Início » Maranhão » Luís Domingues » Notícias



Últimas Notícias da cidade de Luís Domingues - MA

Redes Sociais

  • neto weba

    em 16/03/2017 Via Google++
    Programa Criança Feliz será implantado em Luis Domingues
    O prefeito Gilberto Braga (PSDB) participou na manhã desta terça feira  (14) da solenidade de lançamento oficial do Programa "Criança Feliz" no Estado do Maranhão. A solenidade foi realizada na capital São Luís no auditório do Palácio Henrique da La Rocque ...

    Programa Criança Feliz será implantado em Luis Domingues
  • em 30/09/2014 Via Youtube
    SUPER POP 3D em Luis Domingues Maranhão 2014

    Isso é um pouco do que é o Super Pop 3D, muito bom mesmo, festa do círio de nossa Senhora de Nazaré em Luis Domingues Maranhão 2014.

  • Fonte: O POVO Online em 09/02/2018

    Olinda, São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro já comemoram Carnaval nesta sexta-feira
    Domingos Olímpío, só começa neste sábado, 10. Enquanto isso, outras cidades brasileiras já estão na folia. São Luís, no Maranhão, abre a programação após quatro fins de semana de Pré-Carnaval. Os pontos da festa serão a Praça Nauro Machado ...

  • em 13/06/2015 Via Youtube
    Jornal do interior de Luis Domingues-MA

    Oi, meu nome é ana georgina, e eu tenho 11 anos sou a de vestido branco e a paula esta de blusa bege, ela tem 13 anos.

  • em 02/12/2008 Via Youtube
    Informe dos Municípios - Luis Domingues

    Reportagem sobre a cidade de Luis Domingues(2006)

  • em 14/10/2017 Via Youtube
    A CARROÇA LUIZ DOMINGUES MARANHÃO

    SEJA BEM VINDO AO NOSSO CANAL SE INSCREVA E DEIXE SEU LIKE A CARROÇA LUIZ DOMINGUES MARANHÃO.

  • em 22/09/2017 Via Youtube
    🔵 CD (AO VIVO) SUPER POP LIVE NO CÍRIO DE LUIS DOMINGUES MA - DJ TOM MIX (17/09/2017)

    Canal oficial das Aparelhagens BAIXAR CD: http://bit.ly/2wKtiXU Clique em "Inscrever-se" e no sino " " de notificação! https://goo.gl/F9OY2J | https://goo.gl/F9OY2J ☑ ...

  • Um dos Fatores de desenvolvimento econômico de Turiaçu – Ciclo do Babaçu, antes outros ciclos econômicos tiveram destaque a exemplo da cana de açúcar, o algodão produto este onde o município de Turiaçu foi um dos maiores produtores do Estado do Maranhão, no chamado circulo de 1859 juntamente com Caxias, Itapecuru, Alcântara, Guimarães, Munim, Viana e Mearim. Segundo (Paranaguá, Lisboa da Cunha – Relatório do Presidente da Província do Maranhão, pagina 27), também é digno de registro o café, ouro, arroz e o abacaxi este ultimo em evidencia.
    A amêndoa do babaçu surgiu no inicio de 1900, isto é quando teve a sua exploração comercial no Estado do Maranhão e a exemplo do que aconteceu em outros municípios do Estado, que possui áreas de Palmeira de babaçu em 1927 apareceu em Turiaçu a “Emprêza Turiacense Limitada” de origem da Bélgica para explorar uma área de 10.000 hectares de babaçu a sua instalação deu-se no Bairro do Castanhal num piscar de olhos, viu-se enriquecido com novas instalações de alvenaria, usina, casa de máquinas, os navios a vapor que sulcavam as águas turvas do rio Turiaçu vinham trazer equipamentos e acessórios e levar as primeiras amostras da cobiçada amêndoa de babaçu, laboratório de analises e o Bairro do Castanhal teve o privilégio de ver instalado à iluminação elétrica, energia esta somente nas residências dos dirigentes da empreza como ficou conhecida, mas em 1929 a Emprêza Turiacense Limitada faliu, depois da falência as amêndoas de babaçu eram compradas e enviadas a Capital São Luís para ser comercializadas pelas firmas A.O.Gaspar, Lazaro Duganges, sendo que o destino final era a OLEAMA (Oleaginosas Maranhense S.A.), no fabrico de óleo, vela e sabões, o babaçu turiaçuense era encaminhado através dos barcos: Conceição de Maria, São Judas Tadeu, Triunfo, Rio Tury, Fidalgo e outros, os comerciantes famosos na compra e exportação da amêndoa citamos dentre outros: Alexa...(Continuar Lendo)
  • em 24/09/2017 Via Youtube
    Super Pop Live em Luis Domingues-Maranhão 2017

    Cirio de Luis Domingues, no Maranhão.

  • Turiaçu, MA, história, geografia, fatos e curiosidades(Flaveilton Ribeiro de Oliveira).
    Localização geográfica: o município está localizado na Mesorregião Oeste Maranhense e Microrregião do Gurupi.
    Limite:ao norte Oceano Atlântico, ao sul Turilandia, a leste Bacuri e a oeste Candido Mendes.
    Pontos Extremos: ao norte Ponta dos Atins (Oceano Atlântico), ao sul nascente do Rio Caxias, ao lestedesembocadura do rio Caxias confluência do rio Turiaçu conhecido como Ponta do Brito Mutá e ao oeste nascente do Córrego Duas Antas região das matas.



    Mapa de Turiaçu







    Origem do nome:Turiaçu vem de Tury = Facho e Assu = Grande, ou seja, FACHO GRANDE.Enumeramos algumas teses relacionadas ao assunto uma delas provém sobre os índios que habitavam a margem do rio Turiaçu denominados Turiuaras, ou Turiauaras,EtnônimoTuriwara índios conhecidos como os senhores do Turiaçu e, em razão do nome Turi-uaras deram-lhe o nome do rio – Rio dos Turiuaras, depois rio Turi, rio Turiassu, e posteriormente acrescentaram Açu ficando Turiaçu originando o nome da cidade, portanto Turiaçu é segundo alguns historiadores (história oral) é um nome indígena. Outra tese: segundo o geógrafo e historiador baiano Teodoro Fernandes Sampaio, na obra: “O Tupi na Geografia Nacional’, diz ele: Turi é o nome de uma árvore conhecida por Caraipérana ou Turiuva dá cachos com bolotas áureas alterado para Turi, Turiassu, hoje Turiaçu. Antonio Ladislau Monteiro Baena “Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará”, relata que essa árvore serve para carvão, talvez hoje seja conhecida com outro nome. Virgílio Domingues cita na pagina 25 da obra: “O Turiaçu Esboço Histórico e Geográfico de uma Região Maranhense”, que a Câmara Municipal de Turiaçu, não tem definição do ano interessada em conhecer a origem do nome Turiaçu, aceitou a significação de FACHO GRANDE, e decretou...(Continuar Lendo)
  • em 02/03/2015 Via Youtube
    GOLPE NO ESPORTE DE LUIS DOMINGUES - MA

  • ROTEIRO HISTÓRICO DE TURIAÇU, MARANHÃO
    Flaveilton Ribeiro de Oliveira -
    A cidade de Turiaçu respira história... Ao leste nasce o sol sobre as ilhas Japariquara, também chamada urubu-uquára (que significa na língua dos Teremembeses: urubu ao sol), ilha Tomacatinga refletindo o brilho vermelho do sol sobre as águas do Rio Turiaçu. É muito belo o nascer do sol no rio Turiaçu... Ao sul corre conforme a maré o Rio Carapanaí, que murmureja e espalha espumas sobre a Rampa 23 de Março, construída em 1911 pelo interventor Lutigardes de Oliveira atualmente é chamada Rampa Lutigardes de Oliveira.
    Em 1922 houve o acidente com o navio Camocim, que destruiu 12 metros da rampa, o nome 23 de Março lembra a data de organização republicana do município de Turiaçu, (23 de Março de 1893).
    É acolhedor o encanto que proporciona aos olhos a chegada e saída dos barcos e lanchas principalmente os barcos de pesca com os peixes de nomes estranhos: solha, carauaçu, gó, pacamão, baiacu, jurupiranga cangatã, gurijuba, bragalhão, tralhoto... E o povo da região dos campos com a farinha de puba em cofos de palha de babaçu empalhada com as folhas do guarimã e não pode faltar a farinha de tapioca e também a farinha seca!
    Visita obrigatória a Rua Barão de Tromay, onde se localiza o Sobrado dos Portugueses construído por Luiz Antonio de Oliveira Junior - (Barão de Tromay) diz à lenda que existiu no assoalho de madeira na parte de cima algumas tabuas falsas tipo um alçapão, onde eram executados os escravos rebeldes, que conforme a mesma lenda caiam dentro de um poço fundo e escuro cheio de afiadas lanças. Nesta rua nasceu a Professora Olga Damous na casa de nº. 164, antes de ser denominada Rua Barão de Tromay tinha o sugestivo nome de Rua da Paciência.
    Rua Luis Domingues o primeiro nome desta Rua segundo alguns lendários turienses era Rua do Sol merece destaque o prédio dos Correios, onde inaugurou a sua Estação Telegráfi...(Continuar Lendo)
  • em 20/09/2017 Via Youtube
    Banda Marcial 2017 Luis Domingues

    Pela primeira vez a Banda do município de luis Domingues toca o hino da cidade emocionando muita gente que prestígiou o show.

  • neto weba

    em 23/11/2017 Via Google++
    Luís Domingues recebe incentivos para a cadeia da juçara e Mais Asfalto com visita de Flávio Dino
    Governador Flávio Dino visita Agroindústria do Açaí em Luís Domingues No extremo oeste do Maranhão, Luís Domingues foi o quarto dos cinco municípios visitados pelo governador Flávio Dino nesta quarta-feira (22). Também estiveram na agenda entregas e vistori...

    Luís Domingues recebe incentivos para a cadeia da juçara e Mais Asfalto com visita de Flávio Dino
  • em 05/09/2012 Via Youtube
    Congresso de jovens em Luiz Domingues( Maranhão)

    Nessa noite de louvor a Deus. Foi apresentada uma excelente coreografia por este grupo de Jovens tão dedicados!

  • Sebrae incentiva a Apicultura no Litoral Oeste maranhense Em Luís Domingues empreendedores rurais estão se capacitando para investir na produção de mel Apostando no potencial apícola da região do Litoral Oeste Maranhense, um grupo de 16 produtores de Luís…

    Sebrae incentiva a Apicultura no Litoral Oeste maranhense - Caru Baladas em Carutapera
  • em 18/02/2013 Via Youtube
    Gabyzinha e cicica brigando em Luís Domingues

    duas doidas brigandos kkkk.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
    CURSO DE GEOGRAFIA








    CLEONICE DOS REMÉDIOS SILVA DA SILVA








    ABORDAGEM SÓCIO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE ABACAXI NO MUNICÍPIO DE TURIAÇU - MARANHÃO





















    TURIAÇU, MA
    2015

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
    CURSO DE GEOGRAFIA








    CLEONICE DOS RÉMEDIOS SILVA DA SILVA






    ABORDAGEM SÓCIO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE ABACAXI NO MUNICÍPIO DE TURIAÇU - MARANHÃO




    Monografia apresentada ao Curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Geografia













    Turiaçu, MA
    2015

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
    CURSO DE GEOGRAFIA





    CLEONICE DOS RÉMEDIOS SILVA DA SILVA



    Monografia apresentada ao Curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Geografia






    Aprovada em: _________/__________/___________




    BANCA EXAMINADORA



    .................................................................................................


    .................................................................................................


    ..................................................................................................





















    (Continuar Lendo)
  • Capitulo 9 - Vida Administrativa (serviços e bens públicos):
    Segundo Martins,Robson Campos, Turiaçu teve o seu período áureo durante o Império em conseqüência dos dois grandes golpes que abalaram o Brasil a Abolição dos Escravos em 1880 e a Proclamação da República em 1889, os administradores turienses sofreram com a queda econômico financeira, porém no período depois da Proclamação da Republica até 1930, uma administração tornou-se credora da admiração dos turienses, dados os benefícios que deixou, graças ao probo Interventor Luttigardes de Oliveira e com auxilio recebidos do insigne governador do Maranhão Luís Domingues (1910 a 1914), Luttigardes nos deixou uma herança imensurável: A Rampa 23 de Março, o Mercado Publico, o Matadouro Publico localizado na Rua Gonçalves Dias, hoje desativado, a Inauguração da Estação de Meteorologia em 24 de maio de 1911 inicialmente funcionava na Praça do Centenário, hoje no Bairro da Meteorologia, e uma das melhores bibliotecas do Estado do Maranhão que funcionava no térreo do prédio da Prefeitura doada pelo Governador Luís Domingues.
    Devido uma briga política entre dois chefes políticos de Turiaçu Belarmino Freire e Humberto Borgneth foi preciso o governo do Estado intervir e o Governador José Pires Sexto escolheu Manuel Aurélio Nogueira para interventor, o qual fez uma administração prejudicial ao município incinerou todo o arquivo do município e fechou a biblioteca municipal e no local instalou a cadeia pública.
    No período de 1941 a cidade de Turiaçu era considerada uma das melhores cidades do Maranhão, conforme depoimentos de Gomes da Costa Filho no livro Carta do Brasil, pág. 44 “..... São Luiz – a capital do Estado, cidade das 65 encantadores cidades maranhenses, como Caxias, Alcântara, Turiassú e muitas outras”.
    No período denominado Estado Novo, relata Martins, Robson Campos com duração até 1945 de caráter totalitário e nenhum provei...(Continuar Lendo)
  • neto weba

    em 31/07/2017 Via Google++
    Prefeitura de Luis Domingues divulga atrações do Círio 2017
    A prefeitura de Luis Domingues divulgou na manhã desta segunda feira (31) as atrações do Círio 2017,a maior festa religiosa do Litoral Maranhense. Este ano o Círio terá apoio do Deputado Fábio Braga.

    Prefeitura de Luis Domingues divulga atrações do Círio 2017
  • Escreva para o Brasil

    Se você gosta de escrever e quer divulgar os seus textos para todo Brasil, entre em contato conosco agora mesmo! Escreva sobre sua cidade, seu estado ou qualquer outro assunto que você gosta falar.

    Não aceitamos textos de cunho comercial.

AVISO: O conteúdo de cada postagem é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Se você encontrou algum conteúdo ofencivo ou pornográfico, por favor entre em contato conosco. Você também pode enviar seu texto para gente.

Previsão do tempo na Região



Compartilhe Esta Página: