Alunos concluem curso do Senar na cidade de Arauá

Compartilhar Dênio Leite entrega certificado ao aluno Lenaldo Rodrigues (Fotos: Divulgação Senar)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Sergipe e a Prefeitura de Arauá realizaram a entrega de certificados a 110 alunos dos cursos de operador de máquinas agrícolas, informática básica e corte e costura. A solenidade aconteceu na sede da prefeitura na última quarta-feira, 21.

O curso de informática básica teve carga horária de 40 horas e faz parte do programa de Inclusão Digital do SENAR. A capacitação ofereceu as pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessem a internet e busquem as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de seus negócios. Já o de corte e costura foi direcionado para esposas e filhas de agricultores rurais. 

Com carga horária de 40 horas as aulas foram teóricas e práticas. No curso as participantes aprendem traçar, cortar e costurar. O curso de operador de máquinas agrícolas capacitou um público que atualmente tem papel fundamental no processo da agricultura uma vez que a execução das atividades programadas com o uso da tecnologia é de sua responsabilidade.

Eduardo Sobral entregando certificado a Nazaré Tavares

Com a certificação profissional agora os formandos estão mais próximos da chance de entrar no mercado de trabalho. A aluna do curso de informática básica Tatiana Trindade Santos aprendeu a utilizar os programas Excel, a formatar textos e acessar a internet. “Leva o aprendizado para a minha vida profissional, sei que essa capacitação vai me ajudar e em breve estarei no mercado de trabalho”.

Mesmo já sabendo manusear programas de computador o estudante Lenaldo Rodrigues contou que aprofundou seu conhecimento e tirou algumas dúvidas. “Como pretendo ir morar em São Paulo no final deste ano, acredito que o curso melhorou meu curriculum”. Esse foi o primeiro curso promovido pelo SENAR que ele participou, mas até ir embora, Lenaldo vai aproveitar outras oportunidades. “Já sei que outros cursos serão implantados em Arauá, vou aproveitar para participar e ficar mais preparado para o mercado de trabalho”, assegurou.

Gregório Duvivier se apresenta neste sábado, 6, em Aracaju

Quintal du Samba estreia em Aracaju com shows de Escandurras, Mary…

UFS recebe 5ª edição do Ciclo de Atualização em Nutrição e Produção…

Valdiene Oliveira tinha habilidade com costura, mas não com corte de tecido, então, quando soube da abertura do curso de corte e costura aproveitou para profissionalizar-se. “Como pretendo trabalhar por conta própria quanto mais eu soube melhor”, observou. Durante o curso ela confeccionou camisetas e shorts. “Com a prática vou aperfeiçoando meu trabalho e vou começar a ter minha renda”.

Ao parabenizar os formandos e seus familiares, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), Eduardo Sobral retratou a importância das oportunidades. “Quando as pessoas fazem o curso tem mais condição de acessar o mercado de trabalho e ganhar um salário melhor do que ganharia se não tivesse uma profissão. E a qualificação profissional é uma oportunidade para que as pessoas encontrem novos caminhos”, salientou.

Na oportunidade ele anunciou mais cursos para a população de Arauá. “Já autorizamos os cursos de corte e costura, fruticultor e informática básica e até o final do primeiro semestre deste ano estamos disponibilizando mais 10 cursos para a cidade de Arauá, lembrando que não há custos para os alunos, nem para a prefeitura”, adiantou.

Para o superintendente do SENAR Sergipe Dênio Leite foi muito gratificante chegar ao encerramento de novas turmas. “Nessas capacitações, as pessoas têm a possibilidade de trabalhar para outras empresas, como também podem se tornar empreendedoras. É ótimo ver também em cada rosto a emoção ao finalizar o curso e ter novas perspectivas na vida profissional. Isso é resultado do nosso trabalho, que é feito em equipe”, destacou.

Representando a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, o coordenador do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, Melquíades Freitas lembrou que o aprendizado é a melhor ferramenta para entrar no mercado de trabalho. “Conhecimento ninguém tira de nós e cursos não tem faltado para a população, então, que vocês possam continuar trilhando o caminho do aprendizado”.

A prefeita de Arauá, Ana Helena agradeceu a parceria com o SENAR Sergipe e garantiu que todos os cursos oferecidos serão disponibilizados para a população. “Todas as capacitações que oferecemos contou com a participação maciça da população, então, não podemos desperdiçar uma oferta como a que Eduardo Sobral está nos fazendo. É dever de um gestor cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo ao entregar esses certificados”.

Fonte: Ascom Senar

CompartilharVisite Infonet para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Repórter Fotográfico

No dia 02 de setembro é comemorado o dia do repórter fotográfico, o profissional que consegue reg...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
(João 14:13)
Bíblia Online