Tudo sobre Dom Joaquim Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Dom Joaquim

Coordenadas geográficas

O município de Dom Joaquim fica localizado na latitude -18.961 e longitude -43.2544 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Dom Joaquim

Com um total de 398,822 km², Dom Joaquim de extensão territorial.

População de Dom Joaquim

De acordo com dados do IBGE, Dom Joaquim possui aproximadamente 4.482 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Dom Joaquim são chamados de dom-joaquinense.

Administração municipal

Prefeito atual:GERALDO ADILSON GONÇALVES.

História de Dom Joaquim, Minas Gerais

Ouvir com robot

Dom Joaquim faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.564 habitantes, totalizado com os distritos de Gororós e São José da Ilha.

Dom Joaquim é uma cidade tranquila. Apesar de ser de difícil acesso, principalmente em épocas de chuva, o município recebe centenas de turistas durante o ano inteiro, em busca da tranquilidade e do sossego do município.

Dentre outros eventos populares, o Carnaval atrai um grande número de turistas. No município podem ser encontradas cachoeiras que fazem a alegria de seus moradores e visitantes.

História da cidade de Dom Joaquim

Na cidade de Serro soube-se que o Rio do Peixe, que se encontra com outro rio (antigo Ribeirão do Gaya), era um lugar de muito peixe e ouro. Por volta de 1770 o português Domingos Barbosa de Carvalho, vindo de Serro, se instalou na região (pertencente até então ao português João Lopes de Albuquerque) após encontrar indícios de ouro e diamente nos rios que cortam a região. Nesta época o Ribeirão do Gaya foi rebatizado de Folheta, já que o ouro era encontrado em folhetos, ou seja, em lascas de ouro.

Domingos Barbosa construiu sua morada no ponto mais elevado da região, morro conhecido como "Alto da Palha", por razões de segurança e religiosas, pois acreditava-se à época que um dilúvio estaria por vir. Ergueu uma capela dedicada a São Domingos (posteriormente padroeiro de Dom Joaquim, cuja imagem foi trazida de Portugal - clique aqui para saber mais sobre a vida do padroeiro), do qual era devoto. Ao redor desta, assim como na tradição dos primeiros povoamentos em terra de Minas Gerais, formou-se o Arraial de São Domingos (que 100 anos mais tarde ganharia o nome de Arraial de São Domingos do Rio do Peixe).

Com o passar do tempo, Domingos e sua comitiva chegaram à conclusão que deveriam mudar-se para um terreno mais baixo, já que buscar água era algo muito trabalhoso (inicialmente realizado por escravos). Em 1818 passaram para a margem esquerda do Rio Folheta, onde cultivaram suas lavouras. à essa época, o Arraial era vila de Diamantina (assim como Serro).

Em 1870 é elevado a freguesia, e em 1920 o Arraial passou à categoria de distrito, pertencente ainda a Conceição do Serro (atualmente Conceição do Mato Dentro), com o nome de Arraial de São Domingos.

Após diversos abaixo-assinados do então São Domingos do Peixe e região, a 17 de dezembro de 1938 pelo decreto-lei no. 148, emancipa-se e eleva-se à categoria de cidade, com território desmembrado de Conceição do Mato Dentro, após ter pertencido a Serro, tendo como primeiro prefeito o senhor Waldemar Teixeira e o nome Dom Joaquim em homenagem ao Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza. Nessa época Dom Joaquim era composto de quatro distritos: ex - São Domingos do Rio do Peixe, Viamão (em 31 de dezembro de 1943 passou-se a chamar Carmésia), Senhora do Porto (desmembrado do município de Guanhães) e Gororós ,atualmente o único distrito do município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Domingos do Rio do Peixe, pela Lei Provincial nº 1718, de 05-10-1870, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Conceição do Serro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Domingos do Rio do Peixe, figura no município de Conceição do Serro.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de São Domingos do Rio do Peixe, perdeu terras para constituir o novo distrito de Viamão e ainda o município de Conceição do Serro passou a chamar-se simplesmente Conceição.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Domingos do Rio do Peixe, figura no município de Conceição.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado á categoria de município com a denominação de Dom Joaquim, pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrados dos municípios de Conceição, Guanhães e Sêrro.

Sede no antigo distrito de Dom Joaquim. Constituído de 4 distritos: Dom Joaquim, Gororós, criado pelo Decreto Lei acima citado, com terras terras desmembradas do distrito de Rio do Peixe (pertencente ao município de Serro), Senhora do Porto (ex-Porto de Guanhães) desmembrado de Guanhães e Viamão desmembrado de Conceição. Não temos a data de instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Dom Joaquim, Gororós, Senhora do Porto e Viamão.

Pelo Decreto-Lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Viamão passou a denominar-se Carmésia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Dom Joaquim, Carmésia (ex-Viamão), Gororós e Senhora do Porto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembra do município de Dom Joaquim o distrito de Senhora do Porto. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Dom Joaquim, Carmésia e Gororós.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Dom Joaquim o distrito de Carmésia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos:Dom Joaquim e Gororós.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Domingos do Rio do Peixe para Dom Joaquim, alterado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938.

Fonte: www.cnm.org.br

DDD de Dom Joaquim, Minas Gerais

31

Como fazer uma ligação para Dom Joaquim:

0 + Operadora + 31 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
  • Vivo: 015 + 31 + telefone
  • Aerotech: 017 + 31 + telefone
  • Claro: 021 + 31 + telefone
  • GVT: 025 + 31 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
  • TIM: 041 + 31 + telefone
  • Sercontel: 043 + 31 + telefone

CEP de Dom Joaquim

O Código Postal (CEP) geral de Dom Joaquim, Minas Gerais, é 35865000.

Prefeito: GERALDO ADILSON GONÇALVES

Hospitais em Dom Joaquim - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde dom-joaquinense.

Cartórios na cidade de Dom Joaquim

Acesse a lista de Cartórios em Dom Joaquim. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Dom Joaquim Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Dom Joaquim - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas em Dom Joaquim

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Dom Joaquim. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Dom Joaquim

No momento não encontramos vagas de emprego em Dom Joaquim / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Dom Joaquim

Confira as últimas notícias de hoje em Dom Joaquim.

Previsão do tempo na região dom-joaquinense

Veja a previsão do tempo em Dom Joaquim: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Dom Joaquim

Confira as cidades vizinhas de Dom Joaquim - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Dom Joaquim através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município dom-joaquinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Dom Joaquim - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados