Início » São Paulo » Rio das Pedras


Rio das Pedras - São Paulo



Rio das Pedras faz parte do estado de São Paulo.

O início do município de Rio das Pedras é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. Por volta de 1850 tropeiros que se dirigiam para a capital da província passavam pela pousada próxima ao Rio. Ainda não se tem certeza sobre o rio que dá nome à história, mas pela cidade passam o Ribeirão Tijuco Preto e o Rio Lajeado.

A pousada, pertencente a uma família de lavradores, cujo chefe se chamava Pedro, oferecia refeições e repouso aos viajantes. Pedro tinha três filhas, conhecidas por sua beleza, vulgarmente chamadas de Pedras (com o pê fechado). Com o tempo e a proximidade do rio, o local ficou conhecido como “pouso do rio das Pêdras”. Com a morte da família, o esquecimento e a natural evolução fonética, a pronúncia de Pêdras, passou para Pedras. Em 1870, a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde denominada de Estrada de Ferro Sorocabana) estendeu os trilhos até a cidade próxima de Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras e trazendo desenvolvimento para o local. Nesse período, há ainda registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim.

História da cidade de RIO DAS PEDRAS SãO PAULO

No século XIX, à beira do riacho Tijuco Preto, os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo, faziam pousada na casa de uma família de lavradores ali instalada, cujo chefe chamava-se Pedro, passando o local a se chamar Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do Pedro.

Entre 1870 e 1871, a Estrada de Ferro Ituana (atual FEPASA), estendeu seus trilhos até Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras, sendo então construída a estação local que, também, tomou o nome de Rio das Pedras.

Antônio Garcia Prates, um dos empreiteiros da estrada, Antônio Teles e outros, atraídos pela fertilidade do solo, adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus. Estava iniciado, pois, o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras.

à medida que o Município foi se desenvolvendo, baseado na cafeicultura e auxiliado pelo braço do imigrante italiano, foram-se criando diversos melhoramentos: iluminação elétrica, em 1913; posto telefônico, entre 1913 e 1916; e abastecimento de água canalizada, em 1916.

Com o advento da plantação de cana-de-açúcar, transformando radicalmente as atividades agrícolas do Município, e a consequente industrialização do produto, além dos pequenos estabelecimentos industriais, produtores de aguardente e açúcar batido, já existente em 1952, ali se estabeleceram usinas maiores, produtoras de álcool e açúcar.

GENTíLICO: RIO-PEDRENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus do Rio das Pedras, por Lei Provincial no 95, de 04 de abril de 1889, no Município de Piracicaba.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio das Pedras, por Lei Estadual no 291, de 10 de julho de 1894, desmembrado do Município de Piracicaba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 09 de novembro de 1894.

Cidade por Lei Estadual no 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Rio das Pedras se compunha do Distrito Sede.

Lei no 2385, de 13 de dezembro de 1929, cria o Distrito de Saltinho e incorpora ao Município de Rio das Pedras.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Rio das Pedras compõe-se de 2 Distritos: Rio das Pedras e Saltinho.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Rio das Pedras pertence ao termo judiciário de Piracicaba, da comarca de Piracicaba, e se divide em 2 Distritos: Rio das Pedras e Saltinho.

Pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Rio das Pedras perdeu o Distrito de Saltinho para o Município de Piracicaba.

Em 1939-1943, o Município de Rio das Pedras é composto do Distrito Sede.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Rio das Pedras ficou composto do Distrito Sede, e pertence à comarca de Piracicaba.

Assim permanece nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Em divisão Territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rio das Pedras: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rio das Pedras? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Daniel Simoes's avatarDaniel Simoes

    Cidade maravilhosa! Venha nos visitar!

    #1 – 21/06/2016 - 11:42

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: