Renato Becker Florianópolis
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Enviar no WhatsApp Seguir Receba as principais notícias no WhatsApp Ponte de Guaratuba será alternativa as balsas que fazem a ligação entre as cidadesFoto: Governo do Estado do Paraná/Reprodução/ND MaisA Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, vai ser uma alternativa o ferry-boat entre Matinhos e Guaratuba, eliminando filas e encurtando o deslocamento diário de moradores e turistas.
O projeto ultrapassa 1,2 km, soma acessos que elevam a intervenção a pouco mais de 3 km e prevê quatro faixas de tráfego, calçadas com ciclovia e guarda-corpos, em obra conduzida pelo Consórcio Nova Ponte e investimento público de quase R$ 400 milhões.
A obra já ultrapassou os 70% de execução e a liberação ao tráfego é projetada para abril de 2026.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. SeguirA obra da Ponte de Guaratuba venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2025, categoria Ponte Rodoviária, concedido pelo Instituto de Engenharia em parceria com a ConVisão CNC.
Obra acelera e instala estais no vão central
O trecho estaiado, de 320 metros, com vão principal de 160 metros sobre o canal de navegação, entrou em fase visível: em setembro foram instalados cinco estais, e cada mastro receberá 12 cabos para sustentar o tabuleiro.
Pelo método de balanços sucessivos, o vão já soma 118 m executados, enquanto o pré-moldado registra 13 vãos concluídos (554,9 m). No total, a ponte terá 23 vãos: 20 no pré-moldado e três no estaiado.
Obra da Ponte de Guaratuba está 73% concluída
O empreendimento alcançou 73% em setembro, com frentes simultâneas em estrutura. A obra chega a 3,07 km considerando todos os acessos. Publicação setorial indica avanço a 75% e confirma abril de 2026 como data de entrega.
Fim das balsas e impacto regional com a Ponte de Guaratuba
Ao substituir as balsas da PR-412, a ponte desarma gargalos típicos da alta temporada e reordena a mobilidade no litoral, com quatro faixas para veículos.
A obra tem duas faixas de segurança em cada sentido e passeios com ciclovia, um desenho pensado para reduzir tempo de viagem, dar previsibilidade ao transporte e estimular turismo e serviços nas duas margens.
Acessos e soluções de engenharia
Nos acessos, operacionalmente denominados “lado Matinhos” e “lado Guaratuba”, seguem terraplenagem, drenagem e pavimentação.
Há rebaixamento de morro no acesso ao Centro de Guaratuba, com 10 mil m² de contenções já executados, e implantação de solo reforçado com paramento em placas para vencer a grande diferença de nível entre a ponte e a rodovia.
A fabricação de vigas longarinas já atingiu 132 das 164 previstas, com 120 lançadas.
Medidas ambientais da megaobra
O projeto agrega dispositivos para travessia segura da fauna, com dois pontos principais definidos por estudos de atropelamentos, monitoramento e presença de espécies ao longo da PR-412.
As estruturas combinam bueiros de 1,20 metros, rampas, lajes, alambrados de direcionamento e plataformas secas, mitigando impactos e reconectando fragmentos florestais.
Linha do tempo e marcos da Ponte de Guaratuba
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Ponte de Guaratuba foi entregue em 2019; o edital de contratação integrada saiu em 1º de julho de 2022, definindo ponte de 1.244 metros com seção estaiada de 320 metros.
Mapa alternativas de traçado para a ponte de Guaratuba Foto: Governo do Estado do Paraná/Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná/Reprodução/ND MaisEm 2024, a licença de instalação foi emitida, iniciando fundações. Em 2025, a obra bateu 50% e, depois, 73% de execução, com aumento de equipes em três turnos.
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Como fazer
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo.
(Salmos 23:4)
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