Tudo sobre Rio das Pedras Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Rio das Pedras

Coordenadas geográficas

O município de Rio das Pedras fica localizado na latitude -22.8417 e longitude -47.6047 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Rio das Pedras

Com um total de 226,657 km², Rio das Pedras de extensão territorial.

População de Rio das Pedras

De acordo com dados do IBGE, Rio das Pedras possui aproximadamente 34.704 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Rio das Pedras são chamados de rio-pedrense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARCOS BUZETTO.

História de Rio das Pedras, São Paulo

Ouvir com robot

Rio das Pedras faz parte do estado de São Paulo.

O início do município de Rio das Pedras é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. Por volta de 1850 tropeiros que se dirigiam para a capital da província passavam pela pousada próxima ao Rio. Ainda não se tem certeza sobre o rio que dá nome à história, mas pela cidade passam o Ribeirão Tijuco Preto e o Rio Lajeado.

A pousada, pertencente a uma família de lavradores, cujo chefe se chamava Pedro, oferecia refeições e repouso aos viajantes. Pedro tinha três filhas, conhecidas por sua beleza, vulgarmente chamadas de Pedras (com o pê fechado). Com o tempo e a proximidade do rio, o local ficou conhecido como “pouso do rio das Pêdras”. Com a morte da família, o esquecimento e a natural evolução fonética, a pronúncia de Pêdras, passou para Pedras. Em 1870, a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde denominada de Estrada de Ferro Sorocabana) estendeu os trilhos até a cidade próxima de Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras e trazendo desenvolvimento para o local. Nesse período, há ainda registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim.

História da cidade de RIO DAS PEDRAS SãO PAULO

No século XIX, à beira do riacho Tijuco Preto, os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo, faziam pousada na casa de uma família de lavradores ali instalada, cujo chefe chamava-se Pedro, passando o local a se chamar Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do Pedro.

Entre 1870 e 1871, a Estrada de Ferro Ituana (atual FEPASA), estendeu seus trilhos até Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras, sendo então construída a estação local que, também, tomou o nome de Rio das Pedras.

Antônio Garcia Prates, um dos empreiteiros da estrada, Antônio Teles e outros, atraídos pela fertilidade do solo, adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus. Estava iniciado, pois, o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras.

à medida que o Município foi se desenvolvendo, baseado na cafeicultura e auxiliado pelo braço do imigrante italiano, foram-se criando diversos melhoramentos: iluminação elétrica, em 1913; posto telefônico, entre 1913 e 1916; e abastecimento de água canalizada, em 1916.

Com o advento da plantação de cana-de-açúcar, transformando radicalmente as atividades agrícolas do Município, e a consequente industrialização do produto, além dos pequenos estabelecimentos industriais, produtores de aguardente e açúcar batido, já existente em 1952, ali se estabeleceram usinas maiores, produtoras de álcool e açúcar.

GENTíLICO: RIO-PEDRENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus do Rio das Pedras, por Lei Provincial no 95, de 04 de abril de 1889, no Município de Piracicaba.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio das Pedras, por Lei Estadual no 291, de 10 de julho de 1894, desmembrado do Município de Piracicaba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 09 de novembro de 1894.

Cidade por Lei Estadual no 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Rio das Pedras se compunha do Distrito Sede.

Lei no 2385, de 13 de dezembro de 1929, cria o Distrito de Saltinho e incorpora ao Município de Rio das Pedras.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Rio das Pedras compõe-se de 2 Distritos: Rio das Pedras e Saltinho.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Rio das Pedras pertence ao termo judiciário de Piracicaba, da comarca de Piracicaba, e se divide em 2 Distritos: Rio das Pedras e Saltinho.

Pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Rio das Pedras perdeu o Distrito de Saltinho para o Município de Piracicaba.

Em 1939-1943, o Município de Rio das Pedras é composto do Distrito Sede.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Rio das Pedras ficou composto do Distrito Sede, e pertence à comarca de Piracicaba.

Assim permanece nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Em divisão Territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

DDD de Rio das Pedras, São Paulo

19

Como fazer uma ligação para Rio das Pedras:

0 + Operadora + 19 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 19 + telefone
  • Vivo: 015 + 19 + telefone
  • Aerotech: 017 + 19 + telefone
  • Claro: 021 + 19 + telefone
  • GVT: 025 + 19 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 19 + telefone
  • TIM: 041 + 19 + telefone
  • Sercontel: 043 + 19 + telefone

CEP de Rio das Pedras

O Código Postal (CEP) geral de Rio das Pedras, São Paulo, é 13390000.

Prefeito: MARCOS BUZETTO

Hospitais em Rio das Pedras - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio-pedrense.

Cartórios na cidade de Rio das Pedras

Acesse a lista de Cartórios em Rio das Pedras. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Rio das Pedras Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Rio das Pedras - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Previsão do tempo na região rio-pedrense

Veja a previsão do tempo em Rio das Pedras: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Rio das Pedras

Confira as cidades vizinhas de Rio das Pedras - SP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Rio das Pedras através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município rio-pedrense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Rio das Pedras - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados