VÍDEOS: Veja o momento exato do tornado que destruiu cidade no Paraná

Gizelle Santos Florianópolis

Compartilhe

Enviar no WhatsApp Seguir Receba as principais notícias no WhatsApp Tornado que atingiu o Paraná deixou mais de 400 pessoas ficaram feridasFoto: Reprodução/ND Mais

Vídeos publicados na rede social X (antigo Twitter) na sexta-feira (7) mostram o momento exato da passagem do tornado que atingiu o Paraná, destruindo grande parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do estado. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno deixou 6 mortos mortos, mais de 400 pessoas feridas e duas desaparecidas. Os números estão sendo atualizados a cada momento.

O governo estadual mobilizou uma força-tarefa para atender as vítimas e coordenar ações de resgate e reconstrução. O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que o tornado foi classificado como de nível 3 na escala Fujita, com ventos que ultrapassaram 250 km/h. O governo federal iniciou mobilização de ajuda humanitária.

View this post on Instagram
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Pessoa filma o tornado arrancando o telhado da oficina no Paraná. A natureza é bruta. pic.twitter.com/shoanHsc7u

— Pedro Ronchi 🇧🇷 (@PedroRonchi2) November 8, 2025

Tornado que atingiu o Paraná se desloca para o oceano

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi formado por uma supercélula — um tipo especial de tempestade que pode durar até seis horas e percorrer centenas de quilômetros. É o que informa o canal UOL.

Essas formações são as mais intensas entre os tipos de tempestade e estão associadas à ocorrência de tornados de grande potência.

Tornando que atingiu o Paraná causa ventos que ultrapassam 250km/hFoto: Sandro Alex/Instagram/Reprodução/ND Mais

O fenômeno destruiu cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, provocando colapso na rede elétrica, destelhamento de casas, queda de postes e destruição de veículos.

O Climatempo informou que o sistema atmosférico que deu origem ao tornado está associado a uma frente fria e pode causar rajadas de vento acima de 100 km/h em outros estados da Região Sul e Sudeste, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Imagens de destruição causada pelo tornado que atingiu o ParanáFoto: Divulgação/Bombeiros/Paraná/ND Mais

A previsão indica que o fenômeno deve se deslocar pelo oceano até domingo (9), influenciando também o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Tópicos relacionados

Visite ND Mais para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional do Supermercado

O dia 12 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Supermercado porque justamente nesta data,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
(Colossenses 1:15)
Bíblia Online