Início » Minas Gerais » Itamarandiba

Município de Itamarandiba

Tudo sobre Itamarandiba - Estado de Minas Gerais


Itamarandiba é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 2735,573 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 34.527 habitantes, quem nasce em Itamarandiba (gentilício) chama-se: itamarandibano.
As coordenadas geográficas de Itamarandiba, Minas Gerais são: latitude: -17.8552 e longitude: -42.8561, atualmente a cidade é administrada por LUIZ FERNANDO ALVES do PT do B.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Itamarandiba por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Itamarandiba faz parte do estado de Minas Gerais. Possui área de 2.736km² representando 0,4665% do Estado, O,296% da Região Sudeste e 0,0322% de todo território nacional. A cidade, em franco desenvolvimento, tem sede nas coordenadas Latitude:-17º 51′ 26" e Longitude:42º 51′ 32" e sua população é de cerca de 33 mil habitantes. O município que possui extensa e diversificada base territorial situa-se no Alto Vale do Jequitinhonha, sendo um dos principais municípios dessa região. O município estende-se sobre os dominios do bioma Mata Atlântica - a leste - e Cerrado. O relevo é marcado pelas grandes chapadas e pela Serra do Espinhaço - Reserva da Biosfera-UNESCO.

A origem do município remonta ao século XVII, com a empresa do bandeiranteFernão Dias, o " Governador das Esmeraldas" que na região aportou ainda no século XVII, no processo de expansão da América Portuguesa. Inicialmente conhecida como São João Batista, Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862. No município ainda há inscrições pré-históricas situadas no Sítio Arqueológico de Campos das Flores, no distrito de Penha de França. A etimologia da palavra é de origem indigena e significa " pedra miuda que rola juntamente com as outras".

Na década de 1970, a partir de 1974, instalou-se no município de Itamarandiba a atual Aperam Bio Energia ex-Acesita Energética, que passou a iniciar o cultivo de eucalipto no município; logo depois a empresa estendeu suas atividades à áreas de outros municípios da região. Hoje Itamarandiba é um dos pólos de silvicultura no país. De acordo, com a Secretaria de Estado da Agricultura - Instituto Mineiro de Agropecuária-IMA, o município é um dos principais produtores de mudas de eucalipto do estado, com produção superior a 30 milhões de muda/ano. Já o IBGE aponta a elevada produção de carvão vegetal em Itamarandiba, o que o coloca entre os principais municípios brasileiros na produção deste subproduto. Além da eucaliptocultura, a agricultura familiar possui papel fundamental ao desenvolvimento do município. Assim a agropecuária, agricultura familiar, a silvicultura, o comércio e a prestação de serviços formam a base de sua economia.

História da cidade de ITAMARANDIBA

Indígenas, provavelmente bororos, foram os primitivos habitantes do atual Município de Itamarandiba, restando de sua presença apenas machados e cachimbos de pedra.

Controvertida é a origem da fundação da cidade, atribuída, segundo uns, a Fernão Dias Pais Leme e consolidada por paulistas e, segundo outros, nascida da necessidade de comunicação entre os habitantes da vila do Fanado, atual Minas Novas, com os de outras vilas. Acredita-se que, atraídos pela riqueza e fertilidade das terras, pioneiros aí se tenham fixado, dando origem ao povoado de São João Batista, favorecido por diversos cursos de água.

O núcleo estabeleceu na agricultura as bases da sua economia, dando início, mais tarde, a pequena atividade industrial, com o fabrico de tecidos e até botões feitos de madeira, casca de coité e caramujo, e cobertos de linha. Em 1780, já o ferro era fundido para produção de enxadas, machados, foices, pregos e cravos. As novas casas foram edificadas com alicerces de pedras e paredes de adobe ou tijolo. Construíram-se o grupo escolar e a cadeia pública. Em 1923, São João Batista recebeu o topônimo de Itamarandiba, vocábulo de origem indígena, derivado (segundo Saint-Hilaire) de ita-pedra, mirim-pequena e ndibá que se move juntamente com outras.

Formação Administrativa

O distrito foi criado pela Lei provincial nº 184, de 3 de abril de 1840; e o Município, com a denominação de São João Batista e território desmembrado do de Minas Novas, pela Lei provincial nº 1 136, de 24 de setembro de 1862, ocorrendo a instalação a 29 de março de 1865. A Lei estadual n° 1 780, de 21 de setembro de 1877, concedeu foros de cidade à vila de São João Batista, sendo a criação do distrito-sede do Município desse nome confirmada pela Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891. A Lei estadual n° 843, de 7 de setembro de 1923, mudou-lhe a designação e de seu distrito-sede para Itamarandiba. é composto de 5 distritos: Itamarandiba (sede), Aricanduva, Carbonita, Padre João Afonso. e Penha de França. é comarca desde 2 de julho de 1876, por força da Lei n° 2 209.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Itamarandiba,MG

38

Como fazer uma ligação para a cidade de Itamarandiba:

0+Operadora+38+Telefone de destino

Como ligar para Itamarandiba pela

CTBC Telecom:012 + 38 + telefone
Vivo:015 + 38 + telefone
Aerotech:017 + 38 + telefone
Claro:021 + 38 + telefone
GVT:025 + 38 + telefone
Oi Telemar:031 + 38 + telefone
TIM:041 + 38 + telefone
Sercontel:043 + 38 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Itamarandiba-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Itamarandiba Minas Gerais o CEP geral é 39670000.

Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Endereço: Rua Tabelião Andrade, 205, Centro, Itamarandiba - MG, CEP: 39670000
Telefone / Fax: (38) 3521-1804
Prefeito: LUIZ FERNANDO ALVES do PT do B

Médicos no município de Itamarandiba - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itamarandibano.

Relação de Cartórios no município de Itamarandiba MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Itamarandiba com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Itamarandiba Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Itamarandiba-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Itamarandiba

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Itamarandiba, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Itamarandiba

Emprego supervisor de viveiro, Itamarandiba – MG
Vaga cadastrada em 06/07/2019
Itamarandiba - MG

Dados da Vaga de Emprego Supervisor de Viveiro – 1331731617 Requisitos/Perfil Desejado Formação acadêmica: Agronomia, Engenharia Agronômica / Florestal. Idioma: Inglês avançado Experiência: Gestão de Pessoas (desejável). Informática: ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Itamarandiba

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Itamarandiba, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Itamarandiba do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (17/07/2019), Itamarandiba - MG:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 18º C
Humidade do Ar: 75%
Velocidade do Vento: 13 km/h

Previsão para os próximos dias:

18/07/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 17 Min: 11
19/07/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 16 Min: 8
20/07/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 18 Min: 11
21/07/2019 - Nublado. Max: 18 Min: 12
22/07/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 20 Min: 12

Municípios vizinhos de Itamarandiba

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Itamarandiba-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Aricanduva - 32.0 km
Frei Lagonegro - 36.9 km
Senador Modestino Gonçalves - 39.5 km
São Sebastião do Maranhão - 40.1 km
Carbonita - 40.2 km
Capelinha - 40.6 km
Coluna - 41.8 km
Felício dos Santos - 47.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Itamarandiba: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Itamarandiba através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-1
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-2
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-3
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-4
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-5
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-6
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-7
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-8
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-9
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-10
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-11
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-12
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-13
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-14
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-15
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-16
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-17
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-18
imagem de Itamarandiba Minas Gerais n-19

Você conhece Itamarandiba? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: