasileiro a lançar bombas com o F-39 Gripen.
As atividades ocorreram no estande de tiro de Maxaranguape, ao norte de Natal, com acompanhamento em tempo real por equipes em solo. Os militares atuaram na preparação dos alvos, na coordenação das missões e no registro de imagens para análise da separação do armamento e dos pontos de impacto.
Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAERA Operação Thor encerrou uma etapa relevante do desenvolvimento do Gripen no Brasil. De acordo com o chefe de Ensaios em Voo da Saab, Mikael Olsson, o país tornou-se o primeiro a realizar a separação das bombas Mk84 e Lizard 500 guiada a laser a partir do caça. “The data obtained reinforces how the aircraft significantly expands the operational capability of the Brazilian Air Force”, destacou.
Com a conclusão dos testes, o F-39 Gripen avança no processo de integração de armamentos ar-solo, etapa necessária para atingir plena capacidade operacional em missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento.
Visite Aeroflap para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » ronaro marinho
- » clarissa brandao
- » gabriel leite
- » julia lloyd
- » colegio sao matheus
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
Como fazer
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
(Jeremias 29:11)
Bíblia Online