A espécie rara encontrada em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foi encaminhada ao o Instituto Felinos do Aguaí, localizado em Siderópolis, Sul do estado
O gato-do-mato melânico foi encaminhado ao Instituto Felinos do Aguaí, especializado em gatos silvestres da fauna brasileira, localizado em Siderópolis – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/NDO filhote de gato-do-mato melânico encontrado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, ganhou um novo lar. A espécie rara foi encaminhada ao o Instituto Felinos do Aguaí, especializado em gatos silvestres da fauna brasileira, localizado em Siderópolis, no Sul catarinense.
Antes, no entanto, o “panterinha” como foi apelidado nas redes sociais, precisou passar por um período de recuperação numa clínica veterinária conveniada à Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente).
Segundo a Prefeitura de Jaraguá do Sul, no momento do resgate, feito por um morador do bairro Santa Luzia no dia 26 de setembro, o gato estava bastante debilitado. Após recolhido pela Fujama, o animal passou por exames e estava desnutrido e anêmico.
“A princípio houve dúvidas se era um gato doméstico ou silvestre. Consultamos um especialista em felinos silvestres do Brasil, que identificou como um gato-do-mato-pequeno (Leopardus gutulus) com melanismo, uma condição genética que escurece a pelagem”, explicou Christian Raboch, biólogo da fundação.
Agora, Raboch espera que o pequeno seja reintegrado à natureza. “O instituto faz um trabalho bem legal de reabilitação. Eles trabalham com o objetivo de devolver os animais ao seu habitat natural. É claro que isso depende das condições de cada um”.
Conforme o especialista, se isso não for possível, o animal é encaminhado a algum zoológico ou outro mantenedor ligado ao IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina).
Instituto Felinos do Aguaí
O Instituto Felinos do Aguaí é credenciado pelo IMA. O órgão é dedicado à conservação dos felinos silvestres que estão entre as espécies mais ameaçadas do mundo, afetados principalmente pela perda do seu habitat.
O projeto é realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez Unidades de Conservação estaduais do estado de Santa Catarina.
Veja fotos de como está a “panterinha”:
Jaraguá do SulVisite ND Mais para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
- » pousada em querencia mt
- » remições do rio negro
- » emprego em osvaldo cruz sp
- » macaubas
- » ultimas noticias valparaiso sp
- » video irmao
Como fazer
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online