Primeira neve do ano em Santa Catarina foi mais intensa que a de 2024, afirmam especialistas

Primeiro episódio de neve em Santa Catarina acumulou até 2 cm nesta quinta (29) e marcou uma das tardes mais frias em décadas

Primeira ocorrência de neve em SC de 2025 foi mais intensa que a do último ano – Foto: Divulgação/Sérgio Felipe Rodrigues

A tão esperada neve em SC foi registrada na manhã desta quinta-feira (29) e transformou a paisagem da Serra Catarinense.

Quatro cidades do Estado — São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra — amanheceram cobertas por uma fina camada branca, provocada pela primeira ocorrência do fenômeno em 2025.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, embora tenha nevado nas mesmas localidades, este ano, o volume foi superior a 2024. “[Em 2024] até nevou nessas localidades, só que foi com pouca intensidade”, pontua. Neste ano, porém, a neve veio com mais força. “Este ano foi bem significativo o volume da neve. Chegou a 1 ou 2 centímetros acumulados”, afirma Scheuer.

Neve atingiu região serrana na manhã desta quinta-feira (29) – Foto: Divulgação/Sérgio Felipe Rodrigues

Neve em SC atinge cidades acima de 400 metros

O engenheiro-agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, aponta que o maior acúmulo de neve em SC foi registrado na Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, devido à altitude superior a 1.400 metros.

As cidades de São Joaquim, Urupema e Urubici também registraram o fenômeno por estarem em grandes altitudes. “Principalmente entre São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici, que ficam acima de 400 metros”, explica.

Coutinho relembra que a neve em SC no mês de maio, antes mesmo do inverno, não é incomum. Em 2022, por exemplo, o fenômeno foi mais intenso que o deste ano. “Não é frequente, mas não é raro nevar em maio. A de maio de 2022 foi bem mais forte que essa”, relata.

Neve na Serra do Rio do Rastro – Foto: Divulgação/Sérgio Felipe Rodrigues

Ainda vai ter neve em SC nos próximos?

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, apesar das temperaturas continuarem baixas nos próximos dias, não há mais condições para novas ocorrências de neve em SC. “Não há mais condições para nevar”, reforça o meteorologista.

Ronaldo Coutinho ainda destacou outro fato marcante: a tarde desta quinta-feira (29) foi a terceira mais fria já registrada em um mês de maio na Serra Catarinense. “Em 71 anos, a máxima do dia foi 3,9°C e a tarde foi 2,6°C. Na Climaterra, também foi a tarde mais fria já registrada, com 3,1°C”, afirma.

Segundo o engenheiro-agrônomo da Climaterra, desde 1979 não havia um registro tão gelado. “Então, de 1955 até hoje, na estação de São Joaquim, só tivemos três tardes frias assim: 1979, 1962 e hoje”, completa.

Ciclone extratropical impulsionou a neve no Planalto Norte em 2013 – Foto: Divulgação/ND

Há 10 anos, SC registrava a mais ampla ocorrência de neve

Entre os dias 22 e 25 de julho de 2013, ocorreu o episódio de neve em SC mais amplo já registrado pela Epagri/Ciram, atingindo 126 municípios, incluindo regiões onde o fenômeno é raro, como o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis, foi a primeira vez que se registrou neve oficialmente.

O evento também afetou outros estados do Sul do Brasil e países vizinhos, causando prejuízos significativos, especialmente no Planalto Norte, onde houve acúmulo de neve e chuva congelada. A disponibilidade de câmeras digitais e a rápida divulgação de imagens na internet facilitaram o registro do fenômeno, embora não se possa afirmar que não tenham ocorrido eventos similares no passado.

A neve foi causada por um ciclone extratropical próximo à costa, associado a um sistema frontal e a um anticiclone intenso, que provocou o fenômeno da friagem, levando ar frio até o norte do país. Esse padrão atmosférico é considerado clássico para a ocorrência de neve e sua ampla abrangência se deve à intensidade dos sistemas meteorológicos envolvidos, bem como à posição do ciclone extratropical.

Episódios de neve são mais comuns em regiões de latitudes médias e altas, mas no Brasil ocorrem principalmente no Sul e em partes do Sudeste, especialmente em Santa Catarina, devido à sua localização em zona temperada e relevo acidentado, com altitudes que ultrapassam 1.000 metros no Planalto.

As nevadas são mais frequentes no inverno (julho e agosto), sendo o Planalto Sul a região com mais registros, como em São Joaquim e Urupema. A Epagri/Ciram monitora o fenômeno desde os anos 1990, diferenciando nevadas brasileiras das nevascas típicas de países mais frios.

Leia mais Santa Catarina São Joaquim Urubici Bom Jardim da Serra Urupema Turismo Meio AmbienteVisite ND Mais para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia da União Européia

A União Europeia (UE) é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes situ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz, por sua confiança nele.
(Romanos 15:13)
Bíblia Online