Tudo sobre Santo Antônio da Patrulha Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Santo Antônio da Patrulha

Coordenadas geográficas

O município de Santo Antônio da Patrulha fica localizado na latitude -29.8268 e longitude -50.5175 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Santo Antônio da Patrulha

Com um total de 1049,807 km², Santo Antônio da Patrulha de extensão territorial.

População de Santo Antônio da Patrulha

De acordo com dados do IBGE, Santo Antônio da Patrulha possui aproximadamente 42.648 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santo Antônio da Patrulha são chamados de patrulhense.

Administração municipal

Prefeito atual:RODRIGO GOMES MASSULO.

História de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Santo Antônio da Patrulha faz parte do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Em 1760 foi elevado a condição de Freguesia para, em 1809 passar a Vila e, em 03 de abril de 1811 foi instalado o Município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu essa denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa. É, ao lado de Porto Alegre, Rio Pardo e Rio Grande um dos 4 primeiros municípios do Estado.

As origens desse povoado remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento em 1680, cresce o interesse dos colonizadores portugueses em povoar e defender o território meridional do Brasil. Por volta de 1736 é aberta por Cristóvão Pereira de Abreu a Estrada dos Tropeiros. Devido ao contrabando de gado que passava por essa estrada, surgiu um "Registro" ou "Guarda", mais tarde chamada patrulha. Essa fiscalizava e cobrava impostos dos rebanhos que passavam por ali e seguiam para Sorocaba e Minas Gerais.

História da cidade de Santo Antônio da Patrulha

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul.

A colonização foi basicamente de origem açoriana, porém, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia para em 1809, passar a Vila e, em 03 de abril de 1811 foi instalado o Município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa.

As origens deste povoado remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento em 1680, cresce o interesse dos colonizadores portugueses em povoar e defender o território meridional do Brasil. Por volta de 1736 é aberta por Cristóvão Pereira de Abreu a Estrada dos Tropeiros. Devido ao contrabando de gado que passava por essa estrada, surgiu um "Registro" ou "Guarda", mais tarde chamada patrulha, esta fiscalizava e cobrava impostos dos rebanhos que passavam por ali e seguiam para Sorocaba e Minas Gerais.

Esse aquartelamento, é responsável por parte do nome do município, que antes chamava-se Guarda Velha de Viamão.

No início de 1743, se estabelece efetivamente na atual sede do município com "roças e casas", o Sr. Inácio José de Mendonça e Silva, que servia como soldado nessa "Guarda". Ele e sua esposa, Margarida Exaltação da Cruz são considerados os fundadores do município, pois resolveram construir em suas terras uma Capela onde hoje. encontra-se a Pira, na Av. Borges de Medeiros. A Capela levara o nome de Santo Antônio, e, em volta dessa começa a surgir um povoado.

Em 1760, foi inaugurada a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão, e entorno desta, passou a organizar-se uma vida administrativa e social. Esse núcleo que atendia todo o Litoral Norte e parte da Serra aos poucos foi crescendo e em 1809 participou da divisão do estado em quatro municípios.

A presença de casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha deu-se por volta de 1760, sendo alguns fugidos de Rio Grande devido a invasão de espanhóis e outros avulsos. "Mas só em 1771 que oficialmente o Governador da Capitania recebeu ordens de assentar casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha. Estes recebiam datas - pedaços de terra de tamanho variável.

Segundo o Monsenhor Ruben Neis, foram 28 casais que se localizaram entre a sede do povoado (hoje a Vila de Santo Antônio da Patrulha) e as terras da Lagoa dos Barros.

Os Campos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul favorecem a criação de rebanhos bovinos e equinos e, a partir de 1743, são distribuídas as primeiras sesmarias, geralmente à paulistas e lagunistas, nos Campos de Tramandaí (Campos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul).

Além disso, nestes campos, os índios já haviam sido capturados ou fugido para oeste. Mas têm-se notícia que nesses campos houveram indígenas das tribos Carijó (oriundos de Laguna), Arachãs e no início da Serra, próximo a São Francisco de Paula, os Caáguas, todos membros da grande Nação Guarani.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio da Patrulha, por Provisão de 20-10-1795.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio da Patrulha, por Alvará de 27-11-1809. Instalado em 03-04-1811.

Por Ato Municipal n.º 28, de 12-02-1909, é criado o distrito de Rolante (margem direita) e anexado ao município de Santo Antônio da Patrulha.

Por Ato Municipal n.º 29, de 15-03-1910, é criado os distritos de Rio dos Sinos e Morro Agudo e anexado ao município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 7 distritos: Santo Antônio da Patrulha, Catanduva Grande, Miraguaia, Morro Agudo, Rio dos Sinos, Rolante (margem direita) e Rolante (margem esquerda).

Por Ato Municipal n.º 190, de 29-11-1928, é criado o distrito de Riozinho e anexado ao município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Santo Antônio da Patrulha, Catanduva Grande, Miraguaia, Riozinho, Rio dos Sinos, Rolante (margem direita) e Rolante (margem esquerda).

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 7 distritos: Santo Antônio da Patrulha, Miraguaia, Riozinho, Rio dos Sinos, Rolante e Entrepelado. Menos o distrito de Catanduva Grande (extinto).

Pelo Decreto-lei Federal n.º 1.307, de 31-05-1939, é criado os distritos de Pinheirinho e Caraá e anexado ao município de Santo Antônio da Patrulha.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município se compõem de 3 distritos dividido em 5 zonas: Santo Antônio da Patrulha, Miraguaia, Entrepelado, Pinheirinho, Caraá, Pedra Branca (ex-Rio dos Sinos) e os distritos de Riozinho e Rolante.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de Santo Antônio da Patrulha passou a denominar-se Santo Antônio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 7 distritos: Santo Antônio, Caraá, Entrepelado, Miraguaia, Pinheirinho, Riozinho e Rolante.

Pela Lei Estadual n.º 2.527, de 15-12-1954, desmembra do município de Santo Antônio os distritos de Rolante e Riozinho, para constituir o novo município de Rolante.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Santo Antônio, Caraá, Entrepelado, Miraguaia e Pinheirinho.

Pela Lei Municipal n.º 654, de 25-04-1960, o distrito de Pinheirinho passou a denominar-se Rolantinho da Figueira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Santo Antônio, Caraá, entrepelado, Miraguaia e Rolantinho da Figueira (ex-Pinheirinho).

Pela Lei Estadual n.º 7.091, de 26-09-1977, o município de Santo Antônio voltou a denominar-se Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município já denominado Santo Antônio da Patrulha é constituído de 5 distritos: Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Entrepelado, Miraguaia e Rolantinho da Figueira.

Pela Lei Municipal n.º 1.916, de 06-09-1985, é criado o distrito de Chicolomã ex-localidade e anexado ao município de Santo Antônio da Patrulha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 6 distritos: Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Catanduva Grande, Chicolomã, Miraguaia e Pinheirinho.

Fonte: Prefeitura Municipal

DDD de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Santo Antônio da Patrulha:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Santo Antônio da Patrulha

O Código Postal (CEP) geral de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, é 95500000.

Prefeito: RODRIGO GOMES MASSULO

Hospitais em Santo Antônio da Patrulha - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde patrulhense.

Cartórios na cidade de Santo Antônio da Patrulha

Acesse a lista de Cartórios em Santo Antônio da Patrulha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santo Antônio da Patrulha Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santo Antônio da Patrulha - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região patrulhense

Veja a previsão do tempo em Santo Antônio da Patrulha: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Santo Antônio da Patrulha

Confira as cidades vizinhas de Santo Antônio da Patrulha - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Santo Antônio da Patrulha através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município patrulhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Santo Antônio da Patrulha - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados