Paraná amplia malha de concreto para 755 km
Estado acelera obras e mais que dobra extensão de rodovias em concreto, pavimento mais resistente e com menor custo de manutenção
O
Governo
do
Estado
alcançou
um
novo
marco
no
fortalecimento
da
infraestrutura
rodoviária
ao
completar
755
quilômetros
de
rodovias
com
obras
de
pavimentação
ou
duplicação
em
concreto
em
diferentes
fases
de
execução
em
todo
o
Paraná.
O
número
representa
um
aumento
de
mais
de
50%
em
apenas
seis
meses,
no
comparativo
com
os 500
quilômetros
deste
tipo
de
pavimento
registrados
em
junho.
O
investimento
total
já
é
superior
a
R$
3,3
bilhões.
Segundo
o
governador
Carlos
Massa
Ratinho
Junior,
o
novo
modelo
de
pavimentação
em
concreto
foi
adotado
no
Paraná
por
priorizar
soluções
de
infraestrutura
que
trazem
durabilidade,
segurança
e
eficiência
logística
para
o
Paraná.
“O
concreto
tem
vida
útil
muito
maior
que
o
asfalto
convencional
e
reduz
os
custos
de
manutenção
ao
longo
do
tempo,
além
de
oferecer
mais
segurança
aos
motoristas
e
maior
robustez
para
o
escoamento
da
nossa
produção,
que
é
uma
das
mais
competitivas
do
País”,
afirma.
De
acordo
com
ele,
a
iniciativa
surgiu
da
necessidade
de
superar
gargalos
logísticos
históricos
ao
agregar
soluções
tecnológicas
cuja
eficiência
já
foi
comprovada
em
países
desenvolvidos,
cujas
rodovias
resistem
ao
tráfego
pesado
e
às
intempéries.
“Isso
atende
a
necessidade
dos
nossos
agricultores,
transportadores
e
famílias
que
dependem
de
estradas
mais
seguras
e
confiáveis
todos
os
dias.
É
uma
obra
para
o
futuro,
que
gera
desenvolvimento
econômico
e
melhora
a
qualidade
de
vida
da
população”,
acrescenta.
A
expansão
contínua
destes
projetos
envolve
ações
coordenadas
pela
Secretaria
da
Infraestrutura
e
Logística,
por
meio
do
Departamento
de
Estradas
de
Rodagem
do
Paraná
(DER/PR),
e
Agência
de
Assuntos
Metropolitanos
do
Paraná
(AMEP),
responsáveis
pelo
avanço
de
projetos
estruturantes
em
todas
as
regiões
do
Estado.
Entre
os
novos
empreendimentos
está
a
duplicação
da
Rodovia
da
Uva
(PR-417),
entre
Curitiba
e
Colombo.
O
trecho
de
4,5
quilômetros
prevê
a
restauração
em
concreto
da
pista
atual
e
a
construção
de
uma
nova
pista
no
mesmo
material,
além
da
implantação
de
quatro
novos
viadutos,
vias
marginais,
rotatórias,
ponte
ampliada
e
passarela.
O
projeto
será
contratado
na
modalidade
semi-integrada,
com
elaboração
do
projeto
executivo
e
execução
da
obra
em
um
prazo
estimado
de
21
meses.
Outro
empreendimento
estratégico
é
a
duplicação
da
PR-170,
no
principal
acesso
a
Guarapuava,
na
região
Centro-Sul.
A
intervenção
contempla
a
duplicação
de
aproximadamente
nove
quilômetros
da
via
principal,
a
construção
de
quase
10
quilômetros
de
marginais,
novos
viadutos,
alças
de
acesso,
ponte
sobre
o
Rio
Jordão
e
melhorias
ambientais
e
de
segurança
viária.
O
projeto
técnico
foi
doado
ao
Estado
pela
Associação
Comercial
e
Empresarial
de
Guarapuava
(Acig)
e
a
Cooperativa
Agrária,
cujos
comerciantes
e
produtores
associados
deverão
se
beneficiar
diretamente
da
ampliação
rodoviária
devido
à
redução
de
custos
para
chegada
de
insumos
e
envio
de
produtos.
A
proposta
já
está
acompanhada
de
estudos
ambientais,
orçamentos
e
memoriais
estruturais.
Na
região
Oeste,
o
Governo
do
Estado
avançou
com
a
restauração
e
ampliação
das
PR-239
e
PR-317,
entre
Assis
Chateaubriand
e
Toledo,
somando
mais
de
40
quilômetros.
O
edital
publicado
em
setembro
prevê
a
aplicação
da
técnica
whitetopping
–
em
que
a
camada
de
concreto
é
aplicada
sobre
o
asfalto.
As
obras
incluem
alargamento
das
faixas,
acostamentos,
terceiras
faixas,
novas
vias
marginais
no
perímetro
urbano
de
Assis
Chateaubriand
e
três
viadutos
para
reorganizar
o
fluxo
de
tráfego.
O
prazo
estimado
é
de
26
meses
após
a
contratação
da
empresa.
Outra
frente
importante
ocorre
no
Vale
do
Ivaí,
com
a
restauração
e
ampliação
da
PR-272,
entre
Mauá
da
Serra
e
Lidianópolis,
que
prevê
a
execução
de
54,8
quilômetros
em
pavimento
rígido.
A
obra,
com
edital
já
publicado,
inclui
acostamentos
de
2,5
metros,
terceiras
faixas,
correções
geométricas
e
a
construção
de
viadutos
e
cruzamento
com
rotatórias
alongadas
em
diferentes
municípios.
O
pacote
contempla
ainda
novas
vias
marginais,
modernização
da
drenagem,
dispositivos
de
segurança
e
iluminação.
O
novo
balanço
também
incorpora
70,1
quilômetros
planejados
para
a
restauração
da
PR-317,
entre
o
Rio
Paranapanema
e
Iguaraçu,
no
Noroeste
do
Paraná.
O
trecho
está
dividido
em
três
segmentos
e
beneficia
os
municípios
de
Santo
Inácio,
Cafeara,
Nossa
Senhora
das
Graças
e
Santa
Fé,
reforçando
um
corredor
essencial
para
o
escoamento
da
produção
regional.
Na
mesma
região,
o
Estado
vai
restaurar
a
PR-463
entre
Nova
Esperança
e
Santo
Inácio,
em
uma
etapa
complementar
à
PR-317.
Serão
76,6
quilômetros
modernizados
em
quatro
segmentos,
com
restauração
estrutural,
melhorias
geométricas,
novas
faixas
e
duplicação
em
parte
da
extensão,
criando
uma
ligação
mais
segura
e
eficiente
entre
os
municípios
atendidos
pelo
traçado.
Outra
obra
que
vai
acontecer
no
futuro
é
a
continuidade
da
duplicação
em
concreto
da
Rodovia
dos
Minérios,
entre
o
centro
de
Almirante
Tamandaré
e
o
Jardim
Areias.
Obras
mais
avançadas
As
novas
obras
viabilizadas
nos
últimos
seis
meses
se
somam
a
outros
500
quilômetros
de
rodovias
já
pavimentadas
em
concreto
ou
com
obras
em
andamento
em
todo
o
Paraná.
Entre
as
principais
intervenções
finalizadas
estão
o whitetopping
da
PRC-280,
no
Sudoeste,
um
corredor
de
quase
150
quilômetros de
General
Carneiro
até
Pato
Branco;
a
duplicação
do
Contorno
Oeste
de
Cascavel; a
pavimentação
entre
Goioerê
e
Quarto
Centenário;
e
o
primeiro
trecho
entregue
da
Rodovia
dos
Minérios.
Em
obras
estão
a
duplicação
e
restauração
da
PRC-466,
de
Guarapuava
até
Pitanga,
em
três
lotes
distintos,
sendo
o
primeiro,
de
Guarapuava
a
Palmeirinha,
com 87%
da
obra
concluída;
a
duplicação
em
concreto
da
PR-412,
no
Litoral
(Matinhos
a
Pontal
do
Paraná),
em
estágio
inicial;
a
nova
etapa
de
modernização
da
Rodovia
dos
Minérios
(PR-092),
na
Região
Metropolitana,
já
perto
da
conclusão;
e
a
restauração
da
PR-151,
entre
Ponta
Grossa
e
Palmeira,
nos
Campos
Gerais.
Também
já
estavam
incluídos
dois
grandes
projetos
conduzidos
pela
Amep
na
Região
Metropolitana
de
Curitiba:
a
nova
ligação
entre
Mandirituba
e
São
José
dos
Pinhais,
que
já
está
em
50%,
e
o
prolongamento
da
PR-423,
que
liga
a
divisa
de
Curitiba
com
Fazenda
Rio
Grande
até
Araucária,
conhecido
como
novo
Contorno
Sul
da
Capital,
cujo
projeto
está
na
fase
de
obtenção
da
licença
ambiental
para
início
das
obras.
Confira
a
lista
completa
das
obras
em
concreto
no
Paraná:
Obras
concluídas:
Duplicação da Rodovia dos Minérios entre Curitiba e Almirante Tamandaré – R$ 152,3 milhões – 4,74 km
Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel – R$ 123,8 milhões – 19,07 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e Clevelândia – R$ 188,2 milhões – 45 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e General Carneiro – R$ 154,6 milhões – 59,55 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Clevelândia a Pato Branco – R$ 180,9 milhões – 37,49 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário – R$ 65,8 milhões – 11,13 km
Obras
em
andamento:
Duplicação
da
PRC-466
entre
Pitanga
e
Turvo
–
R$
514,2
milhões
–
45,5
km
Duplicação da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha – R$ 293,7 milhões – 27,02 km
Duplicação da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava – R$ 139,7 milhões – 11,52 km
Duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná – R$ 274,5 milhões – 14,28 km
Ampliação e restauração das PRC-487 e PR-460 entre Nova Tebas e Pitanga – R$ 267,8 milhões – 51,52 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-151 – Ponta Grossa a Palmeira – R$ 257,2 milhões – 32,71 km
Fase 2 da duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré – R$ 50,7 milhões – 1,28 km
Nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais entre a BR-116 e a BR-376 – R$ 96,8 milhões – 26 km
Novo Contorno Sul entre Curitiba e Araucária – R$ 355,5 milhões – 9,37 km (fase de licenciamento ambiental)
Obras em licitação:
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas – R$ 231 milhões – 43,05 km
Fase 3 da duplicação da Rodovia dos Minérios – orçamento sigiloso – 8,3 km
Duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) entre Curitiba e Colombo – orçamento sigiloso – 4,52 km
Restauração e ampliação da PR-239 e PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo – orçamento sigiloso – 40,09 km
Restauração e ampliação da PR-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis (Porto Ubá) – orçamento sigiloso – 54,81 km
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Manoel Ribas e Lidianópolis – orçamento sigiloso – 51,86 km
Obras projetadas:
Duplicação da PR-170 em Guarapuava (Agrárias) – 9 km
Restauração e ampliação da PR-317 entre o Rio Paranapanema e Iguaraçu – 70,13 km
Restauração e ampliação da PR-463 entre Nova Esperança e Santo Inácio – 76,6 km
governador Carlos Massa Ratinho JuniorGovPrjcorreioJornal Correio do povojornalismoNotíciasnovidadesParanáúltimas notícias ShareVisite Jornal Correio do Povo para ler a matéria completa.Últimas Buscas
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(Jó 19:25)
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