Tudo sobre Serra Azul de Minas Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Serra Azul de Minas
Coordenadas geográficas
O município de Serra Azul de Minas fica localizado na latitude -18.3602 e longitude -43.1675 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Serra Azul de Minas
Com um total de 218,595 km², Serra Azul de Minas de extensão territorial.
População de Serra Azul de Minas
De acordo com dados do IBGE, Serra Azul de Minas possui aproximadamente 4.293 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Serra Azul de Minas são chamados de serra-azulense.
Administração municipal
Prefeito atual:LEONARDO DO CARMO COELHO.
História de Serra Azul de Minas - Minas Gerais
Serra Azul de Minas faz parte do estado de Minas Gerais.
Pequeno município localizado no Estado de Minas Gerais componente de uma porção da Serra do Espinhaço Meridional (SdEM). Como a maioria das pequenas cidades do interior de Minas Gerais surgiu a partir de expedições de tropeiros no período de desbravamento do Brasil. A denominação primitiva da povoação que deu origem ao actual município de Serra Azul de Minas era Casa da Telha. O topônimo originou-se, segundo a tradição, da existência no local de um único casarão com cobertura de telhas, entre outras cobertas de capim ou palha. É um dos menores municípios em área da região do Alto do Jequitinhonha. Possui em seu acervo histórico duas pequenas capelas: Senhor Bom Jesus, cujo partido construtivo guarda os padrões coloniais e Nossa Senhora do Amparo.Tem como atração a festa da cidade realizada em Julho,em que milhares de turistas visitam a cidade para acompanhar diversas atrações,como cavalgada e bandas de nível nacional.
Serra Azul de Minas faz parte do Parque Estadual do Pico do Itambé com (840 ha), constituindo assim uma flora característica da região que é muito rica e campestre. Na região de Serra Azul de Minas podem-se encontrar diferentes fisionomias, mas o bioma que prevalece é o do cerrado. http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade]
História da cidade de Serra Azul de Minas Minas Gerais - MG
Não foi possível obter dados preciosos e concretos a respeito dos primeiros habitantes da região da Bacia do Suaçuí, onde hoje se localiza o município. Supõe-se que tenham sido os Bandeirantes desbravando os sertões em busca de riquezas minerais. Sabese que o lugar era passagem de tropeiros que se dirigiam para o Serro e Diamantina, sendo que, alguns lá se fixaram surgindo várias casas de capim. Posteriormente, Cristiano Félix de Brito doou um terreno para a Igreja Católica, onde Bernadino Gomes e João de Souza construíram uma capela sob o orago de Nossa Senhora do Rosário. Neste lugarejo o português Paulo Vieira construiu uma grande casa com cobertura de telhas, iniciando o artesanato de barro e fazendo da casa ponto comercial e pouso de tropeiros. Mais tarde, Edmundo Pascoal demoliu a capela e fez erguer a atual "Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo". Em 1962 os líderes do local conseguiram sua emancipação política, elevando-se à categoria de município, pertencente à comarca de Serro.
O topônimo "Serra Azul de Minas" foi escolhido por estar a cidade rodeada de serras, com uma tonalidade azulada.
Gentílico: serrazulense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação Casa de Telha, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, subordinado ao município de Serro, com território desmembrados os distritos de Santo Antônio do Itambé e São Gonçalo do Rio das Pedras, subordinado ao município de Serro.
Em divisão territorial datada de I-VII-1955 o distrito figura de município de Serro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada em I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Serro Azul de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Serro. Sede no atual distrito de Serra Azul de Minas ex-Casa de Telha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2007.
Alteração toponímica distrital
Casa de Telha para Serra Azul de Minas alterado, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1963.
Fonte: IBGE
DDD de Serra Azul de Minas, Minas Gerais
38
Como fazer uma ligação para Serra Azul de Minas:
0 + Operadora + 38 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 38 + telefone
- Vivo: 015 + 38 + telefone
- Aerotech: 017 + 38 + telefone
- Claro: 021 + 38 + telefone
- GVT: 025 + 38 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 38 + telefone
- TIM: 041 + 38 + telefone
- Sercontel: 043 + 38 + telefone
CEP de Serra Azul de Minas
Prefeitura Municipal de Serra Azul de MinasEndereço: Av. Geraldo Gomes de Brito, 94, Centro, Serra Azul de Minas - MG, CEP: 39165000
Telefone / Fax:(38) 3547-1222 (38) 3547-1222
Prefeito: LEONARDO DO CARMO COELHO
Hospitais em Serra Azul de Minas - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde serra-azulense.
Cartórios na cidade de Serra Azul de Minas
Acesse a lista de Cartórios em Serra Azul de Minas. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Serra Azul de Minas Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Serra Azul de Minas - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Serra Azul de Minas
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Serra Azul de Minas. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Serra Azul de Minas
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Serra Azul de Minas.
Municípios nas proximidades de Serra Azul de Minas
Confira as cidades vizinhas de Serra Azul de Minas - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: