Renato Becker Florianópolis
Compartilhe
Enviar no WhatsApp Seguir Receba as principais notícias no WhatsApp Flores da Cunha sofre com destelhamentos e que da de estruturas Foto: Vídeo: @portalleouve/Instagram/Reprodução/ND MaisA influência de um ciclone extratropical no Litoral do Rio Grande do Sul está causando destelhamentos e queda de estruturas. Um vídeo mostra comunidade de Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha, na Serra gaúcha, após ser atingida pela tempestade, nesta segunda-feira (8).
Veja o vídeo dos estragos em Flores da Cunha
https://static.ndmais.com.br/2025/12/Cidade-do-RS-tem-primeiros-estragos-causados-por-ciclone-extratropical.mp4Flores da Cunha, cidade da Serra gaúcha, foi afetada pelos estragos da tempestade após influência de ciclone extratropical Vídeo: @portalleouve/Instagram/Reprodução/ND Mais
As imagens mostram os primeiros estragos relacionados à atuação de um ciclone extratropical previsto para ganhar força sobre o estado entre terça-feira (9) e quarta-feira (10).
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. SeguirA formação do sistema deve provocar chuva volumosa e rajadas intensas de vento em diferentes regiões gaúchas, com risco maior nas áreas próximas ao litoral e à Lagoa dos Patos.
De acordo com alertas da Defesa Civil estadual e projeções meteorológicas citadas pelo jornal Correio do Povo, o fenômeno é considerado incomum para o mês de dezembro e exige atenção especial da população, sobretudo em áreas já afetadas por temporais e em locais com estruturas mais vulneráveis a ventos fortes.
Vídeo registra primeiros estragos do ciclone extratropical no RS
Nas imagens publicadas em rede social, é possível ver telhados parcialmente arrancados e partes de estruturas metálicas ou de cobertura retorcidas pelo vento, além de destroços espalhados pelo chão.
Flores da Cunha sofre com destelhamentos e que da de estruturas Foto: @portalleouve/Instagram/Reprodução/ND MaisO ciclone intenso se forma sobre o Rio Grande do Sul e atravessa o estado de Oeste para Leste, com previsão de rajadas de 80 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho.
Na faixa costeira e no entorno da Lagoa dos Patos, o vento pode chegar a 100 km/h a 120 km/h ou mais, especialmente na quarta-feira, quando o sistema estará mais intenso junto ao litoral.
Porto Alegre pode registrar rajadas entre 70 km/h e 90 km/h, com valores maiores nas áreas próximas ao Guaíba.
No “paredão” dos Aparados da Serra e da Serra Gaúcha, as projeções indicam vento que pode alcançar 130 km/h.
A instabilidade também se estende para Santa Catarina, Paraná e partes de São Paulo e Sul de Minas Gerais, com influência em forma de vento forte e chuva em diferentes intensidades.
Defesa Civil emite alertas e orienta moradores
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos sucessivos para instabilidades com raios e eventual queda de granizo nas regiões Centro, Vales, Serra e em áreas próximas da Região Metropolitana de Porto Alegre, recomendando que a população evite áreas de risco e busque abrigo seguro durante temporais. Em caso de emergência, os órgãos de resposta pedem que sejam acionados os telefones 190 ou 193.
Flores da Cunha sofre com destelhamentos e que da de estruturas Foto: @portalleouve/Instagram/Reprodução/ND MaisNos próximos dias, a atuação do ciclone extratropical deve trazer chuva forte a pontualmente muito intensa, com acumulados que podem chegar a 120 mm por dia em regiões como Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte, além de rajadas de 80 km/h a 110 km/h em diferentes pontos do estado. Há ainda condições para temporais isolados com queda de granizo, especialmente no Norte, Nordeste, Vales e Serra.
A tendência é que, a partir de quinta-feira (11), o sistema se desloque gradualmente para alto-mar, reduzindo a intensidade do vento, embora o mar siga agitado e com ressaca na costa gaúcha por algumas horas.
Enquanto isso, a recomendação das autoridades é acompanhar os alertas oficiais e revisar telhados, calhas e estruturas soltas que possam ser arremessadas com a ventania.
Com informações de Correio do Povo
Tópicos relacionados
Visite ND Mais para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » colegio sao matheus
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
Como fazer
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
(Jó 19:25)
Bíblia Online