Ana Júlia Kamchen Blumenau

Compartilhe

Enviar no WhatsApp Seguir Receba as principais notícias no WhatsApp Vereador de Blumenau investigado por ‘rachadinha’ sai da prisão horas após prisão em flagranteFoto: Reprodução/Redes Sociais/ND Mais

O vereador Almir Vieira (PP), investigado pela Polícia Civil em uma operação que apura suspeitas de rachadinha, corrupção e lavagem de dinheiro, foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (3), em Blumenau, e levado ao 23º Batalhão de Infantaria.

No período da tarde, o Ministério Público se manifestou favoravelmente à concessão da liberdade provisória, e o parlamentar foi solto.

Corrupção, rachadinha e lavagem de dinheiro

Almir teve o gabinete revistado na Câmara Municipal durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão da operação Happy Nation, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir Corrupção e lavagem de dinheiro: delegado detalha operação que investiga vereador de Blumenau Foto: Milena Bender/ND Mais

A ação envolveu mais de 40 policiais civis e foi realizada em Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema, com o cumprimento de mais de 30 mandados de busca e apreensão.

A ação é conduzida pela DIC (Delegacia de Investigações Criminais) de Blumenau, em conjunto com a DECRIM (Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais).

https://static.ndmais.com.br/2026/02/vereador-de-blumenau-e-alvo-de-operacao-por-suspeita-de-desvio-de-dinheiro-publico-2.mp4

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (3)Vídeo: Milena Bender/ND Mais

Segundo o delegado André Gustavo Marafiga Costa, responsável pelo caso, a investigação teve início ainda em 2024, a partir de informações repassadas por um colaborador.

O trabalho passou a ser aprofundado pelas equipes especializadas da DIC e da DECRIM, que apuram crimes ligados à administração pública e à ocultação de recursos ilícitos.

https://static.ndmais.com.br/2026/02/vereador-de-blumenau-e-alvo-de-operacao-por-suspeita-de-desvio-de-dinheiro-publico-1.mp4

Polícia Civil esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira (3)Vídeo: Milena Bender/ND Mais

Quais crimes estão sendo investigados

De acordo com a Polícia Civil, a apuração envolve indícios dos seguintes crimes:

O delegado explicou que a “rachadinha”, no contexto da investigação, está relacionado à apropriação de parte da remuneração de servidores indicados politicamente.

Polícia Civil na Câmara de Vereadores de Blumenau Foto: Milena Bender/ND Mais

Como o esquema funcionaria, segundo a investigação

Embora detalhes mais sensíveis não tenham sido divulgados, o delegado confirmou que há indícios de que cargos indicados politicamente estariam ligados ao esquema.

“A princípio, existia uma indicação de cargos políticos, e esses cargos indicados teriam que disponibilizar uma parte do salário como pagamento pela vaga”, explicou.

Ainda conforme a investigação, o grupo também é suspeito de atuar na intermediação e facilitação de contratos, envolvendo empresas terceirizadas, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

O que diz a Câmara de Vereadores de Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau divulgou nota oficial informando que policiais civis estiveram na Casa Legislativa na manhã desta terça-feira (3) para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Segundo o Legislativo, a ação ocorreu em dois gabinetes parlamentares.

De acordo com a Câmara, até o momento não há confirmação de apreensão de materiais ou documentos. A nota destaca ainda que a investigação em andamento apura eventuais condutas individuais de vereadores e/ou assessores, sem qualquer direcionamento institucional contra a Câmara de Vereadores de Blumenau.

“O Legislativo Municipal reforça que colabora integralmente com as investigações, colocando-se à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários, dentro dos limites legais”, informou a Casa, que também afirmou aguardar informações oficiais da Polícia Civil para obter mais detalhes sobre a operação.

Na nota, a Câmara reafirma o compromisso com a transparência, a legalidade e o pleno funcionamento das atividades parlamentares, destacando que a instituição segue exercendo normalmente suas atribuições constitucionais e administrativas.

O que diz o vereador Almir Vieira

Nota do vereador de Blumenau, Almir Vieira (PP), investigado por “rachadinha”Foto: Divulgação/Redes Sociais/ND Mais

O vereador Almir Vieira (PP) também se manifestou por meio de nota oficial. Ele confirmou que, na manhã desta terça-feira (3), foi cumprido um mandado de busca e apreensão em seu gabinete, por determinação da Justiça.

No comunicado, o parlamentar afirmou que está à disposição das autoridades e que confia plenamente no trabalho da Justiça, acreditando que todos os fatos serão esclarecidos no momento oportuno.

“Assim que houver acesso a mais informações oficiais sobre o ocorrido, estas serão divulgadas com total transparência”, diz a nota. O vereador reiterou ainda seu compromisso com a legalidade, a ética e o respeito às instituições.

Tópicos relacionados

Visite ND Mais para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Datiloscopista

Dia 05 de fevereiro é o dia do Datiloscopista. Comemoração de brasileiros, conforme DECRETO Nº ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
(2 Timóteo 1:7)
Bíblia Online