De capela submersa a menor igreja das Américas: cidade catarinense encanta turistas
Siderópolis, localizada na região Sul do estado, reúne atrações religiosas, natureza exuberante e passeios ferroviários
Torre da igreja é um dos cartões-postais que movimenta o turismo em Siderópolis – Foto: Divulgação/Thiago Dassi/NDO turismo em Siderópolis vem ganhando cada vez destaque no Sul de Santa Catarina. Uma das primeiras colônias italianas no Brasil, que em 1958 se transformou em município, a cidade atrai visitantes pelas paisagens naturais com cachoeiras e montanhas, pela gastronomia típica e pelo turismo religioso, impulsionado pelo Santuário e pela imagem de Nossa Senhora de Fátima, inaugurados em 2012.
Com pouco menos de 14 mil habitantes, a cidade também atrai visitantes por meio dos trilhos, em passeios organizados pelo Museu Ferroviário de Tubarão. Diante do sucesso, o município busca recursos para a construção de uma estação de trem que ofereça mais conforto e segurança aos turistas.
Destaques do turismo em Siderópolis:
Para quem pretende conhecer a cidade, montamos um guia com dicas imperdíveis de passeios e o que fazer em Siderópolis — desde atrações religiosas até experiências gastronômicas e culturais que revelam a essência do município. Confira:
Parque Aguaí e a menor igreja das Américas
O Parque do Aguaí é um dos principais destinos turísticos em Siderópolis, inclusive para quem chega na maria-fumaça. O Aguaí Santuário Ecológico é uma propriedade privada, localizada próximo à Barragem do Rio São Bento e a cerca de 7 km do Centro de Nova Veneza, outro polo turístico do Sul catarinense.
“Somos um parque com atividades ao ar livre, possuímos trilhas, pedalinho, caiaque, tirolesa, passeio de gôndola, espaço com animais, também temos espaço gastronômico com almoço típico Italiano e Café com Mistura”.
O espaço foi idealizado em 2002 por Beto Ferreira, com o propósito de oferecer lazer em meio à natureza, em uma área de 135 mil metros quadrados. O local também abriga a única gôndola navegável do Brasil e a menor igreja das Américas, com apenas 4,24 m², dedicada a São Francisco de Assis.
A menor igreja das Américas é outro atrativo do turismo em Siderópolis – Foto: Parque Aguaí/DivulgaçãoIgreja submersa em meio à paisagem exuberante
A Barragem do Rio São Bento, inaugurada em 2006, é outro ponto turístico muito procurado em Siderópolis. Cercado por montanhas, o local é o maior reservatório de água do Sul de Santa Catarina, com um lago artificial de 450 hectares — o equivalente a 500 campos de futebol.
Como parte da história, está a Capela de São Pedro, quase toda submersa pelas águas, restando apenas a torre, que se mantém visível e atrai visitantes ao local.
Capela de São Pedro segue de pé na Barragem do Rio São Bento – Foto: Divulgação/Thiago Dassi/NDDa gruta ao santuário
O turismo religioso em Siderópolis vai além da menor igreja das Américas. Na parte de trás da Barragem do Rio São Bento, encontra-se a Gruta da Serrinha, que em dezembro de 1954 recebeu definitivamente a imagem da Imaculada Conceição da Virgem Maria, durante missa celebrada pelo padre Amilcar Gabriel. O espaço, em meio à natureza, é um dos cartões-postais da cidade.
Siderópolis ainda abriga o Santuário e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, inaugurados em maio de 2012, às margens da rodovia SC-445, que liga o município a Criciúma. O espaço fica atrás da Capela São Francisco de Assis, na Vila São Jorge.
Trata-se de uma imagem imponente, com 21,5 metros de altura, acessada pelos turistas por meio de um caminho de peregrinação. Ao todo, o monumento possui 28 metros de altura. “A imagem foi esculpida pelo artista plástico Osvaldo Zanini (de Florianópolis), no ano de 2010. E o santuário foi construído por pedreiros da comunidade”, explica a Prefeitura.
O santuário está aberto à visitação diariamente das 8h às 19h.
Gruta da Serrinha é um dos pontos turísticos de Siderópolis – Foto: Prefeitura de Siderópolis/DivulgaçãoTúnel cercado de mistérios e passeios pela ferrovia centenária
As visitas em Siderópolis também podem ser feitas de trem, em vagões temáticos puxados por uma maria-fumaça alemã fabricada em 1954. Os passeios do Expresso Belluno, que partem de Tubarão ou Criciúma, percorrem os trilhos da FTC (Ferrovia Tereza Cristina), ferrovia inaugurada em 1884.
Atualmente, os turistas descem em uma área improvisada no bairro Rio Fiorita, próximo ao Recreio do Trabalhador — espaço que também comporta os oito ônibus que conduzem visitantes aos roteiros turísticos da cidade. De lá, seguem para diferentes atrações, incluindo a gastronomia com café colonial no Parque Aguaí.
Túnel de pedras de Siderópolis foi construído na década de 1940 – Foto: Divulgação/Museu Ferroviário de Tubarão/NDUm dos pontos altos do passeio é a travessia do túnel construído em 1944 para acelerar o escoamento do carvão. O local é símbolo da cidade e envolve lendas urbanas que despertam curiosidade.
Para conhecer mais atrações da cidade, conheça o Portal do Turismo de Siderópolis.
Santa Catarina Siderópolis EconomiaVisite ND Mais para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
Como fazer
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
(Mateus 11:28)
Bíblia Online