em

As causas e consequências do aquecimento global

O aquecimento global está associado ao fato do aumento exagerado da temperatura média do planeta que tem sido registrado nas últimas décadas e vem se intensificando no mundo inteiro.

Esta anormalidade está relacionada, principalmente, às práticas humanas. Contudo, há quem discorde quanto a isso no campo científico.

A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, que é um fenômeno natural que mantém o calor na Terra.

Contudo, o efeito estufa vem ocorrendo de forma mais intensa, por conta da poluição do ar causada por intervenções humanas.

O que o órgão oficial diz sobre o aquecimento global


O principal órgão responsável pela divulgação de estudos do aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O IPCC diz que não se deve haver discussão sobre a existência do aquecimento global, já que há a comprovação de diversas mudanças climáticas ao longo dos últimos anos e de como as ações do homem influenciam nesse processo.

Estudos feitos pelo IPCC comprovaram que o século XX, por conta das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história e, por isso, o planeta sofreu as consequências ambientais desse período, incluindo o aumento nas temperaturas médias do planeta em 0,7 ºC.

Infelizmente, as estimativas para o século XXI não são animadoras, pois deve haver o aumento de mais de 1ºC, caso haja a preservação da atmosfera. Se isso não ocorrer o aumento pode ser de 1,8ºC a 4ºC. Esta é uma previsão mais pessimista caso haja aumento da poluição e não se pense em ações que minimizem o aquecimento global.

As causas do aquecimento global

Como falamos anteriormente, as causas do aquecimento global são, em sua maioria, relacionadas às práticas humanas de forma não sustentável.

O homem degrada o meio ambiente a partir de ações como a poluição, desmatamento e queimadas.

A destruição das florestas contribui para o aquecimento global, pois promove um desequilíbrio climático. Isso porque, a vegetação possui como função o controle dos regimes de chuva e das temperaturas.

Neste sentido, a Floresta Amazônica fornece de forma considerável umidade para a atmosfera, atuando no controle das temperaturas e frequências de chuvas em boa parte do continente sul-americano.

Assim, o desmatamento, causado principalmente por ações do agronegócio, contribui para a diminuição dos índices de chuvas em vários lugares.

Outra causa importante do aquecimento global é a emissão de gases-estufa, como o dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). O dióxido de carbono é gerado, principalmente, pela queima de combustíveis. O metano, pela pecuária, aterros sanitários, queima de combustíveis e biomassa. Já o óxido nitroso é emitido na chaminé das fábricas.

A poluição das águas também está ligada ao aumento do aquecimento global, pois nos oceanos há fitoplanctons e algas marinhas responsáveis pela absorção de gás carbônico. Assim, a poluição destrói o habitat dessas espécies e interfere no ecossistema.

As consequências do aquecimento global


As consequências do aquecimento global são muitas, sendo as principais:

  • O degelo das calotas polares, o que faz com que o habitat de diversas espécies animais fique cada vez menor;

  • Elevação do nível dos oceanos;

  • Aumento das temperaturas;

  • Maior ocorrência de períodos de seca;

  • Menor disponibilidade de água no planeta;

  • Extinção de espécies;

  • Desequilíbrio ecológico.

Críticas ao aquecimento global


Não há consenso na comunidade científica sobre a ocorrência do aquecimento global e suas causas.

Para os chamados “céticos do clima”, o aquecimento global é uma farsa que não se baseia em fatos científicos, o que causa alarmismo na população.

Para quem defende essa corrente, o gás carbônico não causaria efeitos conclusivos sobre o clima e não estaria relacionado à intensificação do efeito estufa.

Entretanto, os recursos ambientais precisam ser preservados, com políticas que visem a redução da poluição e desmatamento e preservação dos recursos hídricos, já que o clima não é o único que é afetado por essas ações predatórias, que também causam problemas de saúde aos humanos, desequilíbrio no ecossistema, falta de água e recursos e diversas outras ocorrências.

Deixe uma resposta