Início » Minas Gerais » Felício dos Santos


Felício dos Santos - Minas Gerais



Felício dos Santos (antiga Grota Grande) faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 18º04′38" sul e a uma longitude 43º14′49" oeste, estando a uma altitude de 740 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.692 habitantes. Possui uma área de 360km². Também é uma rua na cidade de Guarulhos.

História da cidade de PRIMITIVOS HABITANTES: O início do povoamento de Felício dos Santos deu-se em 1913, quando por ali passavam os tropeiros vindos de Rio Vermelho, Coluna e cidades vizinhas, em demanda de centro consumidor mais importante na região, para venderem os seus produtos e comprarem o necessário e o que lhes ofereciam os centros comerciais mais desenvolvidos.

Nesta época, utilizava-se unicamente do animal para montaria e transporte de cargas, o que fez do tropeiro uma figura de destaque e lendária, dado a sua importância no fluxo da economia naqueles tempos. Dentre eles destacam-se Herculano Pena, Cassiano Ricardo, Antoônio Bernado e Alexandre Lucas, que mais tarde foram residir naquela localidade, que era passagem da unica estrada de ligação daquela região. Estes tropeiros, para descanso próprio e da tropa, acampavam às margens do Ribeirão Santana, e certamente, observando aquelas terras virgens e de boa fertilidade, os motivaram a fixarem ali, para a sua exploração. Outras famílias vieram aumentar a população. Instala-se a Escola de D. Ana Leite Veloso (Donana), a primeira professora do lugar: surgem os comércios de Joaquim do Pinho e Antônio Felinto de Araújo: constroem a Capela do Sagrado Coração de Jesus, constituindo assim o novo Povoado, que até então pertencia ao distrito de Felisberto Caldeira (atual São Gonçalo do Rio Preto).

ORIGEM DO TOPÁNIMO: Esta comunidade no início de seu povoamento chamava-se "FÁBRICA DO PENA", em seguida tomando a denominação de "LARGO DO ARREPENDIDO" e mais tarde "GROTA GRANDE". Na divisão administrativa estabelecida pela Lei n°. 1.039, de 12 de dezembro de 1953, foi elevado à categoria de distrito, recebendo o nome de Felício dos Santos, em homenagem a uma ilustre família Diamantinense, permanecendo este nome mesmo depois de sua emancipação, comemorando a sua instalação definitiva em 1oº de março de 1963, dando aos seus habitantes o gentílico "FELISANTENSES" e sendo o aniversário da cidade comemorado no dia 1oº de março.

OCUPAÁÁO DO TERRITÁRIO E FATORES DETERMINANTES DO MESMO: Aqueles que ali primeiro se fixaram foram atraídos pela boa fertilidade do solo, na exploração da lavoura tradicional do milho, feijão, cana-de-açucar, arroz e mandioca, que em tempos passados foi de grande produtividade e abundância. Portanto, estes fatores foram os determinantes da ocupação, e responsáveis pelo elemento civilizado no cultivo do solo, tomando a si o encargo de rete-los e fixarem residência naquela localidade.

EMANCIPAÁÁO: O distrito foi criado em consequência da divisão administrativa estabelecida pela Lei n°. 1.039, desmembrado do território do distrito de Felisberto Caldeira a que pertencia, e mais tarde elevado à categoria de município pela Lei estadual n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, dando a sua instalação definitiva em 1oº de março de 1.963.

Fonte: Monografia Municipal - IBGE

Autor do Histórico: MARIA DE FÁTIMA CAMARGOS GUIMARÁES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Felício dos Santos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Felício dos Santos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: