Início » São Paulo » Engenheiro Coelho


Engenheiro Coelho - São Paulo



Engenheiro Coelho faz parte do estado de São Paulo.

Engenheiro Coelho é uma colônia situada na Fazenda do município de São Pedro sendo inicialmente chamada de Guaiquica. O nome Engenheiro Coelho era inicialmente da estação de trem que passa pela localidade, sendo este engenheiro responsável pela inspeção. Com a construção da estrada que liga Limeira a Mogi Mirim em meados de 1939 a colônia começa a se desenvolver.

Encontra-se a uma latitude 22º29′18" sul e a uma longitude 47º12′54" oeste, estando a uma altitude de 655 metros. A população avaliada em 2010 era de 8033 habitantes.

História da cidade de Engenheiro Coelho

O atual município de Engenheiro Coelho, antigo povoado de Guaiquica, fazia parte da fazenda do mesmo nome, de propriedade de Júlio Cardoso de Moraes. Os primeiros imigrantes chegaram da Bélgica, em 1891, e instalaram-se no bairro dos Felipes, adquirindo a fazenda São Pedro em 1901. No ano de 1891, também foi instalada a Usina Ester por iniciativa de Artur Nogueira e companhia. Para escoar a produção da usina e dos produtos agrícolas ali gerados, foi implantada a Estrada de Ferro Funilense.

Em 1912, para ver a produção de sua fazenda ser escoada, Pedro Hereman autorizou a construção de uma estação e a obra foi entregue ao engenheiro José Luiz Coelho, que influenciou a escolha do nome do povoado, Engenheiro Coelho. Seu acelerado desenvolvimento transformou-o em distrito com sede no bairro do mesmo nome, do município de Artur Nogueira e território desmembrado desse município, em 14 de maio de 1980. Após 11 anos, foi elevado à categoria de município, em 30 de dezembro de 1991.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Engenheiro Coelho (ex-localidade), pela lei estadual nº 2343, de 14-05-1980, subordinado ao município de Artur Nogueira.

Em divisão territorial datada de 1988, distrito de Engenheiro Coelho permanece no município de Artur Nogueira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Coelho, pela lei estadual nº 7644, de 30-12-1991, desmembrado do município de Artur Nogueira. Sede no antigo distrito de Engenheiro Coelho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Engenheiro Coelho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Engenheiro Coelho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: