em

O que aconteceria se o sol se apagasse?

O sol é a estrela central do Sistema Solar e, por estar próximo à Terra, assegura as condições necessárias de vida no nosso planeta, embora esteja a milhões de quilômetros (1,496 x 10³³ km)

O sol se constitui em uma bola de gás composta por carbono, hélio, hidrogênio e oxigênio. A massa do sol é 332.900 vezes maior que a da Terra e seu volume é 1.300 000 vezes maior.

A luz solar demora cerca de 8 minutos para chegar ao nosso planeta e é responsável pelo clima e fenômenos meteorológicos da Terra.

A Terra e todos os outros planetas do sistema solar, junto com os seus satélites naturais (luas), giram ao redor do sol.

Mas, o que aconteceria se o sol se apagasse?

Felizmente, o sol não pode se apagar de uma hora para a outra.

Os pesquisadores calculam que somente daqui a aproximadamente 7,5 bilhões de anos o sol vai começar a morrer.

Para isso ocorrer, ele vai sofrer uma grande explosão que dará origem a uma estrela menor, que vai continuar brilhando, mas com menos intensidade.

planeta-terra-escuridao
Planeta na escuridão

A escuridão repentina seria uma catástrofe

Se o sol se apagasse, não chegaria mais luz na Terra e, consequentemente, a espécie humana estaria condenada.

Mas, essa luz não ia sumir de repente, já que ela demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra e esse seria o tempo que o sol ainda poderia ser visto no céu.

É provável que as pessoas e animais ainda conseguissem viver por algum tempo, dependendo da quantidade de energia artificial que pudesse produzir.

A palavra de ordem seria racionamento, já que as reservas de combustíveis não iriam durar para sempre.

planeta-terra-congelado
Planeta Terra Congelado

Consequências da ausência da luz solar

As primeiras formas de vida a morrer seriam os vegetais, que precisam da luz solar para fazer a fotossíntese. As sementes mais resistentes poderiam até sobreviver à falta de luz, mas nunca brotariam.

Sem os vegetais, os animais herbívoros também iriam entrar em extinção em um processo semelhante ao que levou à extinção dos dinossauros, que morreram após a queda de um asteroide na Terra que levantou uma nuvem de poeira tão grande que bloqueou a luz solar por meses.

Sem o sol, a escuridão tomaria conta da Terra, sendo impossível ver as estrelas e a Lua, que é iluminada pelo sol.

Além disso, se o sol se apagasse o planeta iria se resfriar drasticamente, pois o vapor atmosférico viraria gelo e interromperia o ciclo da água.

Sem o sol, a temperatura iria despencar para 0 ºC logo na primeira semana e, após um ano, estaria em – 100 ºC.

O vapor de água condensado deixaria o céu sem nuvens. Sem a chuva, em pouco tempo os rios e mares congelariam. Com os mares congelados, a Terra se tornaria em uma esfera de gelo.

Sem a água em estado líquido, é difícil imaginar que conseguíssemos sobreviver por muito tempo. Contudo, ainda haveria água em estado líquido sob a camada de gelo. Isso é possível, pois o núcleo da Terra continuaria a produzir calor.

Desse modo, as únicas criaturas que poderiam sobreviver seriam aquelas que vivem próximas as fontes geotermais que se localizam no leito dos oceanos.

Sistema Solar

Planetas sairiam de órbita

Pelo fato de o sol concentrar 99,8% da massa do Sistema Solar e, consequentemente, ser a força gravitacional dominante que mantém os planetas em suas órbitas elípticas, caso ele desaparecesse, tanto a Terra quantos os outros planetas e demais corpos celestes sairiam voando pelo espaço, tornando a situação bastante caótica.

A Terra está se movimentando a mais de mais de 100 mil quilômetros por hora ao redor do sol. No caso de o sol desaparecer completamente, o planeta seria arremessado ao cosmo nessa mesma velocidade em linha reta e na direção oposta a que o sol se encontrava.

Deixe uma resposta