em

Os 10 Rock and Roll mais Importantes de Todos os Tempos

Para algo que já foi declarado morto várias vezes, o rock continua bem vivo e cheio de sucessos. E são tantos os hits que de tempos em tempos o público e a mídia especializada elegem cinquenta, cem ou, até mesmo, quinhentos dos melhores rocks já feitos.

Nenhum outro gênero da canção popular conseguiu essa proeza de ter tantas canções reconhecidas e cantadas em várias partes do planeta. Isso se deve, entre outros motivos, ao fato do rock estar continuamente se reinventando, desde o seu surgimento nos meados do século 20.

Sua sonoridade e temas continuam a ser uma perfeita forma de expressão da juventude, o que tem feito ele emplacar vários hits nas paradas de sucesso e gerar infindáveis variações de si próprio, como o progressivo, psicodélico, heavy metal, punk, pós-punk, indie etc.

Entre esses sucessos já teve de tudo. Letras ingênuas, músicas de protesto, rocks divertidos e puramente dançantes, sonoridades pesadas, canções melancólicas, uma infinidade de variações sobre temas românticos e alguns engajamentos em questões políticas.

©2005 International Film Finance Ltd Bob Dylan compôs um dos mais importantes rocks de todos os tempos

Num repertório que inclui milhares de canções inesquecíveis feitas e interpretadas por artistas geniais como Chuck Berry, Elvis Presley, The Beatles, Bob Dylan, The Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Smiths, David Bowie, U2, Metallica e Nirvana, para citar apenas alguns, eleger quinhentas ou cem músicas já é um desafio e tanto.

Mas nós resolvemos ir mais longe. Correndo o risco de uma saraivada de insatisfações, selecionamos aqueles que são os dez mais importantes rocks de todos os tempos.
Nessa avaliação consideramos o valor poético das letras, a inovação na sonoridade, a importância da canção na cultura jovem, isto é, seu impacto e influência, e também as seleções já feitas pela crítica e pelos fãs em importantes veículos como as revistas The Rolling Stone e New Musical Express, por exemplo.

Para organizar melhor a lista, facilitar sua navegação e não sobrecarregar o carregamento das músicas, dividimos os hits por páginas. Confira a partir da próxima as 10 músicas de rock mais importantes de todos os tempos.

Deixe uma resposta