Início » São Paulo » Americana


Americana - São Paulo



Americana é um município da Microrregião de Campinas, na Mesorregião de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. Encontra-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 126 quilômetros. Ocupa uma área de 133,630 quilômetros quadrados, sendo que 50,750 quilômetros quadrados estão em perímetro urbano e os 82,88 quilômetros quadrados restantes constituem a zona rural. Em 2011, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 212971 habitantes, sendo que, em 2010, era o 34º município mais populoso do estado de São Paulo e o terceiro mais populoso da Região Metropolitana de Campinas.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,8 graus centígrados. Na vegetação original do município, predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 98 por cento, o município contava, em 2009, com 80 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,840, considerando-se assim como elevado em relação ao resto do país, sendo o 19° maior índice de desenvolvimento humano do estado. Americana faz parte do chamado "Complexo Metropolitano Expandido", que ultrapassa os 29 milhões de habitantes e que compõe aproximadamente 75 por cento da população do estado. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul.

Foi povoada majoritariamente por luso-brasileiros, escravizados afro-brasileiros, norte-americanos e, mais tarde, também por italianos, cujos descendentes, os ítalo-brasileiros, chegaram a formar o maior grupo étnico. Houve uma razoável imigração de norte-americanos àquela região, que se tornou a famosa por estes. Quando chegou a estrada de ferro, a estação foi chamada de "Villa dos Americanos", tamanho o destaque dos norte-americanos. Os imigrantes trouxeram avanços nas atividades agrícolas e a descoberta da indústria têxtil como vocação econômica americanense, sendo que, ainda hoje, é uma importante fonte de renda, juntamente com outros ramos da indústria e do comércio.

História da cidade de Americana São Paulo - SP

O povoamento da localidade, iniciou-se na Fazenda Machadinho, que pertenceu à antiga sesmaria de Domingos da Costa Machado, nos fins do século XVIII.

Em 1873, essas terras foram adquiridas por Antônio e Basílio Bueno Rangel e Ignácio Correa Pacheco, sendo então loteadas e vendidas aos colonos que se fixaram na região.

Ainda nessa época, diversos imigrantes americanos provindos do sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão, acabaram por se instalar na região de Campinas e Piracicaba, orientados por dois veteranos do Alabama, Cel.William Hutchinson Norris e seu filho Robert Norris.

Os colonizadores, além de trazer influência de técnicas agrícolas principalmente do algodão e da melancia, deram, também, nome ao antigo povoado da Fazenda Machadinha, que passou a ser conhecido por Vila Americana.

A esses povoadores juntaram-se brasileiros de diversas procedências e grande número de italianos, ucranianos e russos.

Em 1875, D.Pedro II e a Imperatriz, Dnª.Tereza Cristina inauguraram a estação de Santa Bárbara, da Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No entanto, o nome da estação era alternado com o de Vila Americana, até que em 1904foi criado o Distrito do mesmo nome , confirmado na elevação a município em 1924; e alterado em 1938, passando a chamar-se simplesmente Americana.

Em 1957, foi a cidade agraciada com o título de "município de Maior Progresso do Brasil", em concurso instituído pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal pelo Ponto IV.

Gentílico: americanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vila Americana, por lei estadual no 916, de 30-071904, subordinado ao município de Campinas.Elevado à categoria de cidade, por lei estadual nº 1038, de 19-12-1906.Em divisão administrativa do Brasil, referente ao ano 1911, o distrito de Vila Americana figura no município de Campinas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Americana, pela lei estadual nº.1983, de 12-11-1924, desmembrado de Campinas. Sede no antigo distrito de Vila Americana. Constituído do distrito sede. Instalado 15-01-1925.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1933, o município de Vila Americana figura com o distrito sede. Assim permanecendo nas divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 9775, de 30-11-1938, o município de Vila Americana passou a denominar-se Americana. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Nova Odessa e anexado ao município de Americana.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944, o município é constituído de 2 distritos: Americana e Nova Odessa.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Americana e Nova Odessa.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembra de Americana o distrito de Nova

Odessa. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica municipal

Vila Americana para Americana alterado, por Força do decreto-lei estadual nº 9775, 3011-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Americana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Americana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: