Início » São Paulo » Monte Mor


Monte Mor - São Paulo



Monte Mor faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22º56′48" sul e a uma longitude 47º18′57" oeste, estando a uma altitude de 560 metros. A população avaliada em 2006 era de 40.047 habitantes. Possui uma área de 240,8km². Monte Mor faz parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC) inserida na V Região Administrativa do estado de São Paulo, sub-região 1. Distância da Capital cerca de 122 quilômetros, com qual se comunica pela SP-101 até Campinas e desta a São Paulo pela SP303 (Via Anhanguera) e SP348 (Via Bandeirantes).

Muito tempo antes do Brasil ser descoberto pelos Portugueses, a área do Município de Monte Mor já era conhecida e habitada por Índios da tradição Tupi-Guarani. Vestígios desta cultura, como fragmentos de cerâmica e material lítico foram encontrados em escavações sistematicamente realizadas nos sítios Tapajós e Rage Maluf a partir de 1971.

Fatores como a boa qualidade do solo e a água em abundância, através dos rios, ribeirões e córregos, contribuíram para atrair e fixar o homem neste local. Os primeiros a se fixarem, em razão destes fatores, foram os Índios, como mencionamos acima; bem mais tarde os cargueiros, que vindos de Piracicaba, conduziam suas mercadorias agrícolas para serem comercializadas em centros maiores como São Paulo e Santos, encontravam aqui condições adequadas para um pouco de descanso.

História da cidade de MONTE MOR SãO PAULO

Escavações do sítio arqueológico local, levaram a teorias de que a região foi aldeia tupi entre os anos 1000 a 1500, quando entrou em decadência.

Por volta de 1820, era constatada a presença de mamelucos, primeiros moradores, quando José Ferreira Alves, Capitão João Aguirra Camargo e Manoel Bicudo de Aguirra, doaram terras ao patrimônio. Nessas terras foram construídas uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima e alguns casebres para residência dos povoadores.

Benjamim Gomes, ferreiro local, produzia freio para montaria. O modelo que fabricava, água Choca, levou muitos cavaleiros a procurarem o povoado para a compra. A popularidade do freio fez comque o povoado ficasse conhecido por água Choca, assim reconhecido quando, em 1832, foi criada aFreguesia de Nossa Senhora do Patrocínio de água Choca.

Nessa época, a Freguesia vivia da pecuária de leite, cultura de feijão e milho e avicultura.

Em 1871, desmembrou-se de Itú, quando foi elevado a Município, com o nome de Monte Mor. Não há referências sobre a origem do nome que, segundo alguns moradores, provém do Barão de Monte Mor, rico imigrante português, proprietário da Fazenda Monte Mor (depois pertencente ao Capitão Augusto Steffen).

GENTíLICO: MONTE-MORENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do patrocínio de Agua Choca, por Decreto de 16 de agosto de 1832, no Município de Itu

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte-Mor, por Lei provincial no 29, de março de 1871, desmembrado de Itu. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 07 de janeiro de 1873.

Cidade por Lei Estadual no 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município é Constituído do Distrito Sede.

Lei Estadual no 2071, 03 de novembro de 1925, cria o Distrito de Elias Fausto e incorpora ao Município de Monte-Mor.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município é constituído de 2 Distritos: Monte Mor e Elias Fausto.

Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembra do Município de Monte-Mor o Distrito de Elias Fausto.

No quadro fixado para vigorar, respectivamente, o período de 1944-1948, onde o Município figura com o Distrito Sede.

Assim figura nos quadros posteriores até o fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para vigorar em 1954-1958, onde aparece grafado Monte Mor.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Monte Mor: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Monte Mor? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: