Parte da equipe que trabalhou na produção do Globo Repórter especial da Chapada Diamantina — Foto: Divulgação/TV Bahia
O ano de 2025 marca os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Globo Repórter, programa jornalístico da TV Globo, desembarca na região famosa por trilhas e cachoeiras para contar muitas histórias aos telespectadores. A edição vai ao ar na próxima sexta-feira (2), após a novela Vale Tudo, e vai mostrar que as terras que um dia foram garimpos passaram por inúmeras transformações.
Depois da busca por diamantes e outras pedras preciosas, surgiu o turismo e, com ele, inúmeras possibilidades. Nas terras férteis nasceram plantações de morangos, amoras e outras frutas vermelhas, além de vinícolas com rótulos premiados.
O programa apresentará um orquidário, com mais de 1600 espécies nativas preservadas e espaço para voltar a ser criança, brincar de balanço e até voar de balão de frente para o Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da região.
O Globo Repórter destacará também a sempre-viva, flor típica da Chapada Diamantina, um passeio de barco pelo Pantanal dos Marimbus, o desenvolvimento de jogos educativos em uma comunidade quilombola e o trabalho de preservação ambiental, como um todo, necessário para manter o ecossistema de modo sustentável.
Durante quase 20 dias, a reportagem percorreu vários municípios e visitou lugares famosos, como a Fazenda Pratinha, em Iraquara, com grutas de água cristalina e muita aventura, e um mosteiro em Mundo Novo, onde o silêncio dos monges atrai quem busca uma ligação especial com o divino e desligamento da agitação dos grandes centros urbanos.
“Encontramos uma Chapada de oportunidades e muito próspera, onde se produz vinho, frutas vermelhas e cada mais se aprende a importância de preservar . Saímos do óbvio e fomos atrás de um refúgio de religiosos, de um pantanal que é único na Bahia e de histórias místicas e inspiradoras", resumiu a repórter Camila Marinho, que participou do especial.
O programa é uma produção da TV Globo juntamente com a TV Bahia. A equipe responsável pelo especial é composta por Camila Marinho, as produtoras e editoras Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, a diretora Gisele Machado, o assistente Lélio Monteiro e o cinegrafista Piero Caputo.
LEIA TAMBÉM:
2 de 2 Bastidores da gravação do Globo Repórter na Chapada Diamantina — Foto: Camila MarinhoBastidores da gravação do Globo Repórter na Chapada Diamantina — Foto: Camila Marinho
Cultivo de oliveiras na Chapada Diamantina é o destaque do quadro 'agricultura da Bahia'
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
23 vídeosVisite g1 para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » rosane da silva santos
- » belterra para
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
Como fazer
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online