Início » Rio Grande do Sul » Taquara


Taquara - Rio Grande do Sul



Taquara faz parte do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Taquara é um município de colonização predominantemente germânica (alemã). A emancipação de Taquara sucedeu em 17 de abril de 1886 com o nome de Taquara do Mundo Novo.

O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 vendeu a Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 4 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização.

História da cidade de O topônimo - Taquara - é proveniente de cerrada vegetação de bambus silvestres (taquaral) que cobriam as margens do rio dos Sinos, por onde se processava o escoamento da produção agrícola. O território fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães. Em 20 de Junho de 1845, Tristão José Monteiro , associado a Jorge Eggers, adquiriu a sesmaria. Mais tarde, em 4 de Setembro de 1846, o território passou a propriedade exclusiva de Tristão José Monteiro, a quem se deve a proveitosa idéia de colonização. A 7 de Setembro do mesmo ano os primeiros colonos alemães Ludwig Lahm, Krumenauer, Johan Fischer, F. Ritter, Kaspar, Schmier, dois irmãos Klein e um imigrante italiano de nome L. Raymundo, fundaram a Colônia do Novo Mundo. Em 1849, por iniciativa de Guilherme Lahm, foi construída a primeira casa de alvenaria. Esse cidadão foi também o primeiro a instalar curtume na região. Brasileiro naturalizado, Guilherme tomou parte ativa da revolução farroupilha, onde perdeu a vida. A criação de suínos, introduzida por C. Bier, favoreceu muito a economia do município. Os templos religiosos foram inaugurados em 1874 e 1884, respectivamente, por crentes evangélicos e católicos. A paróquia, sob a denominação de Senhor Bom Jesus do Mundo Novo, foi criada a 22 de Janeiro de 1884. De 7 de Janeiro de 1888 a 20 de Novembro de 1896, o município foi administrado pela Câmara Municipal, sob a presidência do Sr. Frederico Jacobus Junior, faziam parte dela os Senhores Júlio Petersen (vice-presidente), José Raymundo, Guilherme Korndoerfer, João Petry, Henrique Fauth e Cransten Heinrich Jurgensen. Em 20 de Dezembro de 1896 foi empossado o primeiro intendente eleito, Sebastião Amorety. A Câmara Municipal correspondente estava assim constituída:

-Diniz Martins Rangel (presidente),

-Carlos Schmitt,

-Luiz Gonzaga,

-Adolfo Knauth (vice-presidente),

-Henrique Förngs,

-Fernando Inocente do Amaral,

-Felisberto Pinto de Azevedo (secretário).

A população é, em sua quase totalidade de origem germânica, havendo alguns italianos, polacos e outras nacionalidades.

Formação Administrativa

O distrito foi criado pela Lei provincial n. 1.382, de 27 de Maio de 1882. O município surgiu da Lei provincial n. 1568, de 17 de Abril de 1886, sendo instalado a 7 de Jnairo de 1888; a vila passou, também, a sede. O ato muniicipal n. 26, de 20 de Maio de 1893, refere-se a criação do distrito-sede. Em face do Decreto estadual n. 1.404, de 18 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu foros de cidade. Compõe-se de 5 distritos: Taquara (sede), Igrejinha, Padilha, Parobé e Santa Cristina. é sede de comarca, criada pelo ato n. 301, de 1º de Setembro de 1892.

Fonte: AGENCIA IBGE TAQUARA

Autor do Histórico: JOSé ROBERTO ALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Taquara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Taquara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: