Início » Minas Gerais » Serro

Município de Serro

Tudo sobre Serro - Estado de Minas Gerais


Serro é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 1217,813 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 20.993 habitantes, quem nasce em Serro (gentilício) chama-se: serrano.
As coordenadas geográficas de Serro, Minas Gerais são: latitude: -18.5991 e longitude: -43.3744, atualmente a cidade é administrada por GUILHERME SIMOES NEVES do PP.

Avaliação geral do município: 4.3 / 5 para Serro por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Serro faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 21.869 habitantes.

Município rodeado por serras, morros, rios e cachoeiras, o Serro se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte. É também uma importante Cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII.

Além das belezas naturais e das minas, o Serro possui um rico patrimônio histórico-cultural. O município hoje conta com diversos hotéis e pousadas. O turista pode contar com apartamentos, serviços, deliciosos cafés-da-manhã e guias para percorrer a região.

História da cidade de SERRO MINAS GERAIS Monografia - n.° 613 Ano: 1982

ASPECTOS HistóricoS

O INíCIO do povoamento do sertão dos Cataguases se deve ao espírito intrépido dos bandeirantes paulistas que, em fins do século XVII, iniciaram expedições em busca de ouro e de pedras preciosas, ou de índios para o trabalho escravo.

Segundo alguns historiadores, foi Lucas de Freitas o primeiro civilizado a penetrar em terras do atual Município de Serro. Outros atribuem o feito a Antônio Ferreira Soares, descobridor do morro que, mais tarde, se chamou Gaspar Soares. Essa versão tem base na Revista do Arquivo Público Mineiro, que menciona Antônio Soares como descobridor das minas de Serro Frio, em 1702, coadjuvado por seu filho João Soares Ferreira, pelo escrivão Manuel Correia, pelo procurador régio Baltazar Lemos de Morais Navarro e por Lourenço Carlos Mascarenhas e Araújo, seguidos de inúmeros escravos.

Entretanto, de acordo com o escritor serrano Nelson de Sena, os descobridores e primeiros habitantes da região do Serro Frio, que, atraídos pelas lavras do aurífero Hivituruí, aí se instalaram em 1703, foram os irmãos Corrêa Arzão, Baltazar Leme Lourenço Carlos, Gaspar Soares, Lucas de Azevedo Bartolomeu Bueno de Siqueira, Jerônimo Arzão e Pedro de Miranda.

Passa ao pé da Cidade o histórico córrego dos Quatro Vinténs, onde foram levadas a efeito as primeiras bateadas. A existência de ouro a granel nesse córrego foi anunciada aos exploradores pela africana Jacinta Siqueira, que mandou construir a primeira igreja no lugar.

Em 1720, estabeleceu-se a Casa de Fundição para a cobrança do quinto do ouro extraído das lavras. Em 1729 e 1730, Bernardo da Fonseca descobriu diamantes no lugar.

Acusados de extravio e roubo de pedras, negros e pardos foram expulsos em 1732.

A construção da cadeia teve lugar em 1735, seguida do calçamento das ruas. Sete anos depois, foi edificada a Igreja da Purificação. O Chafariz da Praia, construído em 1764, começou a funcionar em 1809.

Os índios denominavam o lugar de Hivituruí, ou seja, Grande Serro do Frio, como passou a ser conhecido. Mais tarde, o topônimo foi mudado para Arraial das Lavras Velhas do Hivituruí, posteriormente Vila do Príncipe, atualmente Serro.

Formação Administrativa O MUNICíPIO, criado com território desmembrado do termo da antiga Vila de Sabará, recebeu a designação de Vila do Príncipe, a 29 de janeiro de 1714 ocorrendo sua instalação a 6 de abril do mesmo ano.

Criou o distrito o Alvará de 16 de fevereiro de 1724. Pelo disposto na Lei Provincial n.° 93, de 6 de março de 1838, concederam-se foros de Cidade à Sede municipal, sob a denominação de Serro, extensiva ao Distrito e ao Município.

Pela Lei Estadual n.° 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foram desmembrados de Serro os distritos de Casa de Telha, Itambé e Santo Antônio do Rio do Peixe, transformados respectivamente nos municípios de Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé e Alvorada de Minas.

A atual composição do Município é a seguinte: Serro (Distrito-Sede), Deputado Augusto Clementino Milho Verde, Pedro Lessa e São Gonçalo do Rio das Pedras. A Carta Régia de 6 de abril de 1714 designou Serro para sede de uma das 4 comarcas em que seria dividida a Capitania. Em 17 de fevereiro de 1720 foi feita a divisão.

A Ordem Régia de 16 de março de 1720 criou a Comarca de Serro Frio, passando a designar-se simplesmente Serro, por efeito da Lei Provincial n.° 93 de 6 de março de 1838. Foi de 3.ª entrância desde 1.° de Janeiro de 1954, abrangendo o Município de Serro e os de Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas.

Atualmente é sede de comarca de 2.ª entrância, com jurisdição sobre os Municípios de Alvorada de Minas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Serro,MG

38

Como fazer uma ligação para a cidade de Serro:

0+Operadora+38+Telefone de destino

Como ligar para Serro pela

CTBC Telecom:012 + 38 + telefone
Vivo:015 + 38 + telefone
Aerotech:017 + 38 + telefone
Claro:021 + 38 + telefone
GVT:025 + 38 + telefone
Oi Telemar:031 + 38 + telefone
TIM:041 + 38 + telefone
Sercontel:043 + 38 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Serro-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Serro Minas Gerais o CEP geral é 39150000.

Prefeitura Municipal de Serro

Endereço: Pça. João Pinheiro, N.154, CENTRO, Serro - MG, CEP: 39150000
Telefone / Fax: (38) 3541-1369
Prefeito: GUILHERME SIMOES NEVES do PP

Médicos no município de Serro - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde serrano.

Relação de Cartórios no município de Serro MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Serro com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Serro Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Serro-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Serro

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Serro, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Serro

Emprego eengenheiro ambiental (mudanças climáticas/ empreendimentos rurais), Minas Gerais
Vaga cadastrada em 05/05/2019
Serro - MG - Conceição do Mato Dentro - MG

Empresa Contratante Ramo da Atividade: Desenvolvimento socioeconômico regional Dados da Vaga de Emprego Oportunidade Engenheiro(a) Ambiental Região: Conceição do Mato Dentro, Serro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim. Requisitos/Perfil ...

Emprego consultor técnico em cadeias de horticultura e apicultura, Minas Gerais
Vaga cadastrada em 04/05/2019
Serro - MG - Conceição do Mato Dentro - MG

Empresa Contratante Ramo da Atividade: Desenvolvimento socioeconômico regional Dados da Vaga de Emprego Consultor Técnico – Agrônomo(a) Região: Conceição do Mato Dentro, Serro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim. Requisitos/Perfil Desej...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Serro

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Serro, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Serro do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (17/06/2019), Serro - MG:

Parcialmente nublado (noite)

Temperatura: 18º C
Humidade do Ar: 70%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

18/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 22 Min: 13
19/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 25 Min: 12
20/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 25 Min: 12
21/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 24 Min: 12
22/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 24 Min: 13

Municípios vizinhos de Serro

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Serro-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Alvorada de Minas - 14.9 km
Santo Antônio do Itambé - 17.2 km
Presidente Kubitschek - 19.9 km
Sabinópolis - 32.3 km
Serra Azul de Minas - 34.3 km
Datas - 34.4 km
Materlândia - 36.3 km
Congonhas do Norte - 39.0 km
Gouvêia - 42.1 km
Dom Joaquim - 42.1 km
Senhora do Porto - 44.8 km
Diamantina - 46.5 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Serro: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Serro através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Serro Minas Gerais n-1
imagem de Serro Minas Gerais n-2
imagem de Serro Minas Gerais n-3
imagem de Serro Minas Gerais n-4
imagem de Serro Minas Gerais n-5
imagem de Serro Minas Gerais n-6
imagem de Serro Minas Gerais n-7
imagem de Serro Minas Gerais n-8
imagem de Serro Minas Gerais n-9
imagem de Serro Minas Gerais n-10
imagem de Serro Minas Gerais n-11
imagem de Serro Minas Gerais n-12
imagem de Serro Minas Gerais n-13
imagem de Serro Minas Gerais n-14
imagem de Serro Minas Gerais n-15
imagem de Serro Minas Gerais n-16
imagem de Serro Minas Gerais n-17
imagem de Serro Minas Gerais n-18
imagem de Serro Minas Gerais n-19

Você conhece Serro? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: