Um fim de semana perfeito em Holambra
Holambra ostenta o título de “cidade das flores” e não é à toa: além de ser uma das maiores produtoras de flores e plantas do país, também abriga a Expoflora, a maior feira do gênero na América Latina.
Esse é apenas um dos traços que marcam a colonização holandesa na região, relativamente recente, tendo ocorrido no final da década de 1940. Da arquitetura até a culinária, a cidade do interior paulista é uma boa oportunidade de apreciar a cultura dos Países Baixos aqui mesmo do Brasil.
Atrações em Holambra
A cidade já manifesta a influência dos imigrantes europeus no portal de entrada da cidade. Chegando no centro, dá para deixar o carro de lado e andar a pé.
Portal de Holambra (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)Partindo da Alameda Maurício Nassau, você pode começar o passeio pela Praça Vitória Régia e seguir até o Deck do Amor, onde os casais costumam colocar cadeados, da mesma forma que é feito na Pont des Arts, em Paris.
Se a visita for em setembro, também é possível conhecer a Expoflora, que ocorre aos finais de semana em um centro de eventos próximo ao parque. Ao lado desse espaço, fica localizado o Corredor de Guarda Chuvas e algumas estátuas temáticas. Um ponto mais calmo e ótimo para fotos.
Com entrada franca durante a Expoflora e com o ingresso de R$ 12 no resto do ano, o Museu de Holambra conta um pouco da história da imigração holandesa no Brasil.
Moinho Povos Unidos (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)Na mesma alameda está o Moinho Povos Unidos, com diversas exposições sobre a importância dos moinhos na cultura holandesa. Ainda no centro da cidade, é possível visitar o Memorial do Imigrante, o Boulevard Holandês, a Praça Nossa Prainha e o Parque Van Gogh.
Para visitar as plantações de flores, vai ser necessário fugir um pouco área urbana. Entre os plantios que oferecem passeios pagos, as opções são o Macena Flores (que também conta com estufas para visitação) e o Bloemen Park, que deixa você transitar livremente pelo parque, que também é pet-friendly.
Estufas no Bloemen Park (Bloemen Park/Divulgação)Para as refeições, duas opções são a Tratterie Holandesa e o The Old Dutch. Deixe sobremesa para o Vanilla Ice, que produz o sorvete de rosas, uma iguaria da cidade.
Como chegar em Holambra?
Localizada a 130 km da capital paulista, o percurso leva cerca de duas horas. O trajeto recomendado começa pela Rodovia dos Bandeirantes até a cidade de Valinhos, para acessar as rodovias José Magalhães Teixeira, Dom Pedro I e Governador Ademar Pereira de Barros.
Mesmo que Holambra não seja muito grande, nem todos lugares são acessíveis a pé, então um bate e volta de carro é a melhor pedida.
Para quem vem de fora do estado, o aeroporto mais próximo é o de Viracopos, em Campinas, que fica a cerca de 40 km de Holambra.
Melhor época para visitar Holambra
Mesmo que os campos e flores sejam uma atração o ano todo, o auge da visitação segue sendo entre agosto e setembro em função da Expoflora. As férias escolares e o período de primavera e verão também são movimentados.
Veja um guia completo de Holambra
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking Reserve seu voo Reserve hospedagem no Airbnb Ache um passeio na Civitatis Alugue um carroVisite viagemeturismo.abril para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » colegio sao matheus
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
Como fazer
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão.
(Zacarias 7:9)
Bíblia Online