CGE-GO entrega 1º Prêmio de Ouvidoria Pública
CGE-GO entrega 1º Prêmio de Ouvidoria Pública
Última Atualização em 31 de março de 2025 Categoria Notícias, Notícias - Governo AbertoEntrega de troféus e lançamento da Ouvidoria da Mulher Servidora marcam cerimônia de reconhecimento ao trabalho das ouvidorias setoriais
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) encerrou, na manhã desta sexta-feira (28), o ciclo de premiações do Programa de Compliance Público de 2024 (PCP), com a entrega do 1º Prêmio de Ouvidoria Pública. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO).
O PCP já contemplou secretarias, autarquias e empresas públicas com os eixos de Governança, Ética e Transparência. Já o reconhecimento às ouvidorias setoriais da administração pública foi programado para coincidir com o mês do Ouvidor, já que o dia internacional desse profissional é celebrado em 16 de março.
“Este é um reconhecimento ao trabalho dos agentes públicos que fazem o diálogo entre a população e o governo, que muitas vezes se torna distante em função de tanta burocracia. É uma atuação essencial, porque a partir dessa comunicação, o governo pode subsidiar mudanças e novas políticas públicas”, reconheceu o secretário-chefe da CGE, Marcus Tadeu, ao abrir o evento.
O subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho, que vem conduzindo mudanças nas ouvidorias públicas desde 2023, incluindo a reestruturação e adoção de um novo sistema de gestão das manifestações, destacou que além de quantificar é preciso constatar se a ouvidoria cumpriu seu papel. “A devolutiva para o cidadão, ou público interno, é muito importante. É preciso ouvir a sua resposta final, saber se teve sua demanda resolvida, se foi orientado”.
“O prêmio reconhece os esforços dos ouvidores e as boas práticas que as ouvidorias de Goiás têm feito no decorrer do ano, mas também visa incentivar melhorias e inovações”, considerou a gerente de Ouvidoria da CGE, Haleária Alencar.
Ouvidoria da Mulher Servidora
Haleária anunciou ainda o lançamento oficial da Ouvidoria da Mulher Servidora e da Rede de Ouvidorias da Mulher do Poder Executivo Estadual de Goiás, que mais uma vez colocam Goiás entre os pioneiros do país.
“Atualmente, apenas dois estados possuem a Ouvidoria da Mulher: Ceará e Paraná. Goiás é o terceiro e mostra seu compromisso em promover igualdade, ambiente seguro e acolhimento às mulheres servidoras que sofreram qualquer tipo de violência, assédio ou discriminação dentro do ambiente de trabalho”, informou.
A Ouvidoria da Mulher Servidora já foi institucionalizada por decreto. Agora um grupo de trabalho definirá suas normativas, instruções, fluxos e processos, para que o atendimento pelo novo canal de comunicação seja iniciado. “Esse grupo de trabalho é composto exclusivamente por ouvidoras, com ampla atuação e experiência no tema. Então acreditamos que dentro de um mês teremos todas essas definições”, revelou.
MODELO ÚNICO
Além da entrega dos troféus, divididos nas categorias Diamante, Ouro e Prata, a cerimônia foi marcada ainda por palestra da presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Adriana Alvim. A especialista falou da importância das ouvidorias no fortalecimento da gestão pública e na garantia dos direitos do cidadão.
Alvim fez questão de destacar que as ouvidorias brasileiras apresentam hoje um modelo diferenciado e único, de amplo espectro de atuação, à exemplo da CGE-GO. “Desenvolvemos a expertise de realizar o acolhimento das demandas, praticando a escuta qualificada e a comunicação produtiva, e temos uma das maiores redes de ouvidoria do mundo”, revelou.
A ouvidora ainda elencou os desafios acerca da missão das ouvidorias, como estabelecer um ambiente seguro e isento aos manifestantes, e reiterou a relevância do trabalho das ouvidorias. “Ouvir é uma arte, e nem sempre nas relações, em especial no trabalho, as pessoas são consideradas o mais importante. E percebemos um movimento importante das ouvidorias no Brasil, um fortalecimento, que se dá pela atuação dos ouvidores, pela legitimidade daqueles que nos procuram e pela mudança na atuação dos gestores”, completou Alvim.
LISTA DAS OUVIDORIAS PREMIADAS:
Troféu Prata
Goiás Turismo
Detran
Secretaria da Retomada
Secretaria de Comunicação
Secretaria do Entorno do DF
Secretaria de Governo/ Governadoria
Troféu Ouro
Secretaria de Relações Institucionais
Goiás Gás
Vice-Governadoria
Agência Brasil Central
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Economia
Troféu Diamante
Ceasa
Secretaria de Saúde
OVG
GoiásTelecom
Goiás Fomento
UEG
Secretaria de Educação
Secretaria de Administração
Agência de Habitação – Agehab
Metrobus
Goiás Prev
Iquego
PGE
Saneago
Secretaria de Cultura
Juceg
AGR
Secretaria de Desenvolvimento Social
Casa Civil
Agrodefesa
Emater
Controladoria-Geral do Estado
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Tecnologia e Inovação
Secretaria de Segurança Pública
Goinfra
Fapeg
Codego
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás
Visite goias para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » simonetti
- » homem e condenado a mais de 20 anos por estupro de...
- » nilson marostica administrou terra roxa em?
- » quem foram os prefeito de terra roxa?
- » cledson nascimento
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
Como fazer